Para Erika dos Mares Guia, “não é que o cliente tem sempre razão. O cliente é a própria razão”

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Erika começou na moda ao lado da mãe, em 1990, quando abriram a primeira loja multimarcas de luxo em Belo Horizonte

A mineira Erika dos Mares Guia está em ritmo acelerado nos últimos dias. Ela cuida, supervisiona e administra a loja CJ Mares, seus domínios paulistanos no shopping Cidade Jardim: 1 mil metros quadrados onde faz a curadoria de mais de 70 marcas, nacionais e internacionais, em roupas, acessórios e joalheria. “Existe muita gente boa no mundo fazendo coisas maravilhosas”, diz Erika.

Nomes como Alberta Ferretti, Paula Raia, Alessandra Rich, Ulla Johnson e David Koma ao lado de marcas de países que até pouco tempo não faziam parte do circuito fashionable mundial – Austrália, Vietnã, Coreia, Colômbia, Israel, Turquia e Romênia – e novas favoritas eco-friendly, como Amur, Sea New York e Mother of Pearl. Sem esquecer os shop-in-shop de Dolce & Gabbana e Zimmerman. Erika também acaba de abrir uma pequena e charmosa filial CJ Mares na Fazenda Boa Vista. Cuida da recém-lançada coleção que fez em parceria com a House of Blog – do empresário João Foltran, leia-se John John Jeans. E dá os toques finais na plataforma digital CJ Mares, que estará no line-up de estilo do Shops, o primeiro shopping dos Jardins, com inauguração marcada para o mês que vem em São Paulo.

Por isso, ao ser convidada para fazer parte do nosso hall de Mulheres de Sucesso, foi logo avisando bem-humorada: “Minha semana está uma verdadeira gincana”. Mesmo assim encontrou espaço na agenda para, mineiramente, conversar com a coluna e responder o questionário de sucesso. Antes porém, comemorou seu aniversário: “Nasci nos anos 1970”, informou apenas.

Por falar em nascimento, origens, Erika se orgulha em dizer que “cresceu em chão de fábrica”, uma referência à mãe, Sheila dos Mares Guias, nome conhecido da moda mineira, com quem ela teve as primeiras noções de estilo e de trabalho na área. “Aos 14 anos, eu já estava fazendo produção para os desfiles do Grupo Mineiro de Moda”, lembra – o GMM foi uma das forças do estilo made in Brazil nos anos 1980 e 1990. Mais tarde, teve a oportunidade de passar um bom tempo fora do país, aprendendo sobre a moda e a vida na Inglaterra, França, Itália, Espanha e Estados Unidos. Ao todo foram sete anos vivendo no exterior.

A empreitada de Erika na moda começou ao lado da mãe, em 1990, quando abriram a primeira loja multimarcas de luxo no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, comercializando grifes nacionais e internacionais – como Dolce & Gabbana, Dior e Valentino. O negócio prosperou, expandiu e acabou chegando à capital paulista: “Quando você vende em São Paulo, na verdade vende para o Brasil inteiro”, observa. Hoje, o sucesso da Mares é fato mais que consumado. “Meu público gosta e aceita o novo”, comemora Erika. E resume, com a voz da experiência: “Não é que o cliente tem sempre razão. O cliente é própria razão”.

Sobre a parceria com a House of Blog, conta entusiasmada: “Criamos uma coleção baseada em malhas e jeans, pensando nesse momento que pede roupas confortáveis para transitar entre a casa – e o home office – e os compromissos externos, com muito estilo”. E a colaboração envolve também uma ação social: cada peça vendida é revertida em doação para a Casa Santa Terezinha – entidade de acolhimento e assistência a crianças e adolescentes portadoras de genodermatoses.

Como trabalho pouco é bobagem, Erika tem se aplicado na arte de fazer curadoria e pedido via plataformas digitais, à distância: “É totalmente diferente e um pouco mais demorado. Sinto falta de ver roupa de perto, tocar os tecidos. Mas é o que os tempos exigem e, sobretudo, mais um desafio”. Ela, como já deu para perceber, adora desafios. A seguir, Erika dos Mares Guia, mulher de sucesso, responde:

Qual o seu maior exemplo de mulher de sucesso?

Aquelas que saem muito cedo de casa, utilizam transporte público e trabalham o dia inteiro. Esposas e mães cuidam da família, preparam a comida, limpam a casa e ainda ajudam a comunidade. Além de tudo, têm um sorriso no rosto e afeto pra dar. Sem dúvida, são seres humanos de sucesso. Enquanto isso, temos o péssimo hábito de reclamar de coisas pequenas. É preciso conhecer outros modos de vida que nos ensinam a dar valor para o que temos.

Qual a sua ideia de felicidade no trabalho?

Existe um tripé para essa felicidade: o amor que sentimos pelas pessoas e por aquilo que fazemos, a constante busca pelo conhecimento e a realização pelo trabalho bem feito.

Eu achava que sucesso era… mas descobri que sucesso é…

Desde muito cedo aprendi que todas as funções são importantes e todos devem ser valorizados. O sucesso está diretamente ligado a criar algo especial e ver as pessoas que trabalham com você crescendo e se realizando profissionalmente. Para mim, nada faria sentido se não visse vidas se transformando há mais de 30 anos.

Depois da pandemia qual será a mudança mais significativa na sua área de atuação profissional?

A prática do home office trouxe a necessidade de roupas mais confortáveis. E, à medida que retomamos o cotidiano, as roupas farão o trânsito entre a casa e a rua, conforto aliado ao estilo. Ao mesmo tempo, tornou-se impossível fabricar ou comercializar qualquer produto que não esteja comprometido com responsabilidade social e ambiental. Tem sido um aprendizado e tanto.

Se você pudesse escolher um superpoder, qual seria?

Ter o poder de erradicar a fome no mundo. Além de proporcionar educação de qualidade e serviço de saúde para todos.

Que tipo de hábito ou exercício você recomenda para desligar ou aliviar sua mente?

Estar com a família. As crianças são a melhor fonte de energia. Também é vital rir, caminhar, dançar, ter boa noite de sono e fazer o bem. Simples assim.

Qual mensagem que você gostaria de deixar para as próximas gerações?

Cuide da mente e do corpo. Vimos, mais do que nunca, que a saúde é o mais importante. Muito importante: Comece pequeno, pense grande e siga em frente que tudo vai dar certo.

Com Mario Mendes e Antonia Petta

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

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