C-Suite: HP anuncia Mauricio Ferreira como Country Manager da área Industrial

O C-Suite dessa quinzena traz movimentações de cargos nas areas de finanças, tecnologia e marketing.

Bruna Mattos
Compartilhe esta publicação:

Ferreira: ” O country manager precisa ter uma mentalidade de empreendedor corporativo além das habilidades de liderança”

Acessibilidade


O C-Suite dessa quinzena traz movimentações nas áreas de finanças, tecnologia e marketing. A AIG Brasil anunciou Thomas Batt como novo presidente da seguradora no país. A KPMG também tem um novo sócio-diretor de alianças estratégicas, o executivo Andrew Barbosa. A plataforma AllowMe anunciou Helenice Moura como nova head de growth marketing. A empresa de tecnologia Sonda tem um novo vice-presidente de serviços de plataforma, o executivo Gustavo Trevisan. E Bruna Fallani é a nova Chief Experiencie Officer da Horus.

Nesta edição, o C-Suite conversou com Mauricio Ferreira, novo country manager da área industrial da HP. O executivo, que tem como objetivo acelerar os negócios da companhia na direção da transformação da impressão digital, fala sobre expectativas pós pandemia e ressalta habilidades para uma carreira sólida.

Forbes: Qual é seu principal papel na empresa e qual sua rotina?

Mauricio Ferreira: Antes de tudo, eu acredito que o country manager precisa ter uma mentalidade de empreendedor corporativo além das habilidades de liderança. Ele deve fazer com que as pessoas trabalhem por meio da liderança, porque quando você tem um grupo preparado, você consegue focar nas coisas mais estratégicas. Eu diria que atuo como um maestro, orquestrando diversas atividades desse grande sistema, como a relação com clientes, parceiros comerciais, com o mercado e a organização como um todo. Então, resumidamente, a minha rotina é baseada em reuniões com essas entidades, reservando grande parte do meu tempo para estar junto aos clientes.

VEJA MAIS: C-Suite: Rafaela Vitória assume como head de Research no Banco Inter

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

F: Qual a característica ou habilidade que você desenvolveu durante seus 22 anos de carreira que mais ajudou durante esse trajeto?

MF: Eu diria que são três: a primeira é a habilidade em traduzir o que está acontecendo no presente. Você precisa estar sempre um passo à frente, sempre se preparando para as mudanças que certamente virão, sejam elas boas ou ruins. A segunda é você acreditar em si mesmo, no seu potencial. Você precisa sempre mostrar para as pessoas que não está somente envolvido com alguma situação, mas demostrar com ações que você esta comprometido. O comprometimento traz resultados e credibilidade, e essa credibilidade é construída no dia a dia. Por fim, você também precisa gostar muito de pessoas. Eu costumo dizer que o ser humano é extremamente complexo nas suas ações, reações e pensamentos. E, por vezes, você precisa apenas escutar o que o outro tem a dizer e falar menos.

F: Você enxerga alguma tendência de consumo para essa fase de retomada (ou ‘pós-pandemia’)?

MF: A pandemia causou diversos problemas e trouxe muitas mudanças. Mas também surgiram oportunidades. No nosso caso, em especial, apareceram novas demandas para a produção de embalagens de delivery. Aquelas empresas que já estavam se preparando para um contato mais próximo com o cliente, por meio de plataformas online, por exemplo, saíram na frente. Abriu-se uma grande estrada de soluções de impressão digital de baixas tiragens, personalização para garantir uma maior fidelidade com os clientes finais e maior velocidade de entrega. E tudo isso só é possível com a impressão digital.

Confira a galeria de movimentações nesta quinzena:

 

  • A KPMG no Brasil anuncia Andrew Barbosa como sócio-diretor na equipe de Alianças Estratégicas. Graduado em ciências da computação, mestrado em inteligência artificial e foi professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  • Bruna Fallani é a nova chief experience officer da Horus. A executiva é graduada em marketing, MBA em gestão de negócios e mercado de consumo. Atuando há mais de 18 anos no mercado de bens de consumo na área de pesquisa de mercado, com foco na área de atendimento a clientes, marketing e gestão de produtos.

  • O AllowMe, anuncia a contratação de Helenice Moura como nova head de growth marketing.Helenice é presidente do Comitê de Líderes de E-commerce em SP, co-fundadora da A Liga Digital, membro da Diretoria de Diversidade e Inclusão da APP Brasil, comentarista da Record News, e Google Partner desde 2008.

  • O Grupo Comerc Energia, anuncia Ana Carla Petti à liderança da área de regulatório estratégico e institucional. A executiva tem mais de 20 anos de experiência em regulatório, gestão estratégica de operações, riscos e oportunidades, atuando em cargos executivos do setor de energia em empresas como Braskem e Odebrecht Energia.

  • Larissa Araium é a nova CEO da MegaWhat, braço de inteligência de mercado do grupo Comerc Energia. A executiva começou como estagiária na empresa em 2007.Formada em administração, com educação continuada em comunicação corporativa, branding, gestão estratégica e marketing de influência.

  • A AIG Brasil anuncia Thomas Batt como novo presidente da seguradora no país. Batt, recentemente, ocupou a posição de CEO na SURA Brasil. Antes disso, foi CEO da RSA Brasil, onde também ocupou as posições de diretor de operações.

  • Thais Brunelli é a nova head de marketing da V4 Company. Brunelli já passou por indústrias de eletroeletrônicos como a Monter e atuou na V4 durante 3 anos como diretora de operações.

  • A Virtus anunciou Florêncio Ponte Cabral Jr., especialista na área de finanças e co-fundador da Virtus, como novo CEO da empresa. Florêncio é contador emérito, engenheiro da computação, engenheiro de blockchain e cientista de dados.

  • Oystr anunciou André Costa como novo head de operações. O executivo formado em Sistema da Informação, tem experiência na área de pós-vendas e customer success e já passou por várias startups como a Leads2b e a Eadbox, onde também assumiu funções de liderança.

  • Grupo Sonda anunciou Gustavo Trevisan como seu novo vice-presidente de serviços de plataformas. Com vasta experiência em setores como telecomunicações, varejo e bens de consumo, o executivo passou por consultorias como Accenture, Capgemini e Tata Consultancy Services (TCS).

A KPMG no Brasil anuncia Andrew Barbosa como sócio-diretor na equipe de Alianças Estratégicas. Graduado em ciências da computação, mestrado em inteligência artificial e foi professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 

Compartilhe esta publicação: