1. Início
  2. /
  3. Forbes Agro
  4. /
  5. Minerva Foods vai fazer parte da carteira 2022 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3
Forbes Agro

Minerva Foods vai fazer parte da carteira 2022 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Companhia é a única do setor de carne bovina a compor o índice pelo segundo ano consecutivo, com início da vigência a partir do dia 3 de janeiro

3 min
Fabiano-Marques-Dourado-Bastos_Embrapa
Fabiano-Marques-Dourado-Bastos_EmbrapaInserção no ISE acontece pelo segundo ano consecutivo e analisa compromissos com práticas sociais, ambientais e de governança

A Minerva Foods, uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura, informou hoje (29) que irá integrar a carteira 2021/2022 do índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE). A inserção no ISE acontece pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a companhia, isso reflete o compromisso com práticas sociais, ambientais e de governança.

A nova carteira vigorará de 3 de janeiro a 30 de dezembro de 2022 e reúne 46 empresas de 27 setores diferentes. O ISE foi criado em 2005 e é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. A empresa possui 25 unidades de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.

LEIA TAMBÉM: Projeções para pecuária em 2022: o que esperar?

Em 2021, a Minerva Food anunciou o compromisso de ser carbono neutro, com emissões líquidas zero até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris, e de reduzir em 30% a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030. Como parte da estratégia, a empresa passou a transferir aos produtores rurais a mesma tecnologia geoespacial que utiliza para o monitoramento de seus fornecedores, por meio do aplicativo SMGeo Prospec, desenvolvido pela Niceplanet Geotecnologia.

A empresa anunciou, também, em conjunto com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a participação do seu programa Renove no Carbon on Track, um programa para medição do balanço de carbono em fazendas e incentivo a práticas de produção que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.

Outra ação se deu por meio da MyCarbon, subsidiária voltada ao desenvolvimento e comercialização de crédito de carbono. A Minerva Foods realizou seu primeiro contrato para a redução certificada de emissões de gases de efeito estufa. Cada unidade de carbono negociada corresponde a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida na atmosfera, o que torna a comercialização uma forma efetiva de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no planeta.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.