Nasa retoma voo espacial a partir dos EUA com lançamento da SpaceX

ReproduçãoForbes
ReproduçãoForbes

Um foguete SpaceX Falcon 9 decolou do Kennedy Space Center às 16h22 (no horário de Brasília)

A SpaceX, empresa privada de foguetes do empresário bilionário Elon Musk, lançou dois americanos em órbita da Flórida hoje (30), em uma missão que marca o primeiro voo espacial dos astronautas da Nasa em solo norte-americano em nove anos.

Um foguete SpaceX Falcon 9 decolou do Kennedy Space Center às 16h22 (no horário de Brasília), lançando Doug Hurley e Bob Behnken em uma viagem de 19 horas a bordo da recém-projetada cápsula Crew Dragon da empresa com destino à Estação Espacial Internacional.

LEIA TAMBÉM: Mau tempo adia lançamento de primeira missão espacial tripulada da SpaceX

A primeira tentativa de lançamento da missão, na quarta-feira, foi abortada a menos de 17 minutos no relógio por causa de um clima de tempestade em torno do Centro Especial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A plataforma de lançamento é a mesma usada para o último voo do ônibus espacial da Nasa, pilotado por Hurley, em 2011. Desde então, astronautas da Nasa tiveram que pegar carona na nave espacial russa Soyuz.

O chefe da Nasa, Jim Bridenstine, disse que retomar o envio de astronautas americanos em foguetes produzidos pelos EUA, em solo americano, é a prioridade da agência espacial.

A última vez que a Nasa lançou astronautas ao espaço em um novo veículo foi 40 anos atrás, no começo do programa do ônibus espacial.

Hurley, 53 anos, e Behnken, 49 anos, funcionários da Nasa sob contrato para voar com a SpaceX, devem permanecer várias semanas na estação espacial, auxiliando uma equipe desfalcada no laboratório orbital.

A Boeing está produzindo seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX e deve colocar no ar seu CST-100 Starliner com astronautas a bordo pela primeira vez no próximo ano. A Nasa concedeu quase US$ 8 bilhões à SpaceX e à Boeing para o desenvolvimento de seus foguetes rivais.

Veja na galaria abaixo algumas imagens do lançamento:

  • Hurley (à esquerda) e Behnken foram até a plataforma de lançamento em um carro da Tesla

    ReproduçãoForbes
  • Presidente Trump estava presente na missão histórica

    ReproduçãoForbes
  • O lançamento ocorreu sem problemas, apesar de algumas preocupações com o clima

    ReproduçãoForbes
  • A SpaceX pode lançar outra missão tripulada antes do final de 2020

    ReproduçãoForbes

Hurley (à esquerda) e Behnken foram até a plataforma de lançamento em um carro da Tesla

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).