Aplicar a teoria na prática é a melhor maneira de aprender

Ler livros, por exemplo, é excelente, mas é preciso treinar e praticar para ser bom

Compartilhe esta publicação:

Quando se está aprendendo algo, por mais simples que seja, a abordagem comum é ler inúmeros livros sobre o assunto, ouvir pessoas falando sobre o assunto, resolver cases sobre o assunto, pesquisar, e assim por diante.

Acessibilidade


Infelizmente, essa tem sido a forma como a maioria dos programas de MBA tem ensinado sobre liderança e gestão de negócios. O resultado tem sido ondas de formandos de MBA brilhantes que entram no local de trabalho e pensam que eles sabem tudo sobre liderança e gestão, mas na verdade tem pouca habilidade real de lidar com problemas.

Um artigo sobre um novo estudo de Harvard prende a atenção. Chamado “Field Immersion Experiences for Leadership Development” começou há quarto anos. “Estamos falando sobre o modo entender e fazer. A primeira vez que você coloca a teoria na prática, você aprende sobre todos os desafios”, conta o chefe do programa Alan D. MacCormack. O projeto leva alunos do MBA de Harvard para o mundo real, para aplicar teorias de liderança.

Os estudantes passam cinco semanas recebendo uma base sobre boa liderança e gestão: feedback, escuta, treinamento, inteligência emocional, e dinâmica da equipe, entre outros, bem como participar de simulações orientadas para tirá-los de sua zona de conforto e aprender a responder bem em situações inusitadas. Depois, eles são enviados para o campo para trabalhar com empresas locais para desenvolver novos produtos e serviços. Finalmente, depois de voltar para os EUA, eles colocaram tudo o que experimentaram em prática, iniciando seus próprios negócios empresariais.

As pessoas que são excelentes em alguma atividade, são aquelas que se sentem desconfortáveis inúmeras vezes em diferentes situações. Se você continuar se desafiando vai alcançar seu objetivo.

Compartilhe esta publicação: