10 dicas para ter uma carreira feliz e bem-sucedida

marchmeena29/GettyImages
Uma carreira em ascensão constante pode fazer com que você se sinta ainda mais satisfeito com o seu trabalho

Resumo:

  • Hustle porn é o termo usado para designar a nova onda de publicações nas redes sociais, na qual CEOs e profissionais de alto escalão fazem desde posts profissionais a posts sobre práticas esportivas e de relaxamento;
  • Encontrar o parceiro ideal de vida ajuda a evitar preocupações do campo pessoal que reduzem a produtividade no trabalho;
  • Comparar-se a profissionais mais bem-sucedidos pode desanimá-lo e fazer com que desvalorize as suas vitórias;
  • Troque maus vícios por hábitos que engrandeçam e somem à sua vida e carreira.

Há uma nova tendência que você deve ter visto na internet: hustle porn. Se você não estiver familiarizado com esse gênero, trata-se de posts de CEOs e outros profissionais que se gabam de suas longas horas de trabalho acompanhadas de ioga, meditação e maratona. Naturalmente, todas essas atividades são publicadas no Instagram — porque, se não, é como se não tivessem acontecido.

VEJA TAMBÉM: 9 maneiras de encontrar a carreira ideal

Por isso, cabe aqui uma advertência: se você, embalado pela onda do hustle porn, imagina que esse texto vai ser sobre mil tarefas e agitação, lamento desapontá-lo. Em vez disso, gostaria de compartilhar algumas estratégias menos propaladas para alcançar a felicidade profissional a longo prazo.

Veja, na galeria de imagens a seguir, 10 dicas práticas para construir uma carreira profissional de sucesso.

  • 1. Encontre o parceiro certo

    Uma das maiores decisões da vida é selecionar um parceiro. Esta escolha vai influenciar grandemente a trajetória de sua carreira. Uma boa aparência desaparece e fica apenas a personalidade. Se você encontrar uma pessoa que compartilha das suas crenças básicas e apoia a sua vida profissional, as chances de sucesso e felicidade aumentam substancialmente. Um casamento desagradável, com brigas, discussões e todo o drama que vem junto pode distraí-lo, reduzir a produtividade e fazer com que se sinta deprimido. E optar pelo divórcio poderá ser emocional e financeiramente devastador — o que pode afetar a todos, inclusive os filhos.

  • 2. Não se compare aos outros

    Não importa o quão bem-sucedido você seja, sempre haverá alguém com uma situação financeira melhor que a sua. Comparar-se a pessoas mais ricas poderá deixá-lo desapontado. O único indivíduo a quem você deve se comparar é àquele que você foi ontem. Se você se preocupa em ser o seu melhor e não procura medir seu sucesso a partir do êxito de outros, vai apreciar cada pequena vitória que conquistar.

  • 3. Ignore as pressões de carreira

    Sempre haverá pessoas que o pressionem a fazer coisas que você não quer. Essa pressão vem de pais, cônjuges, familiares, amigos e colegas. É difícil resistir ao empurrão que tenta nos jogar nas chamadas carreiras seguras. Fique forte e siga o seu próprio caminho. Encontre um lugar que tenha significado para você e também a capacidade de proporcionar uma vida estável. Pelo fato de a escolha ser sua, você não ficará tão chateado se as coisas não derem certo. Agora, se a decisão for tomada a mando de terceiros, é provável que isso o deixe bravo e ressentido. Eu percebi que pessoas satisfeitas profissionalmente tendem a ser mais felizes, a trabalhar mais sem se preocupar com as horas. Eles encontram prazer naquilo que fazem, mesmo que a remuneração seja menor do que em outras profissões.

  • 4. Faça algo em que você seja bom

    Se você possui um talento nato que faz parte da sua vida profissional, vai gostar mais do seu trabalho, poderá se aprimorar e se tornar referência — uma vez que seu ofício é essencialmente divertido para você. As pessoas irão notar seu esforço e entusiasmo e isso poderá render mais oportunidades a você. Na sequência, vêm aumentos salariais e promoções. Uma carreira em ascensão constante pode fazer com que você se sinta ainda mais satisfeito com o seu trabalho.

  • 5. Dê seu máximo nos seus 20 e 30 anos

    Dedique todo o tempo e esforço enquanto você for jovem e saudável. Sim, você pode ficar de fora de compromissos sociais, mas vai colher as recompensas mais tarde. É como se seu tempo fosse um investimento monetário. Ela cresce com o passar dos dias e os resultados são dividendos futuros. É difícil adiar a gratificação, no entanto, vale a pena. Quando atingir seus 40 e 50 anos, as lições aprendidas, experiências acumuladas e conexões feitas provarão isso.

  • 6. Um corpo em movimento permanece em movimento

    Seguir em frente, se abrir a novas ideias, evoluir intelectualmente, crescer como ser humano e indivíduo profissional. Quanto mais você se envolver com projetos interessantes, maior a chance de ditar seu próprio ritmo e pausas. Assim, você poderá se sentir melhor consigo mesmo e ter mais confiança. Do contrário, ficar sentado no sofá de casa em frente à televisão fará com que você seja esquecido.

  • 7. Reduza as distrações

    Todos temos hábitos distintos que consomem tempo, como se perder e ir fundo nas abas e vídeos da internet. Pense em todas as suas diversões: fumar maconha, beber demais, jogar videogames, trair seu parceiro, assistir a programas estúpidos de TV e sair com “amigos” que o derrubam espiritualmente. Reduza ao menos pela metade o tempo gasto nessas distrações. Use essas horas para realizar atividades produtivas que possam impulsionar sua carreira e sua vida social.

  • 8. Não seja um idiota

    A maioria das pessoas vê o trabalho como um jogo de soma zero — se um vence, o outro perde. Na verdade é totalmente o oposto. Há lugar suficiente para todos serem bem-sucedidos. Sinta-se livre para ajudar quem precisa. Suas boas ações renderão frutos em dobro para você. Além disso, evite fazer inimigos em sua trajetória.

  • 9. Assuma riscos

    Persiga seus sonhos, mas certifique-se de que há chances razoáveis de sucesso. Se falhar, aprenda com os erros e avance rapidamente. Agarre oportunidades na vida. Se elas funcionarem, ótimo. Se não, organize a casa e recomece, não permita que as falhas definam você. Aprenda com elas. Você será capaz de se olhar no espelho e dizer com orgulho que tentou — o que é muito mais do que a maioria das pessoas faz.

  • 10. Aproveite a vida

    A vida é curta e o final é o mesmo para todos. Aproveite o tempo para apreciar o que você tem. Todas as noites, antes de dormir, faça uma lista mental de tudo o que existe de positivo à sua volta — a maior parte das pessoas amarguradas dá maior atenção ao que está em falta. Pessoas positivas e felizes contabilizam o que existe de bom. Dedique parte do seu tempo a causas voluntárias. Você vai ser capaz de agradecer por tudo o que você tem na vida e apreciar sua boa sorte.

1. Encontre o parceiro certo

Uma das maiores decisões da vida é selecionar um parceiro. Esta escolha vai influenciar grandemente a trajetória de sua carreira. Uma boa aparência desaparece e fica apenas a personalidade. Se você encontrar uma pessoa que compartilha das suas crenças básicas e apoia a sua vida profissional, as chances de sucesso e felicidade aumentam substancialmente. Um casamento desagradável, com brigas, discussões e todo o drama que vem junto pode distraí-lo, reduzir a produtividade e fazer com que se sinta deprimido. E optar pelo divórcio poderá ser emocional e financeiramente devastador — o que pode afetar a todos, inclusive os filhos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).