Veja a história das irmãs que criaram uma empresa de bombas de banho que fatura US$ 20 milhões por ano

Reprodução
Isabel e Caroline Bercaw, as cofundadoras adolescentes por trás da poderosa casa de acessórios de banho Da Bomb Bath Fizzers

Quando tinham 10 e 11 anos, a hora do banho era entediante para as irmãs Isabel e Caroline Bercaw. Para tentar tornar as coisas mais interessantes, elas usavam bombas de banho. No entanto, sempre ficavam desapontadas com a falta de surpresa e emoção nos produtos. Naquele ano, 2012, começaram a cozinhar suas próprias bombas: misturando bicarbonato de sódio, ácido cítrico e óleos de fragrância, com surpresas extras no meio. Elas nomearam a pequena empresa que nasceu na pia da cozinha de Da Bomb Bath Fizzers.

Hoje, essa companhia emprega mais de 200 pessoas e vendeu mais de 10 milhões de bombas de banho para parceiros de varejo como Target, CVS e Costco. Elas ganham quase US$ 20 milhões todos os anos desde 2018, e Caroline é apenas uma estudante do ensino médio, enquanto Isabel é uma caloura da Universidade de St. Thomas. Como estudantes, em 2019, as cofundadoras-irmãs fizeram parte da lista Forbes Under 30 Retail & Ecommerce por conta de suas realizações.

“Temos muita sorte de termos crescido cercadas por pessoas tão inteligentes”, diz Caroline Bercaw, que, aos 19 anos, ainda está crescendo segundo o senso comum. “Estamos muito agradecidas por terem acreditado em nossa ideia e quererem embarcar nela”.

O negócio virou um assunto de família: a mãe, Kim, é CEO, e o pai, Ben, é COO/CFO da empresa baseada em Minneapolis, no estado de Minnesota. Anteriormente mãe em período integral, Kim Bercaw se tornou executiva-chefe em 2015. Quando as mulheres Bercaw e três funcionários em período integral estavam fabricando e vendendo 20 mil bombas de banho por mês em 2015, o pai deixou seu trabalho de consultoria de gestão para ingressar nas operações executivas e assumir o papel financeiro da nova empresa. 

“Tínhamos acabado a temporada de férias em 2015”, lembra Isabel. “Sabíamos que queríamos manter o ritmo, tínhamos alguns funcionários e eles precisavam de uma fonte de renda”.

LEIA MAIS: 7 dicas de executivas mulheres para agregar confiança à marca

Como as meninas eram jovens demais para dirigir, o pai alugou um U-Haul, encheu-o com as bombas de banho e o trio foi a uma feira internacional de artigos para casa e decoração em Atlanta, que traz compradores pequenos e grandes, como a Target, para descobrir novos itens para suas prateleiras. Felizmente para os Bercaws, eles atraíram varejistas de todos os tamanhos: ingressando no mercado com 40 clientes e tendo atualmente 80. O comprador de beleza da Target organizou uma reunião com as rainhas efervescentes do banho e fez um acordo para transportar os produtos Da Bomb em mais de 1,8 milhão de lojas em todo o país em janeiro de 2016. “Foi um grande negócio para nós”, diz Caroline. “Nós ainda estávamos no nosso porão naquela época.”

Agora elas têm um armazém e escritório completo, que ainda tem espaço para Harry Bercaw, de 13 anos, guardar seu skate, enquanto sua mãe e irmãs o preparam para se juntar à equipe da família. “Ele tem 13 anos, então chegou à idade em que pode querer iniciar seu próprio empreendimento empresarial”, diz Isabel. “Gostamos de começar cedo nessa família”, acrescenta Caroline rindo.

Eles também adicionaram uma missão de sustentabilidade à empresa: fornecer água limpa para escolas e aldeias no Quênia, com ênfase na higiene das mulheres. “Fica muito difícil para uma garota em puberdade cuidar de suas necessidades mensais. Elas acabam desistindo porque fica embaraçoso ter de lidar”, diz Isabel. “Quando fornecemos esses sistemas de água a essas aldeias, crianças,  especialmente do sexo feminino, podem permanecer na escola mais tempo do que estariam se não tivessem mantimentos”.

E, mesmo com as demandas da escola e dos negócios, eles ainda arrumam tempo para se divertir, visitando museus e locais históricos em viagens em família (leia-se: negócios). Eles listam os passeios que não podem perder, o MoMA em Nova York, o Seattle Art Museum e o Smithsonian em DC.

“Vamos acordar cedo antes das reuniões e fazer uma caminhada em família”, diz Caroline. “É especialmente divertido quando Harry vem viajar conosco se nossos avós não podem cuidar dele.”

Enquanto seus colegas estudam literatura as irmãs Bercaw lançam seu segundo livro em março. A obra, chamada “Good Clean Beauty”, apresenta mais de 100 receitas de elixires de beleza que os leitores podem fazer com itens da despensa da cozinha. O primeiro livro delas, “Fizz Boom Bath!” publicado em 2018, apresenta receitas de bombas de banho, esfoliações corporais, máscaras faciais e outras poções do tipo faça você mesmo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).