5 técnicas de preparação para reuniões de trabalho virtuais

Getty Images
É importante saber como se preparar fisicamente para se comunicar melhor nos momentos mais importantes

Independentemente de ser de uma preparação para entrevista ou reunião de atualização do status corporativo com a equipe, o tempo que antecede um importante evento de trabalho pode ser estressante. Embora essa ansiedade tenda a ser mais intensa ao interagir pessoalmente, esse mesmo sentimento de medo pode ser transmitido para as reuniões via Zoom ou FaceTime, onde sua pequena janela é colocada sob os holofotes enquanto você fala.

A fim de ajudar na melhora da preparação física para reuniões virtuais, consultei a especialista em fala e dialeto Samara Bay, que treina alguns dos principais atores de Hollywood como Gal Gadot, Penelope Cruz e Rachel McAdams. Bay também é a anfitriã e produtora do podcast “Permission to Speak” (“Permissão para Falar”), que explora a mentira de se comunicar melhor nos momentos mais importantes e o que as vozes dizem sobre cada um.

VEJA MAIS: 6 dicas para otimizar reuniões remotas ou presenciais durante a pandemia

Veja, na galeria de imagens a seguir, 5 técnicas para melhorar a preparação para um encontro virtual de trabalho:

  • Alongamento

    “Nas poucas horas anteriores à reunião, use uma combinação de aquecimento com respiração e exercícios”, recomenda Bay. Mais especificamente, reserve um tempo para se alongar. Comece com um pouco de ioga, se estiver acostumado com a prática ou apenas se alongue e chacoalhe um pouco, deixando seu corpo se mover livremente.

  • Respiração

    Em seguida, preste atenção à sua respiração. Faça uma série de respirações profundas pelo nariz, seguidas de exalações pela boca. Isso o ajudará a se sentir relaxado, de modo a expandir a parte inferior das costas e a parte superior do corpo no processo. Dominar sua respiração é muito importante e essencial para se orientar e falar com confiança.

  • Movimentação da área da boca

    Outras áreas que poucas pessoas se lembram de alongar são os lábios, a mandíbula e a língua –elas tendem a acumular muita tensão. Massageie sua mandíbula com as mãos e emita sons (ruídos longos são bons para começar). Ponha a língua para fora e conte até dez enquanto ela estiver totalmente do lado externo; depois, boceje para soltá-la ainda mais. Como seu corpo é um sistema de partes conectadas, o objetivo é trabalhar nessas áreas para obter um impacto maior.

  • Desabafo

    Outro truque a ser usado antes da reunião é desabafar suas frustrações para um aplicativo de gravação de voz. “Pense em algo que o irrite, seja um comentário perturbador que um amigo tenha feito ou o fato de seu marido estar mastigando alto ao seu lado, e grave a si mesmo reclamando sem parar”, Bay sugere. Essa é uma boa maneira de expor sentimentos negativos e o processo de liberação pode fazê-lo se sentir mais presente e envolvido durante o evento no Zoom.

  • Música

    Por fim, se tudo isso falhar, ouça algumas músicas nos poucos minutos que antecedem sua reunião. Levante-se e dance se puder. Esse truque não apenas move seu corpo, mas também relaxa a respiração, a voz e o capacita a mostrar mais personalidade e desenvoltura.

Alongamento

“Nas poucas horas anteriores à reunião, use uma combinação de aquecimento com respiração e exercícios”, recomenda Bay. Mais especificamente, reserve um tempo para se alongar. Comece com um pouco de ioga, se estiver acostumado com a prática ou apenas se alongue e chacoalhe um pouco, deixando seu corpo se mover livremente.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).