4 dicas poderosas de comunicação para mulheres empreendedoras

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Muito mais do que uma ideia inovadora, é preciso saber falar de maneira direta e eficiente

Como mulheres, sabemos como é difícil sermos ouvidas no mercado de trabalho. Infelizmente, o preconceito ainda existe, e a desigualdade de gêneros continua enorme. Como empreendedoras, esse desafio pode ser ainda maior.

É verdade que vender um produto ou serviço inovador e de qualidade é importante, assim como a propaganda e a excelência no preço e na entrega, entretanto, existe, sim, uma última habilidade que pode fazer a sua empresa se destacar no mercado: sua comunicação como gestora.

Separei algumas dicas especiais para mulheres empreendedoras que precisam melhorar sua comunicação e atrair com sucesso até o mais difícil dos públicos.

Aposte na lógica

Vai apresentar seu produto ou serviço para um novo cliente em potencial? Aposte em argumentos lógicos, em vez de apelar para o emocional para enfatizar seu ponto de vista. Dica importante: evite frases emocionalmente carregadas, como “eu sinto que”, uma vez que elas podem prejudicar sua credibilidade. Apresente seus pontos com uma linguagem que mostre que você tem um plano de ação a longo prazo. Mas atenção: apostar na lógica não significa, necessariamente, fazer uma apresentação fria. Entre dados, gráficos e planilhas, é preciso criar uma relação de proximidade com o público ou cliente, mesmo que seja através de exemplos, inclusive pessoais.

Fale com convicção e autoridade

O Incedo Group, empresa de consultoria de desenvolvimento organizacional norte-americana, lançou em 2018 um artigo explicando que nós, mulheres, precisamos equilibrar credibilidade, simpatia e autoridade – três habilidades cruciais para uma comunicação eficaz –, principalmente se estivermos entrando agora no universo do empreendedorismo. Como? Projete sua confiança ao conduzir a conversa e a trazer de volta ao tópico quando/se ela sair do curso. Nunca comece uma frase com “Eu posso estar errada sobre isso”, ou “Infelizmente não sei se posso”. Seja direta! Esses “avisos” podem passar a impressão de fraqueza ou incerteza e desvalorizar seu serviço. Por fim, não se deixe ser interrompida. Se alguém cortar você, diga educadamente, mas de maneira direta: “Com licença, ainda não terminei”.

Seja breve

Seja sucinta nas conversas de negócios, inclua apenas os detalhes pertinentes. Embalar seu público nem uma primeira conversa com uma avalanche de informações pode confundir e até fazer com que ele perca o interesse. Além disso, dar muita explicação ou levar muito tempo para chegar ao ponto mais importante do seu argumento diminui sua credibilidade. Seja direta ao se comunicar, mesmo se estiver em uma conversa difícil.

Preste atenção na linguagem corporal

O modo como você se comporta e interage com os outros tem tanto impacto quanto as palavras que você diz, então, aprenda a usar a linguagem corporal também a seu favor. Ao interagir com colegas, equipe de trabalho ou clientes, demonstre confiança e assertividade ao fazer contato visual e apertar a mão de alguém com firmeza. Preste muita atenção à linguagem corporal do outro para avaliar sua conexão. Por exemplo: a outra pessoa está sorrindo e balançando a cabeça ou franzindo a testa e cruzando os braços? Aprenda também as diferentes maneiras pelas quais homens e mulheres usam e interpretam a linguagem corporal. Homens tendem a acenar com a cabeça quando concordam com o que estão ouvindo, enquanto as mulheres tendem a acenar para reconhecer que entendem a outra pessoa. Estude essas diferenças de gênero para garantir que seus clientes vão compreender você e como você pode precisar alterar sua linguagem corporal para garantir que suas ideias sejam 100% captadas.

 

Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.

 

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