Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Bilionário Janguiê Diniz lança livro sobre corrupção

Bilionário Janguiê Diniz lança livro sobre corrupção

Dono da Ser Educacional diz que solução do problema passa pela educação

Redação
18/06/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Livro consiste em uma compilação de diversos artigos sobre política, educação, esportes, meio ambiente, economia e desenvolvimento


A corrupção é um tema que parece não sair de pauta no Brasil. Aliás, muito pelo contrário. Em função da regularidade do tema, o bilionário Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional, lançará no próximo dia 28 o livro “Falta de Educação Gera Corrupção”.

VEJA TAMBÉM: Janguiê Diniz: um bilionário muito aplicado

A obra, editada pela Novo Século, é a 17ª a ser publicada por Diniz, cuja empresa, que detém as marcas Uninassau, Universitas, Unama e Uninabuco, é hoje um dos maiores grupos de educação superior particular do país.

O livro consiste em uma compilação de diversos artigos sobre política, educação, esportes, meio ambiente, economia e desenvolvimento publicados em jornais, revistas e sites, além de um capítulo sobre a corrupção e suas consequências. Há, ainda, um prefácio escrito pelo jornalista e escritor Arnaldo Niskier.

Leia, a seguir, a entrevista de Janguiê Diniz à FORBES sobre seu novo livro:

Divulgação
Divulgação

Obra é a 17ª a ser publicada por Diniz

FORBES Brasil: De onde veio a vontade de escrever sobre o tema?

Janguiê Diniz: Este é o meu 17º livro. Eu escrevi 16 antes, os primeiros sobre direito, depois sobre educação. Como eu escrevo semanalmente artigos para mais de 10 jornais do Brasil, eu faço, geralmente no final de cada ano, uma coletânea e publico. Neste caso, especificamente, por conta do movimento da Operação Lava Jato, eu resolvi pesquisar sobre a questão da corrupção e, então, escrevi vários textos sobre o assunto.

Durante as minhas pesquisas eu constatei que, quanto menor é o índice educacional de determinada nação, maior é o nível de corrupção. Prova robusta disso está acontecendo no Brasil. É científico.

LEIA: O mapa da corrupção: os 10 países com mais casos de suborno

FB: Na sua opinião, quais são as principais consequências da corrupção no Brasil?

JD: São inúmeras. Entre elas estão o aumento da pobreza; a falta de ética, transparência e honestidade; uma cultura que é muito ruim para o país; a falta de respeito por parte de outras nações; o descrédito, por ser um país com um índice tão vergonhoso de corrupção. Mas a maior é justamente o fato de que, com o que foi desviado dos cofres públicos nesses últimos anos, seria possível construir milhares de escolas e educar milhares de jovens brasileiros.

FB: O senhor, como empresário, sente na pele as consequências da corrupção?

JD: Sim. A gente sente, mas temos implantado, dentro de nossas instituições, normas rígidas de compliance. Todos os contratos elaborados pelas empresas do grupo têm cláusulas anticorrupção, isso já há algum tempo. Todos os fornecedores do grupo têm de assinar os contratos pela cláusula anticorrupção e, então, sabem que estão sendo monitorados para que não haja oferecimento de propinas para funcionários. Fazemos tudo para que isso seja evitado, até para acabar com essa cultura.

FB: Houve algum caso que o senhor poderia contar?

JD: Não. Casos sempre existem, mas eu não quero falar sobre isso.

FB: Quais são as soluções para a corrupção?

JD: Em primeiro lugar, tentar mudar essa cultura, que já foi herdada dos nossos colonizadores. É uma questão de cultura, o “jeitinho brasileiro”, que temos de mudar. Em segundo lugar, ampliar e melhorar a qualidade da educação brasileira, principalmente o ensino básico, em que está a sustentação da educação. Quanto mais educadas forem as pessoas, mais conscientes serão do problema, o que diminui o índice de corrupção. Eu acho que tudo passa pela questão da educação. E, por fim, colocar na cabeça dos jovens a importância da ética, da honestidade e da integridade em suas ações. Isso também é cultural. Mas tudo passa pela educação.

E MAIS: 15 maneiras de os jovens combateram a corrupção

FB: Quem o inspira na luta contra a corrupção?

JD: Temos de louvar o trabalho seríssimo que o juiz Sérgio Moro está fazendo, a sua coragem. Sua atuação é algo sério e que deve servir de exemplo. Não posso deixar de ressaltar também a importância do cumprimento da legislação brasileira, além do enrijecimento. Uma outra forma de diminuir a corrupção seria a criação de uma legislação mais dura, tanto para os corruptos quanto para os corruptores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Bilionários
  • brasil
  • corrupção
  • educação
  • Janguiê Diniz
  • Ser Educacional

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • Executivo do WeWork, Claudio Hidalgo

    1 Ano após a Recuperação Judicial, WeWork Afirma Ter Operação Lucrativa no Brasil

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

  • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.