Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Rumo Futuro: Com Monique Evelle como sócia, Creators avança no mercado de influência

Rumo Futuro: Com Monique Evelle como sócia, Creators avança no mercado de influência

A jurada do Shark Tank Brasil dá mais um passo no promissor mercado de marketing de influência, que dobrou desde 2019 e atualmente vale U$21 bilhões, segundo a consultoria McKinsey.

Angelica Mari
04/09/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Monique Evelle com Nohoa Arcanjo e Rodrigo Allgayer, fundadores da Creators.Monique Evelle com os fundadores da Creators, Nohoa Arcanjo e Rodrigo Allgayer. O foco da startup são fundos americanos que já tenham feito investimentos na creator economy e buscam expansão na América Latina.

Em nova fase como investidora e jurada no reality show Shark Tank Brasil, Monique Evelle adiciona mais uma frente ao seu vasto portfólio de projetos. A empreendedora baiana anunciou sua entrada como sócia na Creators, plataforma que aproxima marcas e criadores de conteúdo fundada por Nohoa Arcanjo e Rodrigo Allgayer em 2019.

Na empresa, que atende marcas como Globoplay, Nubank e Amazon Prime, Evelle vai integrar o conselho e conduzir a atração de grandes clientes e investidores de fora do Brasil. O foco da startup são fundos americanos que já tenham feito investimentos na creator economy e buscam expansão na América Latina. Segundo os fundadores da Creators, que não divulgam o atual valor de mercado da empresa, a rodada será aberta a partir do último semestre deste ano com valor em torno de $2 milhões.

“Fico feliz que minha temporada nos Estados Unidos em 2021 rendeu boas conexões para conseguir traduzir a potência das startups brasileiras para os investidores americanos. Estamos animados para começarmos a rodada”, diz Evelle, em entrevista à Rumo Futuro. O acordo de sociedade foi viabilizado sob o formato de vesting – um tipo de contrato que prevê a aquisição gradual de participação do negócio – e os fundadores continuam com o controle majoritário da empresa.

A aproximação entre Evelle e os fundadores tem evoluído desde 2019, quando a empreendedora foi convidada para ser curadora de talentos do primeiro negócio de Arcanjo e Allgayer, que na época se chamava Nosotros. “Desde então, fomos nos aproximando mais, e quando a Creators já estava estruturada no marketing de influência passamos a conectar o perfil [de Evelle] para projetos comerciais com marcas interessadas em sua presença digital, e ela gostou do fluxo da plataforma após ter experimentado a contratação na prática algumas vezes”, diz Arcanjo.

A co-fundadora da Creators conta que o estalo para a junção de forças ocorreu quando os fundadores da startup convidaram Evelle como speaker na segunda edição do Creators Insider, evento para criadores de conteúdo em abril deste ano. “Começamos a conversar e em agosto assinamos o documento, como já tínhamos bastante contato o processo rolou rapidamente,” acrescenta.

Também investidora em outras startups como a empresa de software de mensuração recorrente de marca Purple Metrics, Evelle dá mais um passo em outra vertente promissora na interseção entre marketing e tecnologia, A economia de marketing de influência mais que dobrou desde 2019 e atualmente vale $21 bilhões, segundo a consultoria McKinsey. A previsão é que este ritmo continue, impulsionado por fenômenos como o aumento do interesse por marcas em micro e nano influencers.

No dia a dia da Creators, Evelle deve se envolver em trocas diárias e rituais mensais e trimestrais, com o objetivo de impulsionar o crescimento e consolidação da plataforma.

“Além de atrair clientes e investidores internacionais, eu realmente acredito que o futuro dos criadores é o empreendedorismo”, diz Evelle. Ela acrescenta que a Creators está bem-posicionada para atender a esta realidade através da conexão de criadores com marcas, mas também da profissionalização de criadores com educação e ferramentas a serem lançadas em breve.

Tendências futuras e desafios

Como nem tudo é um mar de rosas, existem desafios à frente para o trio, para além de um mercado de investimentos ainda turbulento. Segundo Arcanjo, o rápido crescimento da creators economy traz consigo uma dificuldade para as marcas, no sentido de se manterem “com a mente aberta e atualizada a tantas novidades simultâneas”.

“Por isso, acho que uma das principais dificuldades será sair dos moldes tradicionais de marketing e procurar novas potências para acessar as audiências com mais criatividade e conexão através do alinhamento de valores”, diz a empreendedora.

Outra frente que apresenta desafios é o crescente uso de inteligência artificial (IA) por marcas no lugar de influenciadores. A IA tem se mostrado uma ferramenta eficiente, tanto para marcas quanto creators, diz Allgayer, principalmente em tarefas como a criação e revisão de roteiros.

“Pouco sabemos até onde tudo isso vai, mas no momento a única certeza que temos é que nada substitui a verdade de um criador – uma IA não consegue falar das emoções e de como foi o dia de um criador. Afinal a audiência dos criadores quer ver verdade nos seus conteúdos”, ressalta o empreendedor.

“Indiferente das mais diversas ferramentas e estratégias de marketing e de conteúdo – é preciso lembrar que no final é tudo sobre pessoas, suas verdades e crenças,“ acrescenta.

Com um olhar pragmático para o futuro do segmento, Evelle prevê que a IA será utilizada por creators de forma mais intensiva para facilitar os processos e ganhar mais eficiência desde a criação até a entrega final.

“[A IA] não é uma concorrente, mas uma grande aliada dos criativos que podem expandir seus projetos para além de horizontes antes previstos”, diz a empreendedora e investidora, acrescentando que o mercado ainda está iniciando a internalização da IA, e que avanços nessa “parceria” estão no horizonte.

Ainda sobre as tendências futuras do mercado de criadores brasileiro e global e as formas em que a Creators está posicionada para responder a estes movimentos, Allgayer afirma que criadores de conteúdo vêm ditando o futuro do trabalho de uma forma geral e a empresa vem se posicionando para atender a estas mudanças.

A tecnologia da startup permite que clientes contratem “squads” que podem chegar a centenas de criadores de forma simples. Por outro lado, a empresa também desenvolveu ferramentas com foco nos criadores, como a Creators Pay, que permite que influenciadores façam a gestão de seus pagamentos e contratos. “Este movimento acompanha nossa visão de futuro, onde os creators terão independência para monetizar em diferentes frentes, vendo seu conteúdo como uma base de negócio”, diz o co-fundador da startup.

Ao comentar sobre as oportunidades do segmento, Evelle afirma que o crescimento exponencial do marketing de influência e da economia de criadores no Brasil reflete um novo paradigma na liberdade de empreender.

“Influenciadores não somente dão voz às suas realidades investindo na sua criatividade, mas moldam o seu próprio sucesso a partir de parcerias com marcas e empresas e criação dos seus próprios negócios”, finaliza.

A Rumo Futuro discute os movimentos e ideias de pessoas que protagonizam a inovação e o pensar de futuros no Brasil e além. Para sugerir histórias e dar seu feedback, entre em contato.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Angelica Mari
  • creators
  • empreendedorismo
  • Rumo Futuro
  • Shark Tank
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • Trégua na guerra comercial entre China e EUA

    EUA e China Anunciam Acordo para Reduzir Tarifas por 90 Dias

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

  • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.