Para Federico Grosso, da Adobe, aprendizado constante é fundamental para o sucesso

ReproduçãoForbes
ReproduçãoForbes

“Quando você trabalha com tecnologia, sempre vive um pouco no futuro”, diz Federico

Resumo:

  • Federico Grosso é general manager da Adobe para a América Latina e falou no segundo dia do Forbes Start, no São Paulo Tech Week; 
  • O especialista falou sobre o ambiente complexo de relações profissionais e pessoais em que vivemos e a importância do aprendizado constante; 
  • Para ele, a criação do “modern workplace” tem como pilar fundamental a educação. 

A tecnologia mudou o mundo. Vida pessoal, relacionamentos e conceitos de trabalho passam por uma constante readequação a novos padrões de sistemas e estruturas cada vez mais tecnológicas e modernas. Assim se desenha um “modern workplace”, um ambiente de trabalho moderno. Foi sobre esse assunto que o general manager da Adobe para a América Latina, Federico Grosso, falou no segundo dia do palco Forbes Start, no São Paulo Tech Week, na última semana.

“Quando você trabalha com tecnologia, sempre vive um pouco no futuro”, diz Federico. O general manager trabalha com uma das empresas tecnológicas mais conhecidas do momento e revela o quanto isso o ensinou táticas para se manter sempre em atualização em um mundo tão veloz.

Os ensinamentos que aprendeu não são restritos à área tecnológica e, por isso, o especialista decidiu dividir seus aprendizados com qualquer um interessado no sucesso de sua empresa como um ambiente de trabalho moderno. Para exemplificar a necessidade de uma mudança de pensamento, Federico explica a migração de um mundo complicado para um mundo complexo.

LEIA MAIS: Sinceridade na hora da entrevista de emprego é essencial, diz Luciana Caletti, da Glassdoor

O que isso quer dizer? Segundo ele, a resposta está no fato de que, se você construísse um carro em 1950, isso seria um problema complicado. Na atualidade, construir um carro é complexo. Precisa de muito mais gente envolvida. Muito mais estudos. “Para construir um carro autônomo você precisa de alguém que entenda de sensores, de inteligência artificial, e até de ética, já que os carros podem tomar decisões”, destaca. 

Hoje um carro não é mais um carro, é um computador com rodas”, e isso não acontece só no setor automobilístico. Sendo assim, é preciso saber juntar todas essas pessoas de diferentes áreas, e isso pede um aprendizado menos engessado. Para Federico, todas essas habilidades podem ser unidas a partir da educação, “Educação é um pilar central. Entender o enorme poder que a educação executiva tem”. 

O general manager explica que o caminho para esse segredo empresarial não é inacessível. Na realidade, com a maior difusão de informações, a educação se torna cada vez mais alcançável. O acesso a informações por aplicativos, plataformas, videos e realidade aumentada além de democrático é mais atrativo para os jovens.

Conteúdos estão por todos os cantos, mas uma ajuda da empresa para com os contratados é um bônus especial. Federico conta que a administração norte-americana da Adobe se reinventou e direciona US$ 10 mil para investir na educação pessoal de todo funcionário, influenciando em um melhor engajamento e alta performance.

Assim, sua dica para os empresários é se aproximar do aprendizado de forma direta, oferecendo e aprendendo. “Aprenda alguma coisa nova esse ano. Mostre para o seu time que você entende a humildade que precisa para aprender alguma coisa nova”, revela Federico.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).