Você é introvertida? Aprenda como melhorar sua comunicação no trabalho

Reprodução
Acredite, você não precisa ser a pessoa mais barulhenta da sala para expressar sua opinião.

Ser introvertida não é necessariamente um defeito, mas, é preciso concordar: pessoas mais quietas tendem a ter uma dificuldade maior para fazer sua voz ser ouvida, especialmente no trabalho.

Tentar se comunicar de uma forma que vai contra suas tendências naturais pode ser desconfortável e definitivamente não é o caminho. A solução? Estar alinhada com quem você é de verdade e tentar fazer desse seu lado mais introspectivo o equilíbrio perfeito para um ambiente de trabalho extrovertido e barulhento.

Separei três dicas para você ficar confortável na sua própria pele, elevar sua autoestima, fazer sua voz ser ouvida e ainda passar suas mensagens com sucesso e segurança.

1) Antes de tudo, anote suas ideias.
Pessoas introvertidas tendem a processar muito, ou seja, elas pensam várias e várias vezes antes de falar. Minha dica, então, é fazer uma lista dos pontos importantes da mensagem que você está prestes a passar, especialmente antes de uma reunião ou apresentação. Ao pontuar seus pensamentos no papel, você se permite trabalhar diferentes ideias de dentro para fora e melhora a forma como você vai expor essas ideias aos outros.

É preciso ter em mente também que vivemos numa sociedade que acredita que um ambiente de trabalho, para funcionar bem, precisa adotar uma cultura extrovertida, na qual todo pensamento deve ser feito em voz alta. Mas, não. Você não precisa responder ao ritmo acelerado dos seus gestores e colegas. Reserve um tempo para processar seus pensamentos e só então fazer uma contribuição significativa. A tática é inteligente e te deixa bem mais à vontade.

2) Tire um momento do dia pra você.
Pessoas introvertidas tendem a ser mais introspectivas. Se você faz parte desse time, uma boa ideia é reservar um tempo durante o dia para alinhar seus pensamentos e garantir que eles estejam em ordem, especialmente, antes de dar o próximo passo e tomar alguma atitude importante.

Apesar de não me considerar uma pessoa introvertida, esse hábito funciona bastante para mim: primeiro, eu penso sozinha nos meus metas, ideias, estratégias e opiniões. Somente depois que eles estão claros na minha cabeça, que já bolei um plano de ação e considerei os prós e contras e os possíveis resultados a curto e longo prazo, eu comunico minha mensagem à equipe.

Esse tempo sozinha durante o dia nos permite ficar mais preparadas para falar diante de um público, dar nossa opinião durante uma reunião ou simplesmente pedir por algo que a gente deseja. Esse tempo serve como uma preparação, inclusive, para a nossa autoconfiança.

3) Seja sincera sobre a forma como você se comunica.
Um grande erro das pessoas introvertidas é achar que elas precisam se adequar ao jeito expansivo do outro. Acredite: ser calma e introspectiva não é motivo de vergonha, então, não tem porque esconder esse traço da sua personalidade. Que tal explicar o para o seu chefe e colegas de trabalho que seu estilo de comunicação é um pouco mais ameno e pontual? É verdade que começar essa conversa pode ser difícil, mas, ao esclarecer que ser quieta não significa que você está infeliz ou insatisfeita com o seu cargo ou empresa, a convivência em grupo fica muito mais confortável.

E, por último, não se esqueça: você é uma pessoa competente, poderosa e suas ideias e opiniões têm muito a acrescentar, inclusive, no mercado de trabalho. Os outros merecem e precisam ouvir seus feedbacks e contribuições. Deixá-las somente na sua cabeça é uma grande perda de potencial e pode ser, inclusive, autodestrutivo.

 

Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).