A posição de ioga ideal para cada signo do zodíaco

Getty Images
Toda a energia dos signos reside dentro de nós e pode ser acessada através da região corporal correspondente

Resumo:

  • Uma posição de ioga casa bem com seu signo, seu corpo e sua mente;
  • Alinhar a prática com o zodíaco é uma boa maneira de se conhecer e explorar sua verdadeira essência;
  • Toda a energia dos signos reside dentro de nós e pode ser acessada através da região corporal correspondente.

Você provavelmente já leu muito sobre o seu signo para entendê-lo e trabalhar seus traços de personalidade. Ou, talvez, goste de checar ocasionalmente os horóscopos no jornal para ver o que as estrelas reservaram para você. E se eu lhe dissesse que o seu signo também pode ajudá-lo a escolher a melhor posição de ioga para o seu corpo e a sua mente? Alinhar a prática da ioga com o zodíaco é uma ótima maneira de se conhecer e explorar sua verdadeira essência, diz Paula Pavlova, especialista em astrologia e cofundadora da loja Moonbox.

LEIA MAIS: 7 pacotes de luxo para praticar ioga

A médica holística Stephanie Marango e a astróloga Rebecca Gordon também falam sobre a interseção de ioga e astrologia em detalhes no livro “Your Body and the Stars” (Seu corpo e as estrelas, em tradução livre, ainda sem edição no Brasil). Elas observam que cada um dos 12 signos do zodíaco governa uma região do corpo. “Começa com Áries na cabeça e finaliza com Peixes nos pés”, diz o livro. Toda a energia desses signos reside dentro de nós e pode ser acessada a partir da região corporal correspondente.

Além disso, a obra destaca que cada um deles representa diferentes facetas da nossa personalidade e pode ser usado como “um guia de autoajuda” para melhorar o bem-estar físico e mental. “A questão, então, é descobrir quais signos expressar e como”, dizem Stephanie e Rebecca.

Veja, na galeria de fotos abaixo, as melhores posições de ioga para cada signo do zodíaco:

  • Áries: Posição do Barco (Navasana)

    “O Barco é uma potência, uma posição de fortalecimento do tronco e Áries é o sinal definitivo de força — move-se com paixão por meio de qualquer desafio, ainda que com beleza e graça”, diz Paula. A postura ajuda a fortalecer os músculos abdominais, a coluna vertebral e o quadril e ainda tonifica o corpo. “É uma grande forma de abrir o coração para despertar o chakra, assim como os pulmões”, diz Koya Webb, treinadora de celebridades, coach holística de saúde e autora de “Let Your Fears Make You Fierce” (Deixe seus medos torná-lo feroz, em tradução livre, ainda sem edição no Brasil). A pose também “acelera o seu metabolismo e pode estimular a tireoide, com base no posicionamento da sua cabeça”, acrescenta Koya.

  • Touro: Posição da Árvore (Vriksasana)

    Conectar-se ao elemento Terra, da maneira que pudermos, leva à estabilização e à cura. “A Posição da Árvore é essencialmente isso: algo que inspira paciência e uma sensação geral de fortaleza e equilíbrio, muito necessária para domar o touro selvagem”, diz Paula. Essa postura “proporciona um bom alongamento à metade inferior do corpo, como as coxas e a virilha, ao mesmo tempo em que fortalece os quadris e as pernas”, explica Koya. “É uma posição que oferece alívio do estresse enquanto permite que você melhore o equilíbrio e flexibilidade”, diz a especialista.

  • Gêmeos: Posição da Águia (Garudasana)

    “Governados pelo elemento ar, os geminianos possuem a habilidade única de flutuar entre círculos sociais, experiências e curiosidades”, conta Paula. “A Posição da Águia é divertida o suficiente para despertar seu interesse, ao oferecer os benefícios da estabilidade para ajudar a concentrar a energia facilmente dispersa dos geminianos e canalizá-la em algo bom”, diz a astróloga. Semelhante à árvore, a Águia também permite que você “melhore seu equilíbrio e flexibilidade ao soltar suas pernas e quadris”, segundo Koya. “Ela alonga os ombros, as costas e os quadris, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos centrais e a panturrilha.” A postura ainda estimula a circulação pelo corpo e dá impulso à digestão, observa a especialista.

  • Câncer: Posição da Criança (Balasana)

    “A Posição da Criança pode ser vista como uma profunda reverência à Terra, ao oferecer uma sensação reconfortante e aconchegante, como quando se está no conforto da própria casa — o lugar favorito de um canceriano”, diz a especialista em astrologia, Paula Pavlova. Esta é a postura perfeita para quem se sente sobrecarregado e precisa ficar quieto por um momento. “Essa posição é uma maneira incrível de acalmar a mente e o corpo”, diz Koya. “Ela ativa a circulação e alivia qualquer tensão acumulada no peito, costas ou ombros.”

  • Leão: Posição da Esfinge (Salamba Bhujangasana)

    Deslumbrantes por natureza, o leonino e a esfinge não poderiam formar um par melhor. “A postura oferece relaxamento para a coluna e os órgãos reprodutivos (o centro criativo do corpo), enquanto abre o coração, que é o centro da intenção, para liderar com amor, como um verdadeiro leonino”, aponta Paula. A Esfinge é uma ótima posição de ioga, que permite que você abra o peito e alongue a coluna, ao proporcionar um alongamento suave, mas satisfatório. “É perfeita também para reverter qualquer dano nas costas que tenha sido causado por uma má postura”, diz Koya.

