5 elementos para construir carisma virtual

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Seja uma reunião executiva, uma reunião de vendas ou apenas uma apresentação online, temos só alguns segundos para atrair nosso público

Há cerca de um mês, recebi um convite para assistir a um orador muito conhecido no Zoom. Este orador é altamente experiente e é, sem dúvida, uma inspiração para muitos. O evento online começou na hora certa, mas nos primeiros 15 minutos, notei que dos mais de 400 participantes, restavam menos de 250. Quase metade deixou o evento. Eu fiquei surpreso. Não era o mesmo orador que havia subido ao palco apenas um ano atrás? Será que o carisma diminui quando mudamos nossa presença para uma plataforma online?

Com a transição para a comunicação quase exclusivamente virtual, milhões de pessoas em todo o mundo estão se adaptando a uma presença digital totalmente nova. Seja uma reunião executiva, uma reunião de vendas ou apenas uma apresentação online, temos só alguns segundos para atrair nosso público. Nosso carisma online se tornou uma ferramenta central nesta nova era virtual.

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Eu me envolvi em muitas conversas com colegas, palestrantes e executivos sobre essa nova era. Como um todo, todos parecem se concentrar no mesmo desafio: sem a comunicação cara a cara, sem o palco, sem a linguagem corporal, sem o movimento e sem a audiência ao vivo, é quase impossível ser carismático.

Como superamos essa barreira? Separei cinco elementos que você deve desenvolver para construir seu carisma virtual.

  • 1. Excitação

    Altos níveis de energia e entusiasmo sempre foram características dos oradores mais carismáticos. Emoções positivas, expressas por essas qualidades, podem ajudar a encher o público de emoção.

    Hoje, é ainda mais crítico mostrar entusiasmo –pois nossos espectadores podem sair da tela em um piscar de olhos. Com a transição para a comunicação virtual, perdemos o feedback espontâneo de nosso público, incluindo sorrisos, risos, acenos de concordância e muito mais. Como podemos aumentar nosso nível de excitação sem feedback espontâneo?

    Devemos aumentar nossa empolgação de dentro para fora, começando com a decisão de estar 100% presente em todas as interações online. Como sugere a autora americana, Olivia Fox Cabane, o carisma depende menos de quanto tempo você tem na frente da plateia e mais de quão presente você está em cada interação.

    Crie mentalmente suas emoções desejadas antes da reunião online, perguntando-se:

    • Por que estou animado com esse tópico?
    • Como minha mensagem afetará meu público-alvo?
    • Por que vale a pena que meu público ouça minha mensagem?

    Você também pode aumentar sua energia fazendo em alguns minutos, movimentos corporais, como saltos, alongamentos e dança, ou ouvindo uma música energética.

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  • 2. Eloquência

    Na arena virtual, as pessoas estão menos conscientes de sua linguagem corporal e mais sintonizadas com o poder de suas ideias.

    É um desafio, pois todos sabemos que a linguagem corporal é uma das ferramentas mais eficazes para demonstrar confiança e carisma. Mas as regras do jogo estão mudando e precisamos nos adaptar. Hoje, demonstramos o carisma pelo valor de nossas ideias e palavras.

    Para avaliar o poder de suas palavras, pergunte-se:

    • Quão claramente eu expresso minhas ideias?
    • Quanto valor essas ideias trazem para o meu público?

    Na comunicação virtual, cada minuto conta e cada palavra é essencial. Estrutura de fala, pronúncia clara, linguagem fácil de entender e qualidade do conteúdo são apenas algumas das novas regras que você deve aplicar ao seu jogo.

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  • 3. Engajamento

    No mundo virtual, o carisma não se baseia no charme, mas na força de conexão entre um orador e seu público. Oradores carismáticos ajudam seus ouvintes a entender e relatar sua mensagem. Eles os envolvem. Eles não falam para seus ouvintes –eles mantêm uma conversa. A autora americana Kate Murphy sugere que conversar e ouvir é uma via de mão dupla. Oradores carismáticos conversam com um público, e o ouvem, conectando-se diretamente com ouvintes online e solicitando feedback.

    Como você incorpora o envolvimento em sua presença online? Você pode começar contando histórias, fazendo perguntas retóricas, introduzindo metáforas, usando adereços ou recursos visuais e muito mais.

    Pesquisas sugerem que a surpresa é a maneira mais conhecida de atrair a atenção humana e, em sua palestra no TEDx, meu marido, Gil Peretz, explicou que “no momento em que você surpreende seu público, você recebe a atenção deles”. Oradores carismáticos usam a surpresa, sempre deixando algo sem solução: uma promessa, uma trama inacabada ou um elemento surpreendente. Eles sabem que quando dizemos aos nossos ouvintes o que eles não sabem, eles querem saber. Os seres humanos são naturalmente curiosos e bons oradores virtuais percebem isso e o usam.

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  • 4. Empatia

    Um dos componentes críticos do carisma online é a empatia. É a capacidade de entender a experiência de quem está nos ouvindo. Oradores carismáticos podem usar empatia para dar aos ouvintes a sensação de que eles se importam com eles.

    O contato visual é uma das maneiras mais eficazes de projetar empatia. Pesquisas mostram que o contato visual influencia a simpatia e a atratividade. Ao enfatizar o contato visual, informamos ao público que eles são essenciais para nós. Certifique-se de olhar diretamente para a câmera e mostrar ao público que eles são essenciais.

    A empatia também pode ser projetada pelo tom da sua voz, por perguntas feitas pelo público e compartilhando seus sentimentos e histórias pessoais.

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  • 5. Euforia

    Quando sorrimos, não apenas irradiamos energia positiva, mas também inspiramos nosso público a fazer o mesmo. Sorrisos são contagiosos. O uso do humor é outra excelente maneira de se conectar aos nossos ouvintes. Quando você e seu público se divertem, você obtém um resultado duplo: a mensagem é recebida com força e você é visto como sendo mais carismático.

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1. Excitação

Altos níveis de energia e entusiasmo sempre foram características dos oradores mais carismáticos. Emoções positivas, expressas por essas qualidades, podem ajudar a encher o público de emoção.

Hoje, é ainda mais crítico mostrar entusiasmo –pois nossos espectadores podem sair da tela em um piscar de olhos. Com a transição para a comunicação virtual, perdemos o feedback espontâneo de nosso público, incluindo sorrisos, risos, acenos de concordância e muito mais. Como podemos aumentar nosso nível de excitação sem feedback espontâneo?

Devemos aumentar nossa empolgação de dentro para fora, começando com a decisão de estar 100% presente em todas as interações online. Como sugere a autora americana, Olivia Fox Cabane, o carisma depende menos de quanto tempo você tem na frente da plateia e mais de quão presente você está em cada interação.

Crie mentalmente suas emoções desejadas antes da reunião online, perguntando-se:

• Por que estou animado com esse tópico?
• Como minha mensagem afetará meu público-alvo?
• Por que vale a pena que meu público ouça minha mensagem?

Você também pode aumentar sua energia fazendo em alguns minutos, movimentos corporais, como saltos, alongamentos e dança, ou ouvindo uma música energética.

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