4 ideias que sabotam sua busca por um novo emprego

Ao procurar novas oportunidades para desenvolver sua carreira, há maneiras de encarar o momento que podem prejudicar a busca. Veja aqui como se sair bem.

Adunola Adeshola
Compartilhe esta publicação:
getty
getty

Veja as ideias que estão atrapalhando suas chances de encontrar novas oportunidades de emprego

Acessibilidade


Se identificar oportunidades e conseguir um novo emprego está no topo da sua lista de tarefas do ano, você pode estar sabotando suas chances de ser contratado sem nem perceber. Aqui estão quatro frases que você deve riscar do vocabulário se quer abrir espaço para essa nova oportunidade sua carreira.

1. “Por que eles me contratariam?”

É tentador começar a questionar suas habilidades quando você vê o job description da vaga dos seus sonhos em uma de suas empresas favoritas. As empresas querem contratar pessoas que se sintam confiantes sobre as habilidades e o valor que agregam. Isso não significa que você precisa de um histórico perfeito para ser contratado, mas que você deve acreditar que pode contribuir bem para a função antes mesmo de se candidatar ao emprego ou entrar na entrevista.

2. “Não tenho tempo para buscar oportunidades de emprego.”

Ironicamente, as pessoas que odeiam seus empregos geralmente sentem que não têm tempo para procurar um novo. Isso ocorre porque um ambiente de trabalho insatisfatório tende a drenar sua energia mental. Então, no final do dia, sentar no sofá e assistir TV por uma hora antes de dormir parece uma solução melhor do que buscar outro trabalho. Mas, mesmo que você tenha uma agenda lotada com pouco tempo para procurar uma vaga, a abordagem certa não exige dedicação 24 horas por dia. Requer apenas passos simples e estratégicos na direção certa. Então em vez de tentar e não se comprometer com uma busca de emprego 24 horas por dia, 7 dias por semana, reserve algumas horas de 2 a 3 dias por semana e considere como você pode usar seu tempo com mais sabedoria para obter melhores resultados.

3. “Eu não conheço ninguém.”

Todos nós já ouvimos que conseguir um novo emprego é sobre quem você conhece. Mas, como consultor de carreira que ajudou profissionais corporativos a conseguir entrevistas e cargos em empresas competitivas como Google, Spotify, Deloitte, Salesforce e uma série de outras empresas em dezenas de setores sem conexões secretas, sei que não ter uma grande rede não tem que excluí-lo de conseguir um papel importante em uma empresa competitiva. Existem muitas maneiras de fazer isso, uma é criar as conexões que você deseja. Nunca é tarde para construir relacionamentos, mas a chave é se concentrar em ser um recurso genuíno, autêntico e confiável primeiro, para que as pessoas queiram retribuir e recomendá-lo, porque veem que você é um ativo para as funções que deseja.

4.“Não consigo descobrir minha paixão.”

A paixão não é a melhor guia para sua carreira se não estiver naturalmente clara para você. Você ainda pode ter uma carreira gratificante e recompensadora, mesmo que não tenha clareza sobre sua paixão. Em vez de tentar determinar seu próximo passo na carreira com base nas coisas pelas quais você é apaixonado, avalie sua experiência, conhecimento e experiência atuais. Determine quais dessas habilidades você gostaria de continuar a alavancar e, em seguida, procure empresas que correspondam aos seus valores e objetivos. Isso garantirá que você consiga um novo emprego que permita que você faça um trabalho que você gosta em uma empresa que você ama. Claro, conseguir um novo emprego requer mais do que apenas dizer as coisas certas. Mas, se você costuma dizer uma dessas frases, está se segurando mais do que imagina. Portanto, remova essas frases do seu vocabulário para aumentar suas chances de ser contratado e avançar em sua carreira.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Compartilhe esta publicação: