Música ‘on the road’: o Top 10 entre os viajantes

ListaRock/GettyFlamingoImages
Pesquisa revelou que as pessoas que viajam de carro preferem ouvir músicas com alta energia e baixa acústica

Resumo:

  • O site InsureMyTrip fez o levantamento das músicas que mais aparecem nas listas de viagens de carro do Spotify;
  • As canções têm em comum o baixo teor acústico e a alta energia nas melodias;
  • Entre as 10 primeiras colocadas, apenas o single “Old Town Road – Remix” é contemporâneo;
  • O grupo de rock australiano AC/DC emplacou quatro faixas entre as 100 mais ouvidas na categoria.

Para quem gosta de pegar a estrada, uma atração à parte é criar uma lista de músicas para a viagem. Cantar junto faz o tempo passar mais rápido e dá a trilha — e o tom — da jornada. E quais seriam as músicas mais icônicas do asfalto? O site InsureMyTrip, especializado em seguros de viagem, analisou listas com o tema “viagem de estrada”, montadas por usuários do mundo todo no Spotify, e chegou ao Top 10 dos hits rodoviários. O rock domina a parada, ocupando as cinco primeiras posições.

LEIA MAIS: Amazon lança serviço de streaming de música no Brasil

“Sweet Home Alabama”, lançada em 1973 pela banda Lynyrd Skynyrd, é a campeã em reproduções: aparece em 15% de todas as listas de road trip. É seguida por “Hotel California”, “Highway to Hell”, “All Star”, e “Africa”. Também figura no Top 10 o clássico “Don’t Stop Believin”. Em conjunto, as faixas soam mais de 450 vezes.

“Há um padrão claro do tipo de música que as pessoas escolhem para viagem. Canções com alta energia e baixa acústica são as preferidas para trajetos longos”, diz Joe Cinquegrana, analista de dados do InsureMyTrip. “Surpreende que o rock clássico continue dominando esse tipo de lista, mesmo hoje, quando vemos outros gêneros no topo das pesquisas.”

As 10 músicas favoritas para a estrada

1 “Sweet Home Alabama”, Lynyrd Skynyrd
2* “Hotel California”, The Eagles
2* “Highway to Hell”, AC/DC
3 “All Star”, Smash Mouth
4 “Africa”, Toto
5 “Don’t Stop Believin’”, Journey
6 “Old Town Road”, Lil Nas X
7 “Stacy’s Mom”, Fountains of Wayne
8 “Bohemian Rhapsody”, Queen
9* “Closer”, The Chainsmokers
9* “Back in Black”, AC/DC
10 “Take on Me”, a-ha

O InsureMyTrip também comparou as listas do Spotify para apontar o artista mais popular entre os motoristas. A banda australiana de rock AC/DC apareceu em primeiro lugar no ranking, com o maior número de canções entre as cem mais tocadas: “Highway to Hell” (3º), “Back in Black” (11º), “Thunderstruck” (18º) e “You Shook me All Night Long” (47º).

LEIA TAMBÉM: 10 mulheres mais bem pagas na música em 2019

Outras características comuns às músicas prediletas dos viajantes são alguns acordes específicos e 129 batidas por minuto (BPM). Além disso, muitas datam dos anos 1970, como “Sweet Home Alabama”, “Hotel California”, “Highway to Hell”, e “Bohemian Rhapsody”.

E TAMBÉM: Como usar a inteligência musical no trabalho

A faixa mais nova a entrar para o top 10 da estrada é a do artista Lil Nas X, “Old Town Road – Remix”. Lançada em abril de 2019, ela já apareceu diversas vezes em listas para viagens de carro. A canção recentemente se tornou a música nº1 pelo maior tempo nas pesquisas dos Estados Unidos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).