Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como os usuários do Tik Tok estão espalhando fake news sobre o coronavírus

Como os usuários do Tik Tok estão espalhando fake news sobre o coronavírus

O aplicativo de vídeo veio a público para falar sobre soluções para o problema

Dawn Chmielewski
30/01/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Os vídeos no Tik Tok vêm preocupando autoridades de vários países por conta de suas fake news

A rede social Tik Tok se tornou a mais nova plataforma propagando informações erradas e teorias da conspiração sobre o coronavírus, incluindo um vídeo que sugere falsamente que o governo chinês criou a doença como forma de controlar sua população.

O grupo de vigilantes Media Matters divulgou um relatório ontem (28) citando vários vídeos do Tik Tok que estão circulando sem nenhuma base factual e desmentindo teorias sobre o agravamento da crise de saúde. Alguns desses vídeos acusam, sem evidências, o ex-CEO da Microsoft Bill Gates de estar conectado ao surto do vírus pelo financiamento do instituto britânico Pirbright Institute.

LEIA MAIS: Empresas interrompem suas operações na China por causa do coronavírus

O instituto de pesquisa, que monitora doenças que infectam animais de fazenda e vírus que se espalham de animais para humanos, publicou um depoimento falando sobre as informações falsas. O Pirbright disse que tem uma patente que cobre o desenvolvimento de uma versão enfraquecida do coronavírus, que poderia potencialmente ser usada na criação de vacinas que impediriam que pássaros e outros animais pegassem a doença respiratória. “O Pirbright atualmente não trabalha com o coronavírus humano”, a entidade afirmou em nota.

O Tik Tok, que é da empresa chinesa ByteDance, disse na terça-feira que está tomando medidas para “se proteger da disseminação de informações erradas”, especificamente vídeos que ameaçam a comunidade, provocam medo ou ódio e que mentem para a sobre as eleições. O aplicativo de vídeos introduziu uma nova forma de a comunidade marcar vídeos com informações falsas. Rey Allie, expert em segurança e confiança estratégica do Tik Tok, disse que os moderadores, que estão em Los Angeles, irão revisar os posts e remover os vídeos não confiáveis se necessário.

O aplicativo, que é popular entre os adolescentes, disse em uma postagem de blog que trabalharia em conjunto com empresas terceirizadas e organizações de literatura de mídia, com o Poynter Institute, que já acusou o Tik Tok de não ser confiável por conta da disseminação deinformações erradas.

“Nossa comunidade não permite fake news que poderiam afetar nossos usuários ou o grande público”, disse um representante do Tik Tok. “Encorajamos que os usuários sejam respeitosos em conversas sobre assuntos que importam e removemos aqueles que tentam se passar por fontes de notícia confiáveis.”

O representante não quis responder quantos vídeos foram removidos até agora.

Outras companhias, como Facebook, Google e Twitter, estão tentando impedir que as fake news sobre a doença, que começou em Wuhan, na China, se espalhem. O vírus já se alcançou 17 outros países, incluindo os Estados unidos, de acordo com o centro de controle e prevenção de doenças norte-americano.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • china
  • coronavírus
  • Tik Tok
  • vírus

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Últimas Notícias

  • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

    Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

  • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

  • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

  • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

  • Com quase duas décadas de carreira, Fidji Simo passou por empresas como Instacart, Facebook e eBay antes de assumir liderança da OpenAI

    Sam Altman Traz Ex-Meta Como Nova CEO de Divisão da OpenAI

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.