O Facebook está se tornando reduto dos mais velhos?

Rede criada por Mark Zuckerberg vivencia êxodo de usuários mais jovens.

Niall McCarthy
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Embora o relatório não forneça razões sólidas para esse comportamento, pode ser que os problemas de privacidade da rede social, além das violações de confiança, estejam começando a ter maior impacto. O surgimento e crescimento do Instagram e Snapchat também pode ser considerado outro motivo

Acessibilidade


Será que o Facebook está se transformando em uma plataforma social para adultos mais velhos? Por mais que essa pergunta pareça um pouco estranha, é perceptível que os jovens estão deixando a rede social de lado, enquanto um número cada vez maior de pessoas acima dos 55 anos está entrando nela.

LEIA MAIS: Zuckerberg quer unir WhatsApp, Insta e Face Messenger

A rede criada por Mark Zuckerberg está lutando para manter sua base de usuários, uma vez que, em relação a 2017, registra 15 milhões de pessoas a menos só nos Estados Unidos. Segundo dados divulgados na última quarta-feira (6) pela Edison Research, 67% da população acima de 12 anos usou o Facebook em 2017, índice que atualmente é de 61%.

Os jovens formam o principal público a migrar para outras redes, enquanto pessoas com mais de 55 anos estão se inscrevendo no Facebook. Em 2017, a Edison Research descobriu que 79% do grupo demográfico de 12 a 34 anos usava o Facebook, índice que caiu para 62%. Os usuários na faixa etária de 35 a 54 anos eram 72% em 2017. No ano passado, eles caíram para 69% e permanecem assim em 2019. Os dados também mostram que a proporção de pessoas com mais de 55 anos que usam o Facebook cresceu de 49% para 53% entre 2017 e 2019. Não é de admirar que todos os adolescentes se queixem dos pedidos de amizade de pais, tias e tios.

Mas por que os usuários mais jovens estão abandonando o Facebook? Embora o relatório não forneça razões sólidas para esse comportamento, pode ser que os problemas de privacidade da rede social, além das violações de confiança, estejam começando a ter maior impacto. O surgimento e crescimento do Instagram e Snapchat também pode ser considerado outro motivo, sendo ambas as plataformas atraentes para os usuários mais jovens, não só devido à simplicidade, mas também pelo fato de que elas coletam menos informações pessoais. Contudo, o Instagram pertence ao Facebook, e os problemas de migração de usuário podem forçar a empresa a implementar um sistema de mensagens universal para acabar com o êxodo. Caso contrário, o Facebook pode ter que aceitar que está no caminho para se tornar uma rede social para os mais velhos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Veja, no gráfico abaixo, os dados do Facebook em relação aos três últimos anos:

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Compartilhe esta publicação: