15 características que todos os líderes devem cultivar

Morsa Images/Getty Images

Pessoas de sucesso são adaptáveis ​​e focadas na solução

Embora não haja uma fórmula infalível para o sucesso em todas as áreas, os líderes que mais se destacam nos negócios e no empreendedorismo tendem a compartilhar uma série de características específicas. Felizmente, essas não são qualidades intrínsecas, mas abordagens que todo líder pode desenvolver.

Veja, na galeria a seguir, 15 características mais frequentes em líderes de negócios, segundo os especialistas da Forbes Technology Council.

LEIA MAIS: 8 lições de Joe Biden de gestão de crise para líderes

  • 1. Adaptabilidade

    “Pessoas de sucesso são adaptáveis ​​e focadas na solução. Elas enfrentam situações inesperadas com a crença de que encontrarão uma maneira de fazer as coisas funcionarem. Quando se voltam na direção da resolver, em vez de focar no problema, suas mentes desenvolvem ideias e recursos que lhes permitem tomar as ações certas e obter resultados. A chave é permanecer curioso, flexível e aberto às possibilidades.”

    Vered Kogan, Momentum Institute

    Justin Lambert/Getty Images
  • 2. Inteligência emocional

    “É fácil falar sobre a importância da inteligência emocional nas nossas vidas, mas ela é muito mais que um simples discurso. Pessoas bem-sucedidas entendem quem são em primeiro lugar, para então conseguir compreender os demais. Essa consciência de si mesmo e dos outros fornece um relacionamento autêntico baseado na confiança. Assim, essas pessoas têm permissão para desafiar uns aos outros, resultando em um consenso sólido na tomada de decisões. Mais consenso significa menos ansiedade.”

    Brad Cousins, Ingage Human Capital Strategies

    Westend61/Getty Images
  • 3. Perseverança

    “Uma característica comum que tenho observado em pessoas de sucesso é a perseverança. Esses profissionais têm uma capacidade incrível de progredir, seguir em frente e manter o foco no que é importante para eles. Não é permitido que drama, caos e barulho atrapalhem o foco nos objetivos. Mesmo durante um momento de pausa, eles refletem e se preparam para o que vem a seguir.”

    Sheila Carmichael, Transitions D2D, LLC

    Sturti/Getty Images
  • 4. Disciplina

    “A disciplina é uma característica essencial das pessoas de sucesso. É uma questão de simplesmente fazer o que deve ser feito, sem tentar justificar o contrário. A maneira mais eficaz de desenvolver é praticá-la em níveis menores para torná-la uma natureza humana e, em seguida, eliminar as distrações que levam à falta de disciplina.”

    Corey Castillo, Truth & Spears

    Comzeal/Getty Images
  • 5. Autoconsciência e humildade

    “As pessoas mais bem-sucedidas que conheço praticam a autoconsciência humilde. Tais profissionais reconhecem e são gratos por seus pontos fortes, talentos, habilidades e conhecimentos. No entanto, eles também conhecem suas áreas de melhoria e buscam o apoio de pessoas que são referência. A forma de como a autoconsciência pode maximizar o potencial em si mesmo e nos outros é a chave para demonstrar como é o sucesso.”

    Sandy Schwan, Evolving Strategies LLC

    Hinterhaus Productions/Getty Images
  • 6. Curiosidade

    “A curiosidade leva as pessoas a sempre fazerem perguntas, elas vão se atentar a questionar antes de agir. Pessoas mal-sucedidas não perguntam, elas simplesmente respondem. Assim, são fazedores, não pensadores. Comece perguntando o porquê e pesquisando o que as coisas são. Não aceite as coisas simplesmente pelo que parecem.”

    John Knotts, Crosscutter Enterprises

    10'000 Hours/Getty Images
  • 7. Autenticidade

    “Não se pode fingir sucesso, é preciso ser 100% autêntico com quem você é. Existem muitas pessoas e empresas falsas e aparentemente bem-sucedidas, mas que tudo não passa de uma ideia. Não seja um deles! Faça o trabalho interno, crie seu caminho, lidere e viva sua vocação. É quando você realmente encontrará o sucesso.”

    Miranda VonFricken, Miranda VonFricken – Masterminds & Personal Growth Coaching

    Thomas Barwick/Getty Images
  • 8. Assuma riscos

    “Pessoas bem-sucedidas têm a capacidade inata de identificar e aproveitar oportunidades, mesmo quando as assuste. É por isso que algumas descartam suas realizações como sorte, e muitas vezes dizem: ‘Eu só estava no lugar certo na hora certa.’ Claro, não foi sorte, mas foi a capacidade de reconhecer que havia uma oportunidade e de correr o risco ao persegui-la. Este é um componente chave para o sucesso.”

    Cheryl Czach, Cheryl Czach Coaching and Consulting, LLC

    Westend61/Getty Images
  • 9. Acessibilidade

    “As pessoas mais bem-sucedidas são as mais acessíveis. Ser acessível e disponível possibilita uma conexão com a equipe e a oportunidade de investir em seus funcionários. Se você gerencia pessoas, certifique-se de não programar compromissos logo em seguida para que, assim, você possa andar, conversar e manter horários livres para paradas. O sucesso é determinado pela sua capacidade de se conectar e ser acessível remove as barreiras até você.”

    Jon Dwoskin, The Jon Dwoskin Experience

    Mark Langridge/Getty Images
  • 10. Determinação

    “Duas coisas são essenciais: ouvir e ser decisivo. Ouvir, observar e reunir informações rapidamente levam a decisões rápidas e à capacidade do líder de ir além do topo da montanha e prever os próximos passos. Ao fazer isso, você consegue se preparar para as situações.”

    Shelley Smith, Premier Rapport

    Luis Alvarez/Getty Images
  • 11. Responsabilidade

    “Pessoas bem-sucedidas, em qualquer etapa da vida, tendem a assumir suas decisões e se responsabilizar pelo que fazem. Esses profissionais não caem na armadilha de culpar os outros e inventar desculpas para os fracassos. Eles reformulam quaisquer contratempos como oportunidades de aprendizagem e agem de forma proativa, em vez de reativa, aos desafios que enfrentam, evitando a procrastinação.”

    Jonathan H. Westover, Ph.D, Utah Valley University & Human Capital Innovations, LLC

    Morsa Images/Getty Images
  • 12. Respeito genuíno

    “Há muitas maneiras de definir o sucesso. Uma característica dos líderes que trabalham para além do dinheiro é saber tratar cada pessoa, não apenas aquelas que podem ajudá-los. Quando os líderes não são gentis com os trabalhadores integrais, os funcionários de meio período ou aqueles que têm menos prestígio ou poder passam a se espelhar nessa postura. Tratar todos, independente do cargo que ocupa, é essencial, e os verdadeiros profissionais de sucesso sabem disso.”

    John M. O’Connor, Career Pro Inc.

    Hinterhaus Productions/Getty Images
  • 13. Analisar os erros como curvas de aprendizagem

    “Pessoas bem-sucedidas vêem as falhas como curvas de aprendizado. O fracasso não os impede de tentar novamente, mas mostra como e onde corrigir a abordagem. Ao escolher os erros do passado como oportunidades para corrigir o presente, os líderes podem mudar sua percepção do fracasso como sendo o sucesso retardado. Por fim, as pessoas que sabem que não podem falhar sempre são bem-sucedidas eventualmente.”

    Amera McCoy, McCoy Consulting LLC

    Laurence Dutton/Getty Images
  • 14. Mentalidade de crescimento

    “Os líderes bem-sucedidos têm mentalidade construtiva e eles sabem se adaptar a novas situações sem perder o foco. Esses profissionais também constróem equipes diversas nas quais prevalecem a confiança, o engajamento produtivo durante conflitos, regras claras de tomada de decisão, responsabilidade geral e foco de equipe para resultados.”

    Michael Thiemann, Strategy-Lab

    MStudio Images/Getty Images
  • 15. Foco no cliente

    “Qualquer que seja o setor ou negócio em que você se atue, o foco no cliente é fundamental. Trata-se de sempre reservar um tempo para estar à frente das necessidades de seu público, que podem mudar e evoluir com o tempo. A única maneira de isso ser possível é prestando atenção aos clientes e cultivando relacionamentos com eles para que você possa saber do que eles podem precisar, antes mesmo de o fazerem.”

    Linda Aiyer, InfinitU Consulting

    Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images

1. Adaptabilidade

“Pessoas de sucesso são adaptáveis ​​e focadas na solução. Elas enfrentam situações inesperadas com a crença de que encontrarão uma maneira de fazer as coisas funcionarem. Quando se voltam na direção da resolver, em vez de focar no problema, suas mentes desenvolvem ideias e recursos que lhes permitem tomar as ações certas e obter resultados. A chave é permanecer curioso, flexível e aberto às possibilidades.”

Vered Kogan, Momentum Institute

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).