Quanto custam 11 MBAs em tecnologia e inovação para quem quer ser um líder no setor

Segmento, que foi considerado o mais resiliente no país durante a pandemia, vem ganhando alternativas de especialização

Maria Laura Saraiva
Compartilhe esta publicação:
Laurence Dutton/Getty Images
Laurence Dutton/Getty Images

Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o setor cresceu 4,71% no último ano – contra uma queda de 4,1% do PIB nacional

Acessibilidade


Com a maioria das empresas de portas fechadas em decorrência da pandemia de Covid-19, a tecnologia ganhou ainda mais protagonismo no último ano. Da noite para o dia, as pessoas se viram dependentes de ferramentas e equipamentos para manter a continuidade das operações – mesmo que de uma parte delas, o que, em muitos casos, evitou a morte do negócio.

Basta olhar os números para comprovar isso: segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o setor cresceu 4,71% no último ano – contra uma queda de 4,1% do PIB nacional. A área também é apontada pela instituição como a mais resiliente de todas, gerando empregos mesmo no contexto da Covid-19.

LEIA MAIS: Quanto custam alguns dos melhores MBAs do Brasil

O macrossetor de TIC (TIC, in house, telecom e serviços de implantação) chegou a gerar 57.749 novos postos de trabalho em 2020, uma variação de 3,7% em relação ao ano anterior. Já o setor de TIC (software, serviços, indústria e comércio) sozinho contratou 24.104 novos colaboradores, totalizando 896.819 profissionais – um salto de 2,8% quando comparado a 2019.

Além disso, antes mesmo da pandemia, algumas áreas digitais já enfrentavam uma onda de escassez de profissionais qualificados. De acordo com um levantamento do ISC (Intelligence Service Center), faltam pelo menos 3 milhões de profissionais nas áreas cibernética e de segurança digital e da informação em todo o mundo. No Brasil, esse número chega a 330 mil.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Essa realidade deve piorar nos próximos anos, já que, segundo os especialistas, tendências como o home office e a digitalização vieram para ficar. Nesse caminho sem volta, a demanda por profissionais do setor vai continuar aumentando – e em todos os níveis.

Uma das estratégias para conquistar uma posição de destaque são as especializações: MBAs e pós-graduações. A boa notícia é que as opções na área de tecnologia estão aumentando.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 11 programas de MBA e pós-graduação do Brasil voltados à tecnologia:

  • Hours/Getty Images

    Desenvolvimento e Gestão de Negócios no E-commerce – Fundação Instituto de Administração (FIA)

    A FIA relançou a sua pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão de Negócios no E-commerce e, desta vez, vai contar com a parceria do movimento Mulheres no E-commerce, que há mais de três anos reúne profissionais e empreendedoras do setor. A rede possui mais de 20 mil mulheres em diferentes estágios de vida que buscam no networking um caminho para desenvolverem suas carreiras e negócios. O quadro de docentes convidadas tem nomes como Luiza Severo, head de e-commerce da Canon, Shelida Barcella, diretora de trade digital da Hypera, Ana Szasz, head de E-commerce da Rappi, e Helenice Moura, fundadora da Liga Digital.

    Modalidade: online. Aulas semanais às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30
    Carga horária: 360 horas (12 meses)
    Local: São Paulo (avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.221, ou avenida Paulista, 967)
    Preço: R$ 19.900
    Próximas turmas: 24 de maio

  • Getty Images

    MBA Executivo em Business Analytics e Big Data – FGV (Fundação Getulio Vargas)

    O objetivo do programa é capacitar os alunos na análise de problemas empresariais e nas técnicas analíticas no atual cenário, caracterizado pela complexidade, diversidade e alto volume de dados digitais. As aulas serão mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência e vão contar com diferentes estratégias de aprendizagem. Os alunos têm acesso a um suporte virtual, o eClass, pelo qual podem, a qualquer momento, acessar o conteúdo das disciplinas.

