9 razões para contratar (ou não) um coach de vida

-Getty Images /mihailomilovanovic
-Getty Images /mihailomilovanovic

Ao ponderar a contratação de um coach é necessário refletir sobre o momento atual de vida

Figuras públicas de enorme sucesso, como Oprah Winfrey, Bill Clinton, Leonardo DiCaprio, Hugh Jackman e Bill Gates, trabalham extensivamente com coaches de vida. Mas por quê?

Na minha experiência, existem seis fatores que trazem indivíduos de alto desempenho para o coaching. Em uma entrevista à revista “Fortune”, Eric Schmidt, presidente da Alphabet (ex-CEO do Google), disse: “Todo mundo precisa de um coach”.

VEJA MAIS: Tudo sobre coaching: como não errar na escolha de um bom profissional

Eu não concordo, pois embora possa haver vários fatores que levam pessoas bem-sucedidas a este serviço, também existem boas razões pelas quais certas pessoas não devem contratar um profissional desta área.

Veja na galeria de imagens a seguir razões para contratar e para não contratar um coach de vida:

  • Por que não contratar um coach:

    Getty Images / Westend61
  • 1. Querer que alguém conserte o que há de errado na própria vida

    O coach certo fará perguntas, ouvirá e refletirá sobre o que foi contado. Ele o desafiará a pensar de maneiras novas e mais engenhosas, mas não “resolverá” nada para você.

    Manter o equilíbrio em sua vida exige um enorme compromisso de sua parte. O profissional pode trazer ótimas ferramentas e recursos para o sucesso, mas isso não é suficiente. Se você não está preparado para se comprometer a fazer o necessário, nem mesmo o melhor coach pode ajudá-lo.

    Getty Images / track5
  • 2. Precisar de ajuda com questões psicológicas profundas

    A maioria dos coaches não é terapeuta. Um profissional dessa área se concentrará principalmente em olhar para o seu futuro, de modo a encontrar novas maneiras de agir e pensar, em vez de lidar muito com o seu passado. Se você está enfrentando questões como depressão, ansiedade ou outro distúrbio psicológico, precisa de um terapeuta qualificado.

    Getty Images / Tom Merton
  • 3. Querer um amigo sábio

    Família e amigos têm as melhores intenções, mas não são imparciais. Estar muito próximo da sua situação pode limitar a visão deles para ver as áreas nas quais você precisa melhorar. Portanto, um bom coach não é seu amigo. Se você procura apenas conspirações e afirmações, o coaching pode não ser a melhor escolha.

    Getty Images / Cavan Images
  • Por que contratar um coach:

    Getty Images / mihailomilovanovic
  • 4. Algo maravilhoso aconteceu

    Mudar, mesmo para “melhor”, pode ser emocionante, desafiador, aterrorizante e desorientador. Uma decisão em uma área de sua vida inevitavelmente causa ondulações em outras. Um novo emprego, por exemplo, pode afetar sua saúde, relacionamentos, onde você mora e como passa seu tempo livre.

    As transições geralmente nos desafiam a reexaminar nosso senso de quem somos ou os recursos que tomamos como garantidos. Pode ser doloroso deixar de lado o que você conhece, especialmente se acha que “deveria” ser incrivelmente feliz e não está. Trabalhar com o coach certo o ajuda a examinar as construções e os mundos internos que você criou no passado.

    Getty Images /F.J.-Jiménez
  • 5. Algo terrível aconteceu

    Se você foi demitido, seu negócio fracassou, seus filhos saíram de casa ou está passando pela menopausa, a maioria de nós deseja evitar o sofrimento a todo custo e tentar forçar o caminho a seguir nesses tempos, o que resulta na vivência de uma longa fase de ressentimento e depressão.

    Reservar um período para sofrer mudanças traumáticas em sua vida pode diminuir a quantidade de tempo que você passa em desespero. Um coach qualificado pode fornecer um local compassivo e seguro para viver um luto.

    Se você estiver passando por uma desestrutura familiar, no casamento ou na carreira, este profissional pode ajudá-lo a aprender com sua luta para evoluir e seguir em frente.

    Getty Images /Dermot Conlan
  • 6. Nada está acontecendo

    “Coisas ruins acontecem com todo mundo. Mas se você contar a si mesmo a história de que esse tipo de coisa o define, isso continuará sendo verdade. Mas não precisa ser assim”, disse o ator Hugh Jackman.

    Talvez você esteja tentando melhorar sua situação e nada parece funcionar.

    Para alcançar os resultados desejados, é necessário alterar suas atitudes ou crenças subjacentes. O início de um novo relacionamento de coaching é o momento ideal para retirar as camadas acumuladas de identidade.

    O medo de fracassar é o maior assassino de planos e ideias. Mais do que falta de conhecimento, habilidade, estratégia ou plano de ação claro, o maior obstáculo no caminho do progresso é a paralisia causada pela apreensão de falhar.

    Poucas pessoas estão dispostas a arriscar conscientemente o fracasso. No entanto, falhar em qualquer ação, até mesmo em não agir, é uma rica oportunidade de aprendizado.

    Quando você se sente paralisado, o coach certo o ajudará a dissolver padrões e crenças autolimitantes, romper com suposições autodestrutivas e reorganizar os impulsos competitivos que o prendem.

    Getty Images /10000Hours
  • 7. Querer fazer acontecer

    “Todo mundo precisa de um coach. Todos nós precisamos de pessoas que nos dêem feedback. É assim que melhoramos”, falou Bill Gates.

    Há algo em sua vida que você deseja desesperadamente, mas está paralisado pela enormidade e implicações de fazer uma mudança tão monumental.

    Pode parecer que está agarrado à beira de um penhasco, onde parece impossível se segurar ou pular. Muitas vezes, o comportamento autolimitado se mostra mais forte exatamente quando é necessário ter coragem para correr riscos por causa da transformação.

    Um ótimo coach pode trabalhar com você para permanecer no caminho certo e superar ações que sabotam seus desejos, planos e sonhos. Ele o apoiará durante o medo, a resistência e o pânico que podem surgir quando criar algo interessante e novo, especialmente ao se tratar de seus principais relacionamentos.

    Getty Images / JGITomGrill
  • 8. Estar estagnado

    “O coaching o ajuda a interromper a conversa maluca na sua mente que diz o tempo todo que você não é bom o suficiente”, afirmou Oprah Winfrey.

    É possível se ver bloqueado, em uma encruzilhada, sem opções, se sentir derrotado, resignado ou confuso, e seu ponto de vista geralmente é o principal fator que contribui para o sentimento de bloqueio ou paralisia.

    Aprender a identificar e dissolver crenças dolorosas que ocorrem em segundo plano pode o livrar do desamparo e esclarecer muita confusão.

    Um coach qualificado trabalhará com você para esclarecer o que seria a realização em sua concepção. De modo geral, a satisfação é viver uma vida valorizada, com propósito, e o equilíbrio se trata de escolher uma viver em ação, de modo alinhado com uma visão convincente.

    Getty Images /Igor-Ustynskyy
  • 9. Precisar de ajuda para descobrir “o que vem a seguir?”

    Talvez você tenha acabado de sair do emprego errado ou encerrado um relacionamento ruim. Parabéns. Embora possa não ter descoberto o que vem a seguir, deixar de lado o orgulho e definir o que não quer é o primeiro passo.

    Um coach especialista liderará o processo de descoberta e o ajudará a se reorganizar em torno de um senso maior de si enquanto se prepara para uma nova passagem de sua vida.

    Como o profissional está ao seu lado nessa exploração, ele pode fazer perguntas poderosas que quebram suas antigas defesas. Quando você aprender a ser curioso sobre sua vida, ficará mais disposto a olhar para os lugares escuros e enfrentar desafios que antes pareciam assustadores.

    Getty Images / JGIJamie-Grill

Por que não contratar um coach:

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).