Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / 4 dicas poderosas de comunicação para mulheres empreendedoras

4 dicas poderosas de comunicação para mulheres empreendedoras

Muito mais do que uma ideia inovadora, é preciso saber falar de maneira direta e eficiente

Fabiana Scaranzi
09/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Reprodução
Reprodução

Muito mais do que uma ideia inovadora, é preciso saber falar de maneira direta e eficiente

Como mulheres, sabemos como é difícil sermos ouvidas no mercado de trabalho. Infelizmente, o preconceito ainda existe, e a desigualdade de gêneros continua enorme. Como empreendedoras, esse desafio pode ser ainda maior.

É verdade que vender um produto ou serviço inovador e de qualidade é importante, assim como a propaganda e a excelência no preço e na entrega, entretanto, existe, sim, uma última habilidade que pode fazer a sua empresa se destacar no mercado: sua comunicação como gestora.

Separei algumas dicas especiais para mulheres empreendedoras que precisam melhorar sua comunicação e atrair com sucesso até o mais difícil dos públicos.

Aposte na lógica

Vai apresentar seu produto ou serviço para um novo cliente em potencial? Aposte em argumentos lógicos, em vez de apelar para o emocional para enfatizar seu ponto de vista. Dica importante: evite frases emocionalmente carregadas, como “eu sinto que”, uma vez que elas podem prejudicar sua credibilidade. Apresente seus pontos com uma linguagem que mostre que você tem um plano de ação a longo prazo. Mas atenção: apostar na lógica não significa, necessariamente, fazer uma apresentação fria. Entre dados, gráficos e planilhas, é preciso criar uma relação de proximidade com o público ou cliente, mesmo que seja através de exemplos, inclusive pessoais.

Fale com convicção e autoridade

O Incedo Group, empresa de consultoria de desenvolvimento organizacional norte-americana, lançou em 2018 um artigo explicando que nós, mulheres, precisamos equilibrar credibilidade, simpatia e autoridade – três habilidades cruciais para uma comunicação eficaz –, principalmente se estivermos entrando agora no universo do empreendedorismo. Como? Projete sua confiança ao conduzir a conversa e a trazer de volta ao tópico quando/se ela sair do curso. Nunca comece uma frase com “Eu posso estar errada sobre isso”, ou “Infelizmente não sei se posso”. Seja direta! Esses “avisos” podem passar a impressão de fraqueza ou incerteza e desvalorizar seu serviço. Por fim, não se deixe ser interrompida. Se alguém cortar você, diga educadamente, mas de maneira direta: “Com licença, ainda não terminei”.

Seja breve

Seja sucinta nas conversas de negócios, inclua apenas os detalhes pertinentes. Embalar seu público nem uma primeira conversa com uma avalanche de informações pode confundir e até fazer com que ele perca o interesse. Além disso, dar muita explicação ou levar muito tempo para chegar ao ponto mais importante do seu argumento diminui sua credibilidade. Seja direta ao se comunicar, mesmo se estiver em uma conversa difícil.

Preste atenção na linguagem corporal

O modo como você se comporta e interage com os outros tem tanto impacto quanto as palavras que você diz, então, aprenda a usar a linguagem corporal também a seu favor. Ao interagir com colegas, equipe de trabalho ou clientes, demonstre confiança e assertividade ao fazer contato visual e apertar a mão de alguém com firmeza. Preste muita atenção à linguagem corporal do outro para avaliar sua conexão. Por exemplo: a outra pessoa está sorrindo e balançando a cabeça ou franzindo a testa e cruzando os braços? Aprenda também as diferentes maneiras pelas quais homens e mulheres usam e interpretam a linguagem corporal. Homens tendem a acenar com a cabeça quando concordam com o que estão ouvindo, enquanto as mulheres tendem a acenar para reconhecer que entendem a outra pessoa. Estude essas diferenças de gênero para garantir que seus clientes vão compreender você e como você pode precisar alterar sua linguagem corporal para garantir que suas ideias sejam 100% captadas.

 

Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carreira
  • comunicação
  • dicas
  • escuta
  • Fabiana Scaranzi
  • FORBES
  • Forbes@Women
  • ForbesMulher

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

  • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

  • Brasil Quer Ampliar Presença do Agro Brasileiro na China

  • USDA Eleva Previsão de Safra 2024/25 de Milho do Brasil; Mantém Soja

  • Colheita de cana-de-açúcar

    Raízen Vende Usina Leme por R$ 425 Milhões

  • soja

    Analista Revisa para Cima Previsão de Colheita e Exportação de Soja da Ucrânia

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.