    Modalidade: online, às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h20
    Carga horária: 432 horas (13 meses)
    Preço: Inscrição até 26/03/2021: 1+35 parcelas de R$ 1.193,88
    Inscrição até 05/04/2021: 1+35 parcelas de R$ 1.256,71
    Próximas turmas: 14 de abril

  • Getty Images

    MBA em Marketing e Mídias Digitais – FGV (Fundação Getúlio Vargas)

    Recomendado para profissionais graduados que necessitem adquirir, aprofundar ou discutir a aplicação do marketing digital na prática. Com aulas voltadas para as ferramentas teóricas e suas novas configurações em função das mídias digitais nas indústrias. O MBA é coordenado por Leandro Angotti Guissoni, professor da FGV/EAESP e doutorado pela FEA-USP, com período na University of Virginia, além de professor visitante de marketing na Harvard Business School.

    Modalidade: online, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h20min
    Carga horária: 432 horas (14 meses)
    Preço: Inscrição até 26/03/2021: 1+35 parcelas de R$ 1.193,88
    Inscrição até 05/04/2021: 1+35 parcelas de R$ 1.256,71
    Próximas turmas: 12 de abril

  • Shannon Fagan/Getty Images

    Master Head em Marketing e Comunicação Digital – ESPM

    A grade foi criada para habilitar o profissional de marketing a crescer tendo o digital como mindset e oportunidade de atuação. O curso oferece tanto disciplinas focadas no ferramental quanto em estratégia e gestão, enfatizando os aspectos de liderança necessários ao profissional dinâmico e multitask. Sob coordenação de Murillo Feitosa Boccia, formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em CRM pelo Ibmec, a extensão também conta com os mestres Glauco Freire da Silva, graduado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Marcos Henrique Bedendo, doutorando em administração de empresas pela FEA-USP, Antonio Fernando Gaspar Santos, graduado em engenharia da computação pela USP, e Carolina Frazon Terra, pós-doutora pelo Programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP, entre outros.

    Modalidade: presencial, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
    Carga horária: 480 horas (16 meses)
    Cidade: São Paulo (av. Dr. Chucri Zaidan, 920 – 6º andar – Market Place Tower)
    Preço: R$ 46.023
    Próximas turmas: em andamento

  • Kupicoo/Getty Images

    MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data – PUC-RS

    Com conteúdo voltado para a gestão e o planejamento de negócios a partir do uso da inteligência artificial e da mineração de dados, o MBA aborda tópicos envolvendo tomadas de decisão, logística, marketing e casos de sucesso. Entre os professores estão Salim Ismail, diretor-executivo e fundador da Singulary University, Ricardo Luiz Rodrigues, diretor de logística e supply chain no grupo DIA Supermercados, e Martin Spier, executivo da Netflix.

    Modalidade: presencial (seis encontros por mês) ou online
    Carga horária: 360 horas (12 meses)
    Cidade: Porto Alegre (RS), no Campus da PUCRS
    Preço: R$ 13.220,40
    Próximas turmas: abril de 2021

  • Fang Xia Nuo/Getty Images

    MBA em E-Commerce e Negócios Digitais – PUC-RS

    O curso oferece disciplinas sobre redes sociais, serviços online, empreendedorismo digital e estratégias para o e-commerce. Entre os professores estão Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, Eduardo Terra, vice-presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio), e Alexandra Bello Mendonca, diretora da B2W Digital.

    Modalidade: presencial (seis encontros por mês) ou online
    Carga horária: 360 horas (12 meses)
    Cidade: Porto Alegre (RS), no Campus da PUCRS
    Preço: R$ 13.220,40
    Próximas turmas: abril de 2021

  • Kate Sept/Getty Images

    MBA em Operational Finance Digital & Analytics Applications – Mackenzie

    Voltado a profissionais que já atuam na área financeira e demais pessoas que usam a análise de dados para a tomada de decisões, o curso aborda as novas tecnologias e ferramentas digitais da área da gestão. Tem coordenação do Prof. Me. Dirceu Matheus Junior, Mestre em engenharia elétrica e ciência da computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da Profa. Ma. Raquel Duarte Hadler, pós-graduada em administração de empresas (MBA em gestão CEAG) pela FGV.

    Modalidade: presencial (sábados, das 8h30 às 16h30; ou sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados, das 8h30 às 12h)
    Carga horária: 432 horas (18 meses)
    Cidade: São Paulo
    Preço: R$ 17.400
    Próximas turmas: 24 de abril

  • Fang Xi Nuo/Getty Images

    MBA em Inteligência Artificial – FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista)

    Com conteúdo voltado a engenheiros, matemáticos e profissionais com experiência mínima de dois anos em estatística, a FIAP oferece aulas voltadas para a aplicação da IA no marketing e na programação de plataformas. Também é possível adicionar disciplinas opcionais de até 200 horas voltadas para o futuro dos negócios e das carreiras. O MBA é dirigido por Guilherme Pereira, formado em ciências econômicas e especialista em inovação e empreendedorismo pela Stanford University.

    Modalidade: presencial (terças e quintas-feiras, além de 12 sábados, das 19h10 às 23h20; ou segundas e quartas-feiras, mais 12 sábados, das 19h10 às 23h20)
    Carga horária: 360 horas (12 meses)
    Cidade: São Paulo (campus Vila Olímpia ou Paulista)
    Preço: R$ 33.696
    Próximas turmas: abril de 2021

  • Kate Sept/Getty Images

    MBA em Inovação e Tecnologia em Serviços Financeiros – Ibmec

    O curso oferece análise teórica e compreensão prática sobre as implicações no setor financeiro atual com a expansão das fintechs. O programa proposto, portanto, examina os modelos financeiros de negócios exponenciais, seus cenários regulatórios, produtos customizados e tendências tecnológicas, com o objetivo de detalhar a forma como empresas produzem disrupção ao transformar a experiência do consumidor nos mercados de crédito, câmbio, meio circulante, arranjos de pagamento e valores mobiliários.

    Modalidade: presencial (terças, quintas e sextas-feiras, das 19h15 às 22h15)
    Carga horária: 300 horas (15 meses)
    Cidade: Rio de Janeiro
    Preço: R$ 32.475,84
    Próximas turmas: em andamento

  • Alvarez/Getty Images

    MBA em Digital Business – Esalq-USP

    Destinado ao profissional que necessita adquirir o mindset digital para passar a usar a tecnologia como um diferencial competitivo, o programa aborda estratégias digitais, novos modelos de negócios, processos de mudança e conhecimento de tecnologias emergentes que estão mudando o mercado, além da execução do processo de transformação digital das empresas.O coordenador do curso é Marcos Roberto Luppe, graduado em Engenharia Mecânica, pós graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, especialização em Retail Management nos EUA (Youngstown State University) e Europa (Open University).

    Modalidade: online (segundas-feiras, das 19h às 23h)
    Carga horária: 360 horas/aula + 40 horas/aula para o trabalho de conclusão de curso (18 meses)
    Preço: R$ 10.720
    Próximas turmas:3 de maio

  • CourtneyK/Getty Images

    MBA em Segurança de Dados – USP

    Com abordagem voltada a profissionais com formação superior em ciência da computação, engenharias, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação e áreas correlatas, a grade tem, entre os principais tópicos das disciplinas, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), blockchain, pentest (teste de intrusão) e inteligência artificial aplicada em segurança de dados. Os alunos também terão a oportunidade de resolver, durante o curso, um problema real da empresa onde trabalham, com o apoio dos professores e dos monitores do MBA. Sob coordenação de Rodolfo Meneguette, professor doutor do ICMC (Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação), o MBA também é lecionado por nomes como Jó Ueyama, professor titular ICMC/USP (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo), e Nelson Utu, gerente de P&D em segurança no centro de pesquisa da Samsung no Brasil.

    Modalidade: online (10 horas semanais)
    Carga horária: 480 horas (12 meses)
    Preço: R$ 16.350
    Próximas turmas: 3 de abril

Hours/Getty Images

Desenvolvimento e Gestão de Negócios no E-commerce – Fundação Instituto de Administração (FIA)

A FIA relançou a sua pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão de Negócios no E-commerce e, desta vez, vai contar com a parceria do movimento Mulheres no E-commerce, que há mais de três anos reúne profissionais e empreendedoras do setor. A rede possui mais de 20 mil mulheres em diferentes estágios de vida que buscam no networking um caminho para desenvolverem suas carreiras e negócios. O quadro de docentes convidadas tem nomes como Luiza Severo, head de e-commerce da Canon, Shelida Barcella, diretora de trade digital da Hypera, Ana Szasz, head de E-commerce da Rappi, e Helenice Moura, fundadora da Liga Digital.

Modalidade: online. Aulas semanais às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30
Carga horária: 360 horas (12 meses)
Local: São Paulo (avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.221, ou avenida Paulista, 967)
Preço: R$ 19.900
Próximas turmas: 24 de maio

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: