“Assassin’s Creed” pode ajudar reconstrução de Notre-Dame

Divulgação
Estudos em 3D para o game são uma boa base para os trabalhos de recuperação

Resumo:

  • Lançado em 2014, o oitavo jogo da franquia teve estudos detalhados para a reprodução da Catedral;
  • Caroline Miousse, artista do jogo, levou dois anos para desenvolver o símbolo histórico e religioso;
  • A Ubisoft doará € 500 mil para a reconstrução e disponibilizou o jogo gratuitamente para os usuários de PC.

Na última semana, o incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame dominou os noticiários de todo mundo e mobilizou uma série de pessoas e entidades. O fogo destruiu o teto e a torre mais alta da construção gótica. Até o momento, a causa ainda não foi descoberta, no entanto, obras de renovação já foram dadas como certas pelo Ministério Público de Paris. E uma das bases para isso é um tanto quanto inusitada: o jogo “Assassin’s Creed Unity” e os estudos em 3D do professor de arte Andrew Tallon da The Vassar College.

LEIA MAIS: Catedral de Notre-Dame em números e fatos históricos

O game produzido pela Ubisoft Montreal e outros nove estúdios da companhia foi lançado em 2014 para PC, Playstation 4 e Xbox One. O protagonista do jogo, Arno Victor Dorianse, enfrenta diversos desafios em Paris, no ano de 1789, às vésperas da Revolução Francesa.

As equipes de produção dos jogos contaram com historiadores e pesquisadores responsáveis pelos diversos detalhes de construções e de figuras importantes ao longo da história.

Na época do lançamento, a designer de fases do jogo, Caroline Miousse, disse ao “The Verge” que levou cerca de dois anos para modelar a parte interna e externa do ponto turístico de 850 anos – 80% do tempo total consumido pelo game.

A franquia “Assassin’s Creed” é caracterizada por ter suas tramas ambientadas em importantes momentos da história. O Renascimento, a Terceira Cruzada, a Guerra Civil Americana, a Revolução Russa, a Revolução Industrial e lugares importantes como o Antigo Egito, Grécia Antiga e as ilhas caribenhas na era da pirataria já foram enredo dos jogos.

VEJA TAMBÉM: Onde estudar para se tornar um profissional dos games

Em comunicado divulgado pela Ubisoft no dia 17, a empresa prometeu doar € 500 mil para a reconstrução da catedral. No nota, a empresa francesa disse que “os videogames nos permitem explorar lugares de maneiras que nunca poderíamos imaginar”. Por conta disso, disponibilizou gratuitamente o jogo para o PC, na sua loja virtual, até 25 de abril.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).