1. Início
  2. /
  3. Forbes Saúde
  4. /
  5. China diz que OMS aprovou uso emergencial de vacina contra coronavírus
Forbes Saúde

China diz que OMS aprovou uso emergencial de vacina contra coronavírus

Autoridade da Comissão Nacional de Saúde do país afirmou que lançou o programa em julho

3 min
Andreas Gebert/Reuters
Andreas Gebert/ReutersTrabalhadores essenciais e outros grupos de risco receberam a vacina na China

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse à China que apoia e compreende que o país inicie a administração de vacinas contra coronavírus experimentais enquanto os testes clínicos ainda estão em andamento, disse uma autoridade de saúde chinesa hoje (25).

A China fez contato com a OMS no final de junho e lançou seu programa emergencial em julho, segundo Zheng Zhongwei, autoridade da Comissão Nacional de Saúde do país.

LEIA MAIS: Sinovac quer distribuir vacina para Covid-19 na América do Sul em parceria com Butantan, diz executivo

Centenas de milhares de trabalhadores essenciais e outros grupos limitados de pessoas que se considera correrem risco alto de infecção receberam a vacina, embora sua eficácia e segurança ainda não tenham sido plenamente estabelecidas, já que os testes clínicos de estágio avançado estão incompletos.

“No final de junho, o Conselho de Estado da China aprovou o plano de um programa de uso emergencial de vacina contra coronavírus”, disse Zheng em uma coletiva de imprensa.

“Após a aprovação, em 29 de junho, fizemos contato com os representantes relevantes do escritório da OMS na China e obtivemos apoio e compreensão da OMS”, disse.

O representante da OMS na China não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A cientista-chefe da agência, Soumya Swaminathan, disse em Genebra neste mês que autoridades reguladoras nacionais podem aprovar o uso de produtos médicos em suas próprias jurisdições na situação atual de emergência, mas descreveu a medida como uma “solução temporária”.

A solução de longo prazo está na conclusão dos testes de estágio avançado, disse a autoridade da OMS.

PRODUÇÃO DE VACINA

A capacidade de produção anual de vacinas contra a Covid-19 da China deve chegar a 610 milhões de doses até o final de 2020, informou a Comissão Nacional de Saúde do país hoje.

A capacidade está prevista para chegar a 1 bilhão de doses por ano até 2021, disse Zheng Zhongwei, diretor-geral do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da comissão, em uma coletiva de imprensa. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.