C-Suite: Erica Couto assume como vp desenvolvimento de negócios na DHL

O C Suite traz como destaque as executivas em postos de liderança de tecnologia, logística e RH.

Bruna Mattos
Compartilhe esta publicação:

A nova vice-presidente de desenvolvimento de negócios da DHL, Erica Couto: “Lidar com pessoas é aprendizado constante”

Acessibilidade


O C-Suite desta quinzena traz movimentações de cargos nas áreas de tecnologia, marketing e recursos humanos. A Mars Wrigley Brasil reforçou seu time com a chegada de sua nova CFO, Tatiana Hayashi. A plataforma de e-commerce Nuvemshop tem um novo head global de Product Marketing, o executivo Diego Miranda. A plataforma Fin4she, que conecta mulheres que buscam oportunidade no mercado financeiro, tem uma nova sócia e  COO, a executiva Marcela Teixeira. E, no mercado de aviação, Alexandre Cavalcanti, diretor de vendas da American Airlines para o Brasil, foi escolhido para supervisionar também as operações comerciais da companhia aérea no Uruguai.

 Nesta edição, C-Suite conversou com Erica Couto, nova vice-presidente de desenvolvimento de negócios da DHL. Couto assume a nova posição num período de forte crescimento da importância da logística no mercado, especialmente por conta da pandemia.  A seguir, a executiva conta um pouco mais sobre essa missão de preparar o crescimento da companhia nos próximos anos.

Forbes: Você tem mais de 20 anos de experiência em vendas e negócios no mercado logístico. Qual a característica ou habilidade que você desenvolveu durante esse tempo que mais ajudou sua carreira?

EC: Lidar com pessoas. É uma habilidade que desenvolvi e ainda venho desenvolvendo, principalmente porque o perfil dos profissionais vem mudando ao longo dos anos. Quando comecei, o perfil das pessoas e dos compradores era diferente do perfil que interagimos hoje, especialmente sob o ponto de vista de tomada de decisão e orientação. Acredito que a quantidade de novas informações disponíveis que as pessoas do outro lado têm influenciou nessa mudança de comportamento. Precisamos ter uma escuta ativa maior para entender os problemas que aquela pessoa está enfrentando, ou o que ela busca de solução e atender a demanda do seu negócio. Por isso, lidar com pessoas, ter empatia e saber como você pode ser útil é uma das coisas que venho aprendendo ao longo dos anos.

F: E quais seriam as características do profissional que você busca contratar hoje?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

EC: Acho que antes de falarmos em habilidades técnicas, avaliamos se os valores daquela pessoa estão alinhados com os valores da empresa. Entender o que ela busca. A gente busca pessoas que entreguem qualidade, que tenham abertura na comunicação, com foco muito claro em prioridades Porque hoje com essa quantidade de informações e atividades, a pessoa precisa estar muito concentrada no que é prioridade para entregar seu resultado… Com perfil até mesmo empreendedor e socialmente responsável.

F: Qual seu principal objetivo dentro da sua área na DHL hoje?

EC: Entender como conseguimos, através da logística e através da cadeia de suprimentos do cliente, fazer com que ele seja bem-sucedido. Porque o mercado está em transformação e consequentemente, os clientes estão nos procurando para transformar a cadeia de suprimentos, especialmente durante a pandemia. Então, entender como nosso papel de parceiro estratégico dos nossos clientes pode alavancar os seus negócios e fazer com que ele atenda seus clientes no tempo preciso é um desafio e também um objetivo.

F: O setor de logística, foi um dos que mais cresceu durante a pandemia, com o boom dos e-commerces e compras online… Como está a organização e os investimentos desse crescimento na DHL?

EC: A pandemia materializou um processo que já vínhamos desenvolvendo. A gente está transformando o modelo de fazer negócio, seja usando reconhecimento facial para que as informações sejam enviadas de forma rápida, ou para checar a temperatura. Então, essa fornada de digitalização veio muito forte nesse último ano. Além de tudo isso, o crescimento dos e-commerces fez com que a gente acelerasse o processo de contratação. Além dos investimentos na digitalização, investimos muito forte também na área de RH e de transportes.

F: Como é para você liderar uma área tradicionalmente ocupada por um público masculino?

EC: Na logística moderna, e conhecendo as nossas operações, vemos que esse cenário mudou muito do que era no passado. A DHL investe muito em diversidades, em papéis femininos na liderança, porque a mulher tem um outro jeito de olhar para os negócios. Precisamos reforçar aos nossos times sobre vieses inconscientes de ações que culturalmente ainda estão presentes quando se fala da mulher no mercado de trabalho, especialmente no papel de líder.

Acompanhe também a movimentação de outros executivos C-Level na última quinzena:

  • A Sinqia, empresa de softwares para o setor financeiro no Brasil, anuncia a contratação de Luciana Precaro para assumir a posição de Business Owner, liderando a vertical de consórcios da empresa.
    Luciana é formada em Direito pela USP, com especializações em Gestão Estratégica (FGV), MBA em Marketing (ESPM) e Design Thinking (Universidade de Stanford). Coleciona prêmios de venda e marketing como Reclame Aqui, Konquero, Prêmio Destaque Nacional – Congresso Learning & Performance Brasil, Selo RA1000 entre outros. “Quero conectar ainda mais as administradoras de consórcios aos clientes.”

    Sinqia anúncia Luciana Precaro como nova Business Owner
  • A Nuvemshop anuncia a chegada de Diego Miranda como novo head global de Product Marketing. O executivo será responsável por direcionar a estruturação da área de marketing de produto da plataforma. Com dez anos de experiência, Diego trabalhou como responsável pelo lançamento e posicionamento de produtos da Uber no Brasil e já atuou em empresas como iFood e Ampla Comunicação. A chegada do executivo acontece após o anúncio do aporte de R$ 2,6 bilhões recebido pela companhia, que está expandindo as operações na região, com foco no México, na Colômbia e no Chile.

  • A Fin4She, plataforma que conecta mulheres que buscam oportunidades no mercado financeiro com empresas que procuram por essas profissionais, anuncia a chegada de Marcela Teixeira como sócia e Chief Operating Officer da empresa.
    Marcela Teixeira tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, com passagens por HSBC e BTG Pactual.

  • Juan Llanos é o novo CCO da plataforma de cripto Ripio. O executivo argentino é Ex-diretor da Binance e ex-líder regulatório da ConsenSys, tem mais de 18 anos de experiência
    na implantação de programas anti-lavagem de dinheiro (AML) e compliance em
    múltiplas jurisdições.
    Em seu novo cargo, Llanos será responsável por gerar e fortalecer as práticas
    necessárias para que as operações da Ripio continuem a cumprir as normas e regulamentos em vigor quanto ao conhecimento do cliente e prevenção à
    lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo [KYC / AML] no mercados em

  • Alexandre Cavalcanti, diretor de vendas da American Airlines para o Brasil, foi escolhido para supervisionar também as operações comerciais da companhia aérea no Uruguai. A American atualmente opera voos sazonais no Uruguai e deve retomar o serviço em dezembro.
    O executivo esta no time da American Airlines ha 22 anos e lidera as operações de vendas ompanhia aérea no Brasil desde 2019.

  • O novo nome a frente da área de tecnologia da startup de saúde Suprevida é Grazieli Nicoli. Formada em Engenharia Civil pela Universidade Anhanguera, Análise de Sistemas de Informação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Cândido Mendes, a CTO vai comandar uma das áreas mais importantes da empresa. Já passou por empresas como Stefanini Brasil, G&P, GTCON Tecnologia & Serviços, CTIS Tecnologia e VERX Tecnologia e Inovação.

  • A Mars Wrigley Brasil anuncia a chegada de sua nova CFO, Tatiana Hayashi. A executiva que acumula mais de 18 anos de experiência na área de finanças, junta-se ao time da Mars. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), Hayashi também possui formação executiva em Strategic Partnership pela Wharton University e em Business Management pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tatiana ja passou por empresas como Pernod Ricard e Revlon.

  • A Vertem, primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas de fidelidade de negócios, traz Clelson Diniz como seu novo COO. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e com mais de 12 anos de experiência no mercado de tecnologia, o executivo chega com o objetivo de liderar a implantação do novo modelo operacional da empresa, que visa acelerar ainda mais a transformação digital e gerar valor aos seus clientes.

  • João Mendes é o novo CEO da GoContact no Brasil, fornecedora internacional de soluções de Contact Center as a Service (CCaaS). O executivo possui mais de 25 anos de experiência em TI nas áreas de Infraestrutura Tecnológica, Sistemas, Projetos e Segurança da Informação. Já atuou como líder da área de tecnologia e infraestrutura em grandes empresas de diversos setores, como EDS, HP, Deloitte, Atento e Contax, entre outras.
    A GoContact, empresa de origem portuguesa, foi recentemente adquirida pela Broadvoice fornecedora de serviços unificados de comunicação para empresas, baseada na Califórnia, tornando-se agora parte de um grupo norte-americano com presença em 4 continentes. Atualmente com operações em Portugal, Espanha, Marrocos, Angola e Colômbia, a GoContact está expandindo sua atuação para outros mercados globais e com grande foco no mercado brasileiro.

  • Carlos Martins, atual general manager da Roche Diagnóstica na America central e Caribe, assume a liderança da Roche no Brasil.

  • Felipe Marque é o novo diretor de finanças e relação com investidores da Boa Safra Sementes. Graduado em Economia e contabilidade, mestre em Gestão de Negócios, MBA de Educação Executiva e Implementação de Estratégia e em Fusões e Aquisições. Com 17 anos atuando em funções executivas, tem passagens por Bank Boston/Banco Itaú, Elektro, Olam International e Brasilagro.

  • A ADP, soluções de gerenciamento de folha de pagamento, anuncia que Virginia Magliulo foi promovida ao cargo de  presidente global de Employer Services da companhia.
    Como presidente global de Employer Services, Virginia Magliulo vai liderar as operações internacionais que visam impulsionar o crescimento internacional estratégico.
    Formada em engenharia eletrônica no Politecnico di Milano e com certificação PMI no Project Management Institute, Virginia foi incluída, recentemente, entre as cem “Mulheres-Maravilha” da Forbes Italia. O reconhecimento ocorreu  em virtude da sua liderança e da defesa da inclusão, da diversidade e das iniciativas de equidade.

  • General Mills no Brasil, dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, tem um novo diretor de logística, Thiago Macedo. Com 15 anos de experiência em manufatura e operações logísticas, Thiago reúne passagens por empresas como Unilever, Gerdau S.A. e Itaú-Unibanco.

A Sinqia, empresa de softwares para o setor financeiro no Brasil, anuncia a contratação de Luciana Precaro para assumir a posição de Business Owner, liderando a vertical de consórcios da empresa.
Luciana é formada em Direito pela USP, com especializações em Gestão Estratégica (FGV), MBA em Marketing (ESPM) e Design Thinking (Universidade de Stanford). Coleciona prêmios de venda e marketing como Reclame Aqui, Konquero, Prêmio Destaque Nacional – Congresso Learning & Performance Brasil, Selo RA1000 entre outros. “Quero conectar ainda mais as administradoras de consórcios aos clientes.”

Compartilhe esta publicação: