As cidades mais seguras do mundo em 2019

Getty Images
Rio de Janeiro e São Paulo ocupam a 41ª e a 42ª posições, respectivamente

Resumo:

  • Mais um ano no primeiro lugar da classificação geral, Tóquio também foi a primeira em segurança digital;
  • Cidades da ásia-pacífico Cingapura, Osaka, Sydney, Seul e Melbourne também estão no top 10;
  • As norte-americanas Washington D.C. e Chicago são as cidades do Estados Unidos melhores colocadas no ranking.

A Economist Intelligence Unit lançou o Safe Cities Index, que classifica as cidades mais seguras no mundo. A lista ranqueia 60 cidades em 57 indicadores, incluindo segurança digital, de infraestrutura e pessoal e saúde. Como nas edições anteriores, Tóquio obteve a pontuação geral mais alta no índice deste ano: 92 de 100.

LEIA MAIS: Melhores e as piores cidades para ter propriedades de luxo

A capital japonesa tem vários pontos fortes, como infraestrutura projetada para suportar eventos catastróficos, baixos níveis de crimes violentos e banais e baixo risco de malware de computador. O índice ressalta que a capital japonesa continua sendo uma das cidades mais bem administradas do mundo, sua segurança é uma prioridade de longo prazo de seu governo há anos.

A região da Ásia e Pacífico tem seis entre as dez cidades mais seguras, com Singapura (2º), Osaka (3º), Sydney (5º), Seul (empate em 8º) e Melbourne (10º) presentes. É importante ressaltar que os níveis de segurança em diferentes cidades não estão vinculados às regiões globais. Lugares como Tóquio, Singapura e Osaka lideram por suas forças específicas e não pelo simples fato de estarem localizadas na Ásia. As cidades dos EUA ficaram para trás na maioria das métricas de segurança, mas têm Washington D.C. e Chicago no top 10. As cidades norte-americanas têm desempenho melhor em uma categoria chave, segurança digital, com Chicago, Washington DC, Los Angeles, São Francisco, Dallas e Nova York, todos nesse top 10 específico.

Rio de Janeiro (41) e São Paulo (42) são as únicas cidades brasileiras no ranking geral, que compila 60 cidades. Nas listas específicas, há variações. A capital do Rio é a 44ª em segurança digital, a 36ª em segurança de saúde (empatada com a São Paulo), a 40ª em infraestrutura e a 46ª em segurança pessoal. São Paulo ficou uma posição atrás do Rio em todas as categorias, menos em segurança digital, em que ocupa o 50º lugar. Em precauções para catástrofes, o Rio está no 37º lugar e a cidade paulistana em 40º.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).