7 dicas para deixar a negatividade de lado

Os pensamentos certos podem transformar a realidade e ajudar os planos a saírem do papel

Dra. Susan Murphy
Compartilhe esta publicação:
Delmaine Donson/Getty Images
Delmaine Donson/Getty Images

O pensamento positivo pode deixar a rotina muito mais leve – e os objetivos muito mais próximos da realização

Acessibilidade


Você se torna o que você pensa. Ao longo da história, filósofos, historiadores e até poetas escreveram sobre o poder da mente. Seus pensamentos se tornam sua realidade.

O escritor norte-americano Norman Vincent Peale disse: “Mude seus pensamentos e você mudará sua vida. Se você pensar negativo, terá resultados negativos; se você pensar positivo, terá resultados positivos. Em três palavras, ‘acredite e tenha sucesso’.” O filósofo William James escreveu: “A maior descoberta da minha geração é que os seres humanos podem alterar suas vidas alterando suas atitudes mentais. Se você deseja ser rico, você será rico. Se você deseja ser compreendido, o será. Se você deseja ser bom, você será bom.”

LEIA MAIS: 5 maneiras de silenciar sua negatividade interna para sempre

Pensar ajuda você a planejar, tomar decisões e imaginar seu futuro. No entanto, o pensamento negativo pode levar ao estresse, à depressão e até a paranoias. Esse tipo de mentalidade drena sua energia e impede você de viver o presente.

Se não for controlada, a negatividade se tornará cada vez mais forte e poderosa, chegando ao ponto de dominar a sua vida. Se os seus pensamentos estão sempre confusos e cheios de medo, sua vida também ficará assim. Basta pensar que a maior parte dos medos não são naturais – são adquiridos depois que nascemos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O melhor remédio para tudo isso é o amor e o respeito próprios, além de uma dose de coragem. Uma boa notícia é a descoberta da neuroplasticidade – capacidade do cérebro de mudar sua estrutura física e funcional com base nas experiências, comportamentos, emoções e pensamentos que seu portador tem. Isso significa que, agindo com consciência, você pode mudar os padrões de pensamentos negativos.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 7 dicas para deixar a negatividade de lado:

  • Getty Images

    Desenvolva uma mentalidade positiva

    Assuma o compromisso de permanecer positivo e de transmitir isso para os outros. Um dos meus objetivos na vida é fazer com que todas as pessoas que me encontrem – seja pessoalmente ou remotamente – se sintam melhor em relação a si mesmas, as suas habilidades e circunstâncias. Minha dica é que todo ano você escolha uma palavra para orientar o seu dia a dia. Este ano escolhi “Esperança”, assim, meu plano para 2021 inclui espalhar essa vibração através dos meus pensamentos, palavras e ações.

  • Getty Images

    Cerque-se de pessoas positivas

    “Você é a média das cinco pessoas com quem convive”, diz o especialista em negócios Jim Rohn. Algumas pessoas são naturalmente negativas e veem a vida como um copo meio vazio. Pode parecer que elas vomitam monóxido de carbono pela boca! Limite seu tempo com elas. Em seguida, substitua essa influência negativa por pessoas cujo copo esteja sempre meio cheio. Se mesmo assim você não conseguir parar com a negatividade, converse com um desses novos contatos e faça com que ele o ajude a ver as coisas de uma perspectiva melhor.

  • Getty Images

    Evite notícias, filmes e postagens violentas ou negativas

    Lixo entra, lixo sai. Se você deseja ter pensamentos positivos, alimente sua mente com imagens positivas e histórias edificantes. Escolha o conteúdo que vai consumir com sabedoria.

  • Getty Images/Cavan Images

    Crie uma estratégia contra a negatividade

    Desenvolva um plano para reconhecer os pensamentos negativos. Coloque-o em prática assim que perceber que está mentalizando o que não deveria. Assim, quando você se sentir tentado pela negatividade, é só dizer “Chega!”. Mantenha o queixo erguido, respire fundo e tente pensar em algo bom. Um exemplo desse tipo de planejamento é Michael Phelps, campeão olímpico de natação. Phelps usou seu plano durante a Olimpíada de Pequim, em 2008. Rumo a oitava medalha de ouro, seus óculos se encheram de água assim que ele mergulhou na piscina para iniciar a prova. Praticamente cego, o nadador ativou seu plano e começou a contar seus golpes. Ele sabia exatamente quantas braçadas precisava para chegar ao outro lado da piscina. Ele permaneceu calmo, focado e conquistou a medalha de ouro. Nenhum pensamento negativo é permitido!

  • Getty Images

    Cante, dance, faça ioga ou dê uma caminhada ao ar livre

    O ato de se mover pode o ajudar a pensar positivamente, ativando endorfinas que são como um analgésico para a sua mente. Isso pode reduzir o estresse, melhorar o sono, diminuir a percepção da dor, aumentar a autoestima e diminuir a depressão. Então, dê play na sua música favorita e divirta-se.

  • Getty Images/damircudic

    Seja grato

    Sentir gratidão por pessoas e coisas presentes na sua vida pode ajudar a transformar os pensamentos negativos em positivos. Pode trazer você de volta ao presente e aumentar seu sentimento de admiração. Vamos lá: pense agora em cinco pessoas ou coisas pelas quais você é grato.

  • Getty Images

    Procure ajuda profissional

    A vida é curta e você merece vivê-la ao máximo. Se o pensamento negativo continuar, considere a ajuda profissional e dê início a uma terapia comportamental. Esse tipo de tratamento ajuda as pessoas a aprenderem como identificar e mudar padrões de pensamento autodestrutivos que acabam resultando em uma influência negativa nas emoções.

    “Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida” — Viktor Frankl, sobrevivente de campos de concentração nazistas.

Getty Images

Desenvolva uma mentalidade positiva

Assuma o compromisso de permanecer positivo e de transmitir isso para os outros. Um dos meus objetivos na vida é fazer com que todas as pessoas que me encontrem – seja pessoalmente ou remotamente – se sintam melhor em relação a si mesmas, as suas habilidades e circunstâncias. Minha dica é que todo ano você escolha uma palavra para orientar o seu dia a dia. Este ano escolhi “Esperança”, assim, meu plano para 2021 inclui espalhar essa vibração através dos meus pensamentos, palavras e ações.

Você pode, a partir de hoje, escolher ser mais positivo. Você vai?

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: