BREAKING: Santander Brasil anuncia novo centro de P&D em São Carlos

Divulgação
Divulgação

Onovolab, em São Carlos: mais de 70 empresas entre grandes corporações e startups

O Santander Brasil acaba de anunciar que vai inaugurar um novo centro de pesquisa e desenvolvimento de seu braço tecnológico, o Santander Tecnologia e Inovação. Localizado no Onovolab, polo de inovação no município de São Carlos, interior de São Paulo, o espaço – cuja previsão de funcionamento é para o terceiro trimestre do ano – empregará 300 especialistas em tecnologia, todos dedicados ao desenvolvimento de novas soluções e a acelerar a evolução das ferramentas digitais utilizadas pelo banco e seus clientes.

“Esse é mais um passo da nossa busca por um ecossistema digital cada vez mais eficiente, ágil e seguro. Para chegar lá, precisamos trabalhar com os melhores profissionais da área de tecnologia do país. E nada melhor do que construir o nosso novo centro tecnológico em uma das principais regiões incubadoras de talentos da América Latina”, diz Ede Viani, vice-presidente de tecnologia e operações do Santander Brasil, revelando que o recrutamento de recém-formados e profissionais com experiência com tecnologias de ponta já foi iniciado.

LEIA MAIS: Conheça o centro da inteligência artificial no Brasil

Para Anderson Criativo, CEO do Onovolab, um acordo como esse é muito importante para o centro de inovação e para a cidade de São Carlos. “Primeiro porque reforça a tendência de que as grandes empresas estão migrando partes estratégicas das suas operações para o interior e também porque demonstra que companhias de visão, como o Santander, não pararam de investir em expansão e inovação em meio à pandemia.”

O foco, neste primeiro momento, é em especialistas de big data, mobile, web, cloud computing, inteligência artificial e DevOps, entre outras áreas de conhecimento que devem ser as responsáveis pelos próximos grandes avanços e disrupturas no modo como as pessoas se relacionam com as instituições financeiras.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

Criado há pouco mais de dois anos, o Onovolab abriga hoje cerca de 70 empresas de diferentes portes, em especial startups, nas antigas instalações de uma fábrica de tecidos, em uma área total de 21 mil metros quadrados. “Transformamos esse espaço em uma fábrica de inovação onde 450 especialistas já estão em atividade”, conta Criativo. Estão lá os espaços de inovação de empresas como Cielo, Mapfre, Philip Morris, Electrolux, Roche e Ambev.

São Carlos tem 250 mil habitantes e 2,5 mil doutores, proporção 10 vezes maior do que a média nacional de acordo com um levantamento feito pela USP em 2019. A cidade, oficialmente a capital nacional da tecnologia, é casa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), de dois campi da USP, do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), de duas unidades da Embrapa e de diversas empresas de variados setores. A fórmula para o sucesso da região é conectar grandes empresas e empreendedores a talentos formados em instituições de ensino de ponta.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).