OMS declara coronavírus como pandemia

GettyImages/ Marco Cantile
Os esforços mundiais não foram suficientes para conter o Covid-19

A Organização Mundial da Saúde declarou o Covid-19 uma pandemia global hoje (11), enviando uma mensagem aos líderes mundiais de que o coronavírus é uma crise veloz que precisa ser levada a sério. A entidade estava relutante em classificar o vírus como pandemia global até agora, dizendo que categorizar a doença muito cedo poderia criar pânico infundado.

Não há critérios fixos para declarar uma pandemia, mas Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, citou a rápida disseminação da doença fora da China como motivo para a declaração. A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi durante a crise do H1N1 em 2009, que teve quase um quarto da população mundial infectada.

LEIA MAIS: Wuhan é instruída a retomar atividades após recuo do coronavírus na China

Depois da declaração, o índice Dow Jones caiu mais de 1.100 pontos.

“Estamos profundamente preocupados com os níveis de disseminação e severidade e com os níveis alarmantes de inação”, disse Ghebreyesus. Ele apontou para o fato de que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas e o número de países infectados triplicou.

LEIA TAMBÉM: Fiat paralisa fábricas da Itália, VW avalia mandar pessoal em Barcelona para casa

Nos últimos meses, o Covid-19 se espalhou rapidamente de Wuhan, China para o resto do mundo, com Itália, Irã e Coreia do Sul lidando com os surtos mais graves fora da China. Segundo o instituto Johns Hopkins, mais de 121 mil casos foram confirmados em todo o mundo e 4.373 já morreram.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).