Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / “A vulnerabilidade é a chave para aprender”, diz Debora Mattos, da Coca-Cola, na segunda live Leading the Future

“A vulnerabilidade é a chave para aprender”, diz Debora Mattos, da Coca-Cola, na segunda live Leading the Future

A executiva é gerente-geral da Coca-Cola para Chile, Bolívia e Paraguai e conta sua trajetória dentro da empresa

Redação
13/04/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Saiba os destaques da segunda live case Leading the Future com Debora Mattos

Para Debora Mattos, um bom líder é o que deixa as melhores ideias fluírem e não apenas as dele. De finanças a logística, ela passou por áreas que não eram necessariamente o que almejava no início da carreira, mas que lhe trouxeram o aprendizado necessário para chegar à posição atual. “A vulnerabilidade é a chave para aprender”, diz a gerente-geral da Coca-Cola Chile, Bolívia e Paraguai. 

Na segunda live exclusiva para alunos do curso Leading the Future, a executiva revelou os pontos importantes de sua trajetória ao CEO e publisher da Forbes, Antonio Camarotti. O Leading the Future é um programa de liderança e empreendedorismo criado pela Forbes em conjunto com a SingularityU, em que serão abordados temas que vão do empreendedorismo à neurociência. As inscrições podem ser feitas aqui. 

Mattos é formada em economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e tem MBA pela COPPEAD/UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro), além de mestrado pela Duke University, em economia.

Aqui, os destaques da conversa com a executiva.

De finanças ao customer marketing

“Fui de finanças à sustentabilidade. Eu queria ver o todo. Quando trabalhei na Ambev, eu tinha o sonho de ser a diretora regional fabril e o caminho era ser engenheiro ou vir de logística. Eu não era engenheira, então virei gerente de logística. Não foi tudo exatamente intencional, mas enriquecedor.”

Liderança multiplicadora

“O item mais importante para ser um líder multiplicador é fazer com que a genialidade dos outros apareça, manter a chama da curiosidade acesa. O líder é o que deixa as melhores ideias fluírem e não necessariamente as ideias dele.”

Inovação e tendências

“Nem a gente sabe sempre o que é tendência ou hype lá na Coca-Cola. O Clubhouse, por exemplo, todo mundo achou que fosse um sucesso e hoje ninguém usa. Grandes empresas têm que ter a humildade de assumir que nem sempre sabem do que pode ser tendência ou não. Existem apostas e você tem que arriscar.”

Diversidade

“A diversidade importa porque trazemos diversos pensamentos à mesa de decisão. Foi assim que criamos o Papai Noel negro da Coca-Cola que lancamos em 2021. Foi um sucesso porque alguém tinha um olhar diverso na mesa de reuniões.”

Propósito

“Tive uma conversa com talentos femininos e pensei sobre meu propósito. Ele consiste em impactar o mundo positivamente e acho que não existe melhor lugar para eu estar do que a Coca-cola. Estamos na casa de todo mundo  e para mim a diversidade é: eu preciso abrir caminho e segurar a porta pesada para que mais pessoas como eu possam entrar e estar  na mesa de decisão.”

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Coca-Cola
  • Leading the Future
  • SingularityU

As mais lidas agora

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • USDA Eleva Previsão de Safra 2024/25 de Milho do Brasil; Mantém Soja

  • Colheita de cana-de-açúcar

    Raízen Vende Usina Leme por R$ 425 Milhões

  • soja

    Analista Revisa para Cima Previsão de Colheita e Exportação de Soja da Ucrânia

  • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

  • China

    Empresas Chinesas Anunciam Investimento de R$ 27 Bilhões no Brasil

  • China Prevê Menor Importação de Soja em 2025/26

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.