Helicóptero de Kobe Bryant recebeu autorização especial para voar na neblina

AP PHOTO_RINGO H.W. CHIU
Novos detalhes sobre o acidente que matou Kobe Bryant revelam que o helicóptero recebeu autorização especial para decolar em clima nebuloso

O “New York Times” informou hoje (27) que o helicóptero Sikorsky S-76B que caiu e matou Kobe Bryant e outros oito a bordo ontem (26) em Calabasas, na Califórnia, recebeu aprovação especial para voar em condições de neblina, condição que normalmente impede que helicópteros do LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles) saiam do chão.

Citando registros de áudio entre o piloto e o controle de tráfego aéreo, o “Times” informou que o helicóptero recebeu um aval com “Regras Especiais de Vôo Visual”, a fim de voar no nevoeiro da manhã de domingo.

LEIA MAIS: Lenda do basquete: conheça a jornada dentro e fora de quadra do gigante Kobe Bryant

De acordo com o jornal, os helicópteros do LAPD normalmente não voam nessas condições de neblina, e a visibilidade da manhã de ontem era de menos de 3,2 quilômetros a partir do heliporto do centro de Los Angeles.

O “Times” disse que a aprovação especial provavelmente poderia se tornar o centro da investigação do acidente, iniciada pela Administração Federal de Aviação e pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes.

As oito outras vítimas do acidente são sua filha de 13 anos, Gianna, o piloto Ara Zobayan, o técnico de beisebol da Orange Coast College John Altobelli, sua esposa, Keri Altobelli, e sua filha, Alyssa Altobelli, além de Sarah Chester e sua filha, Payton Chester, e a treinadora de basquete Christina Mauser.

O helicóptero decolou às 9h (horário local) de domingo, voando para o norte sobre Los Angeles, depois seguiu para o oeste pela Ventura Freeway antes de virar para o sul nas montanhas de Santa Monica. Quando os dados de rastreamento do voo fossem abruptamente cortados, o helicóptero estava descendo a uma taxa muito alta de 4.200 pés por segundo, a partir uma altura de 1.700 pés.

LEIA TAMBÉM: As maiores parcerias da NBA com marcas de tênis

Bryant passou toda sua carreira de 20 anos na NBA jogando pelo Los Angeles Lakers até se aposentar em 2016. Ele foi escolhido All Star 18 vezes, venceu cinco campeonatos da NBA e ganhou duas medalhas de ouro olímpicas e um Oscar em 2018 por escrever e narrar “Dear Basketball”, um curta animado sobre seus sonhos de infância em jogar na NBA.

O helicóptero Sikorsky S-76B é um avião de luxo para 12 passageiros. É o preferido para o transporte de VIPs e executivos de negócios, e também tem sido usado para evacuações médicas e transporte offshore de gasolina. Ele também tem um sólido histórico de segurança.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).