  • Virgem: Posição da Deusa (Utkata Konasana)

    Virgem é considerado o signo zelador da natureza, que canta para os pássaros e as abelhas, enquanto vigia ramos e árvores. “O virginiano é meticuloso, paciente e feroz quando se trata de mostrar seu amor. Não há melhor posição para descrever esses traços do que a da Deusa: fundamentada, amorosa, paciente e poderosa”, diz Paula. A postura trabalha a parte interna das coxas, virilha, pernas e costas. “Ela aquece seu corpo, o que estimula a circulação”, diz Koya. É uma “postura perfeita para criar espaço em sua área pélvica, o que pode para preparar o corpo para eventos como o parto”, acrescenta.

  • Libra: Posição da Meia Lua (Ardha Chandrasana)

    Governador do equilíbrio, justo e belo, Libra pode ser representado pela Meia Lua. A posição, como uma dança delicada em meio à gravidade, expande em todas as direções, enquanto abre o coração. “Todas as posições desse tipo são perfeitas para ajudar o libriano a alinhar a escala interna, mas esta, além de tudo, adiciona beleza à sua expressão, parecida com a de uma bailarina”, diz Paula. A postura fortalece pernas, glúteos, isquiotibiais e tornozelos. “Ela pode aliviar problemas menstruais, como cólicas, inchaço e a dor ciática causada pela inflamação do nervo ciático”, aponta Koya.

  • Escorpião: Posição do Gafanhoto (Shalabhasana)

    A posição é forte e vigorosa, projetada para fortalecer o assoalho pélvico, o tronco e as pernas, por ativar todos os músculos do corpo. “Escorpião é considerado o mais sensual, apaixonado e intenso de todos os signos do zodíaco, e essa postura é a expressão perfeita do desejo profundo do escorpiano de sentir tudo”, explica Paula. Além de melhorar sua postura, o Gafanhoto alivia a tensão que pode estar presa nas costas e nos ombros, diz a treinadora. “E tonifica as nádegas e isquiotibiais.”

  • Sagitário: Posição do Guerreiro Reverso II (Viparita Virabhadrasana II)

    Não poderia haver uma postura mais apropriada para um sagitariano. Seus benefícios incluem foco e tenacidade, que é exatamente o que alguém de Sagitário precisa para manter os olhos no prêmio e fora de qualquer outra coisa ao redor, observa Paula. “Essa postura enfatiza o alongamento da cintura e do tronco, que muitas outras tendem a ignorar”, explica Koya. “É ótima para fortalecer a partes superior e inferior e também ajuda a melhorar a flexibilidade e equilíbrio.”

  • Capricórnio: Posição da Montanha (Tadasana)

    Embora pareça simples, a Tadasana é uma posição complexa. “A energia de Capricórnio é motivada pela natureza, mas pode facilmente se esgotar se não estiver comprometida em um ritmo constante”, diz a especialista. Praticá-la regularmente pode ajudar a desenvolver a resistência e a resiliência necessárias para assumir qualquer objetivo, grande ou pequeno. “A posição permite que você trabalhe para diminuir o ritmo da respiração e se concentre na autoconsciência”, diz Koya. A Tadasana também permite abrir o peito e os ombros, melhora a postura e ajuda a firmar os músculos abdominais.

  • Aquário: Posição da Roda Completa, Arco ou Ponte (Urdhva Dhanurasana)

    Aquário é o mais engenhoso e imaginativo dos signos. Está sempre atrás de uma maneira nova e melhor de abordar e solucionar um problema ou desenvolver um design ou conceito. “A Ponte é uma posição de abertura do coração, o que dá ao aquariano o impulso de energia de que precisa para continuar com seus sonhos e inspirações para a criação de um mundo melhor”, conta Paula. Se bem feita, “esta postura pode estimular a glândula tireóide e aumentar a energia em todo o corpo, o que melhorará o humor e reduzirá qualquer estresse ou ansiedade”, explica Koya.

  • Peixes: Posição do Peixe (Matsyasana)

    A Matsyasana abre sua garganta e coração — os espaços de verdade e intenção em seu corpo. Isso faz da postura uma escolha natural para o signo de Peixes, que é o mais espiritual de todos. A posição abre os chakras do coração e da garganta, estimulando a energia positiva em todo o corpo, diz Koya. “Também fortalece a nuca e os músculos das costas, e melhora a postura.”

Áries: Posição do Barco (Navasana)

“O Barco é uma potência, uma posição de fortalecimento do tronco e Áries é o sinal definitivo de força — move-se com paixão por meio de qualquer desafio, ainda que com beleza e graça”, diz Paula. A postura ajuda a fortalecer os músculos abdominais, a coluna vertebral e o quadril e ainda tonifica o corpo. “É uma grande forma de abrir o coração para despertar o chakra, assim como os pulmões”, diz Koya Webb, treinadora de celebridades, coach holística de saúde e autora de “Let Your Fears Make You Fierce” (Deixe seus medos torná-lo feroz, em tradução livre, ainda sem edição no Brasil). A pose também “acelera o seu metabolismo e pode estimular a tireoide, com base no posicionamento da sua cabeça”, acrescenta Koya.

 


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).