Como cuidar do cabelo em viagens para lugares frios

Hidratação e proteção solar são algumas das recomendações para manter os fios e o couro cabeludo saudáveis.

Márcio Crisóstomo
Compartilhe esta publicação:
Cavan Images/Getty Images
Cavan Images/Getty Images

No frio, o vento e a baixa umidade ressecam a pele e os cabelos, que ficam mais quebradiços e opacos

Acessibilidade


Viajar para países com temperatura mais fria, como regiões de esqui, são alguns dos programas turísticos mais atraentes. Porém, esta temperatura tem efeitos sobre nossa pele e nossos cabelos. Alguns cuidados devem ser tomados para diminuí-los.

O cabelo tem uma função de barreira protetora física e mecânica do couro cabeludo, assim, quem tem calvície ou os cabelos ralos deve aumentar o cuidado com a proteção contra os raios solares. Muitos acreditam que por estar frio essa proteção seja dispensável, mas é um engano. Os raios solares podem ser até mais danosos à estrutura do cabelo e à pele, pois são refletidos pela neve.

LEIA TAMBÉM: A busca pela naturalidade no transplante capilar

Além da proteção solar, com gorros, capuz, e filtros ultravioleta específicos, pode-se aplicar produtos leave-in, ou seja, sem enxágue e que podem permanecer nos fios para proteção em passeios ao ar livre.

Dependendo da temperatura, em caso de frio mais extremo, o cabelo pode até congelar e quebrar. Evitar sair com os cabelos molhados previne este efeito. O uso de gorros e outros protetores aumenta a eletricidade eletrostática dos fios, causando o frizz, um efeito de cabelo espetado. Mais uma vez, o uso de produtos leave-in anti-frizz pode amenizar este aspecto.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

No frio, o vento e a baixa umidade ressecam a pele e os cabelos, que ficam desidratados, consequentemente mais quebradiços e opacos, o que é agravado pelos banhos com água quente. A dica nesses casos é evitar banhos com água muito quente e o uso do secador e preferir a temperatura morna a fria. O uso de condicionador nos fios também é recomendado.

Com esses cuidados básicos, aliados à hidratação e à proteção solar, pode-se curtir o frio e a diversão sem danificar os cabelos.

Márcio Crisóstomo é cirurgião plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy, especialista em Transplante Capilar nos Estados Unidos pelo American Board of Hair Restoration Surgery, com pós-graduação em Surgical Leadership pela Harvard Medical School.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: