Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Maior desafio de empreender é encontrar as pessoas certas

Maior desafio de empreender é encontrar as pessoas certas

O sucesso de um negócio depende mais de quem o representa do que de onde está inserido 

Ariane Abdallah
26/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

O caminho para empreender passa por atrair e desenvolver pessoas que se identificam com o negócio e que vão levá-lo mais longe

“Não existem setores improváveis. Existem pessoas prováveis”. Essa foi uma das últimas frases que ouvi, já a caminho da porta, de um dos maiores empresários do Brasil. Ele estava falando sobre o Atelier de Conteúdo, empresa que fundei no final de 2015. Quando eu comecei a empreender, não sabia bem para onde meu negócio caminharia. Não tinha um objetivo externo claro. Tinha um interno: me realizar fazendo o que mais gosto e ao que me dediquei durante toda minha carreira (conteúdo e comunicação), atrair pessoas com experiências complementares que quisessem unir forças e ir o mais longe que pudéssemos. Os limites do crescimento seriam não comprometer a qualidade da entrega e a nossa qualidade de vida. 

Eu não pensava em criar uma grande empresa, que poderia gerar muito lucro e um dia até ser vendida — como vi depois ser o caso de muitos empreendedores que conheci. Mas com o tempo, o trabalho bem feito começou a gerar resultados muito além das minhas expectativas até ali. Os planos, então, foram evoluindo, sendo lapidados, se tornando mais ambiciosos. Sem nunca abrir mão do objetivo original, do porquê comecei tudo isso, do que continua sendo inegociável. 

Leia também:

  • Da redação aos negócios: 4 lições do jornalismo para empreendedores
  • Vamos ressignificar a liderança e a produtividade?

Ao longo dos anos, construí uma empresa na qual eu gosto e me orgulho de trabalhar e, de fato, como chamou a atenção aquele empresário, o que permitiu que chegasse mais longe do que eu poderia imaginar foram as pessoas. 

Quando eu ouvia donos e donas de empresas, executivos e executivas de grandes organizações, como repórter de revista, me intrigava que o maior desafio de empreender era, na grande maioria das vezes, encontrar, formar e manter as pessoas para o sucesso e a perenidade do negócio (não é coincidência que todos os problemas corporativos pareciam passar pelo tema da comunicação). Desde que passei para o lado de lá do balcão, engrosso o coro deles com minha experiência. Encontrar pessoas que, dentro de suas individualidades e sonhos particulares, desejem trilhar o mesmo caminho no longo prazo é o aspecto determinante para os capítulos que vêm depois do início. 

O perfil das pessoas vai mudando com o amadurecimento do negócio, da mesma forma que o negócio vai amadurecendo de acordo com o perfil das pessoas que fazem parte dele em cada etapa — um não existe sem o outro, e é difícil identificar o que vem primeiro. O importante é aceitar que (como tudo na vida) não controlamos completamente o resultado. Podemos dominar aquela parcela que está ao nosso alcance, mas muito depende da força do coletivo, e o coletivo é a soma dos anseios íntimos, individuais e indomáveis que existem em cada um de nós. 

Por isso, a empresa ter um propósito claro e bem comunicado é fundamental para atrair as pessoas que, por seus motivos particulares, se identificam com ele. As pessoas prováveis para o sucesso de qualquer negócio. 

Ariane Abdallah é jornalista, autora do livro “De um gole só – a história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo” e fundadora do Atelier de Conteúdo, empresa especializada na produção de livros, artigos e estudos de cultura organizacional. 

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carreira
  • empreendedorism
  • empreendedorismo

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • mulheres investidoras

    Misturando Renda Fixa e Variável, Itaú Asset e B3 Lançam Primeiro ETF Híbrido do Brasil

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

  • Apple Anuncia Novos Recursos de Acessibilidade, Incluindo Anotador em Braile

  • viajar

    5 Coisas Que a Gente Só Aprende Quando Viaja (ou Sai do Lugar de Sempre)

  • carteira de trabalho

    Desemprego Afeta a Saúde Mental; Eis o Que Fazer para Minimizar Esse Impacto

  • Getty Images

    Ibovespa Renova Máxima Histórica Intraday e Ronda os 139 Mil Pontos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.