O futuro do software brasileiro, mobilidade elétrica, IA, EAD e muito mais

Arte sobre foto/ Getty Images

Começa às 11h a discussão sobre o futuro do setor de tecnologia da informação, mais precisamente o software brasileiro, com a nova reforma tributária, no webinar da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software. No encontro, especialistas renomados conversarão sobre a complexidade do sistema tributário no Brasil, além de analisar o projeto de lei que propõe a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). As inscrições devem ser feitas pelo site da Sympla e a participação é gratuita.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

****
Logo mais, às 17h, o smart campus do Centro Universitário Facens promove um webinar sobre mobilidade elétrica. O evento abordará as diferenças entre carro elétrico e híbrido, entre outras, além das formas de abastecimento destes veículos e como um proprietário faz para carregá-lo em casa ou no condomínio. Os palestrantes convidados para o evento online são Alexandre Abdalla, formado em engenharia pelo INATEL que trabalha desde 2012 com desenvolvimento de produtos eletrônicos, e Ricardo Bovo, engenheiro eletricista formado na FACENS, especialista em cidades inteligentes, diretor da ABRAVEI e atualmente consultor técnico do smart campus FACENS. O webinar pode ser acessado no YouTube. http://youtu.be/kNsHSg-zPbs

****
Hoje (31) é o último dia para se inscrever na 4ª edição do Ideação, evento da PUCRS que tem o objetivo de mostrar possíveis caminhos para empreender em um mundo em constante transformação. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, será entre 1 e 3 de setembro com bate-papos no YouTube da universidade e workshops pelo Zoom (as vagas são limitadas).

****
De hoje (31) até o dia 4, a Globo promove a oitava edição do Menos30 Fest – festival de empreendedorismo e inovação que chega antenado com o momento atual, tendo como tema “É Hora de Empreender Mudanças”. Ao longo de cinco dias, a educação voltada para o empreendedorismo estará em pauta com os temas sociedade digital, nova aprendizagem, saúde & meio ambiente, impacto social e cultura. Serão mais de 50 cursos livres de empreendedorismo e práticas para equilibrar o corpo e a mente, com inscrições gratuitas. Os assuntos vão desde contabilidade e finanças para negócios criativos, técnicas para aumentar as visitas para seu site, marketing digital, e-commerce, inteligência emocional, sustentabilidade e organização doméstica até como monetizar games ou aprender metodologias ágeis. Já nas oficinas, os pré-inscritos vão contar com aulas de capacitação, das 10h às 11h30, para guiar e alavancar iniciativas empreendedoras. Os cursos e oficinas serão ministrados em parceria com diversas empresas e consultorias brasileiras. O Menos30 Fest será transmitido, na íntegra e ao vivo, no YouTube da Globo, no G1 e no site. Para oficinas e cursos, as inscrições estão abertas no portal do evento.

****
Começa hoje (31) e vai até amanhã (1) o principal evento da comunidade B2B de software-as-a-service (SaaS) na América Latina, o SaaStock. A conferência anual, que neste ano acontece online, reúne fundadores, executivos e investidores focados em SaaS, e inclui uma feira, networking, alem de workshops e painéis. Palestrantes incluem Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, Livia Brando, country manager da Wayra, Rodrigo Baer, partner na Redpoint, além de Julia Averbuck, diretora na Kaszek Ventures, Renata Centurión, diretora na América Latina na Winning by Design, entre outros. Ingressos, que começam em US$ 80, podem ser adquiridos no site do evento.

****
Em comemoração aos dez anos da empresa, a SGA Tecnologia Inteligente, empresa especializada em soluções de tecnologia em nuvem, irá promover o webinar “Como a Inteligência Artificial Transforma a Economia e a Sociedade?” voltado para os profissionais de tecnologia. O evento, que será realizado no dia 1, às 19 h, contará com a palestra de Tania Cosentino, general manager da Microsoft Brasil, e Dora Kaufman, professora do TIDD PUC/S, e será mediado por Armindo Sgorlon, CEO da SGA. Inscrições gratuitas.

****
Adaptar os conceitos e práticas ao novo normal é uma realidade necessária às corporações. A Massimus, startup que atua no Brasil e exterior com treinamento e formação Ágil (Scrum), promoverá, entre os dias 1 e 3 de setembro, a II Semana da Transformação Organizacional, com aulas online e gratuitas sobre novas práticas e conceitos de gestão. As inscrições são gratuitas.

****
Na terça (1) e quarta-feira (2) será realizado o I Workhop Meninas nas Ciências, cujo objetivo é incentivar o ingresso de jovens no ensino superior, destacando a presença de mulheres nas diferentes áreas da ciência. A ação busca também motivar o interesse de meninas pelas matérias relacionadas a exatas e tecnologias, para minimizar a lacuna histórica da presença feminina nessas áreas. O workshop é uma realização do grupo de pesquisa e extensão Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com estudantes e professores do Campus Lagoa do Sino da Universidade. O evento é gratuito e online. A transmissão será ao vivo pelo YouTube no canal Meninas nas Ciências e as inscrições devem ser feitas pelo site.

****
Na quarta-feira (2), às 10h, será realizado o webinar Espaço para Mulheres – Lugar de Igualdade e Diversidade, promovido pelo Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, em parceria com o Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero). O evento contará com a participação de quatro especialistas do setor – Aila Raquel, Ana Cristina Galhego Rosa, Marcia Mantelli e Michele Melo, que vão conversar sobre a posição da mulher na ciência e tecnologia, em especial no setor espacial. Também vão apresentar tendências e tecnologias que desenvolvem para a área, como monitoramento com uso de nano satélites para diversos setores da economia, uso de dados espaciais para combate ao mosquito Aedes Aegypt e o cenário do setor espacial brasileiro. É preciso fazer inscrição.

****
Para debater o futuro da educação pós-pandemia e as novas tecnologias, a plataforma Eleva promoverá, na quinta-feira (3), das 14h às 19h, o Festival Nova E-ducação, evento totalmente online e gratuito. O encontro, voltado a gestores e professores, será dividido em três principais trilhas: Liderança & Gestão Educacional, Tecnologia & Criatividade e Comunidade Escolar & Sócio-Emocional que serão transmitidos no YouTube de forma simultânea. Estão confirmados nomes como Bruno Gagliasso, Djamila Ribeiro, Mia Couto e Jorge Paulo Lemann, entre outros. É preciso fazer inscrição.

****
Também no dia 3, às 15h, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) realizará um webinar que tem o intuito de levar conhecimentos atuais e relevantes ao grande público, com debates sobre o cenário atual de EAD e as perspectivas futuras. Nesta terceira edição, a Profª. Drª. Josiane Maria de Freitas Tonelotto, conselheira da ABED, trará o tema “A Evolução do Ensino na Modalidade EaD no Brasil e a sua Importância como Instrumento de Democratização do Conhecimento” e contará com a moderação da superintendente da Confebras, Telma Galletti. Para garantir a participação é preciso se inscrever.

****
A Zoop, especializada em tecnologia para serviços financeiros no B2B, promoverá um evento online e gratuito no dia 3 de setembro, a partir das 19h, para debater uma das grandes verticais desse ecossistema: o sistema bancário. Em “Tech Banking: Criando os Bancos do Futuro”, a fintech contará, ao lado de executivos da Amazon Web Services (AWS), Grupo Movile e Visa, como o tradicional sistema bancário está evoluindo para um modelo mais democrático. Durante o evento, a empresa irá apresentar em primeira mão um case de alcance nacional em banking as a service. Inscrições gratuitas.

****
No dia 3, às 17h, a inGaia vai debater as mudanças de comportamento na procura de imóveis no Brasil e a necessidade de digitalização para que os negócios avancem não só durante o distanciamento social, mas no cenário pós-pandemia. O evento contará com a presença de Bruno Serpa Pinto, CEO da Spin Inovações Imobiliárias, Geraldo Rodrigues, presidente da Rede Nexus, e Nelson Parisi Jr, presidente da Rede Imobiliária Secovi, além de José Eduardo Andrade Junior, CEO da inGaia, e Mickael Malka, presidente da inGaia. A transmissão será no canal da proptech no YouTube.

****
A sexta edição da Fraud Session, webinar organizado pela Konduto, especializada em antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, em parceria com a Emailage, vai falar sobre os desafios da área de combate à fraude cibernética nos próximos anos e o futuro das empresas que criam soluções tecnológicas para dificultar a vida dos criminosos. Para isso, o evento, que será realizado no dia 3, às 18h, contará com a presença de Amador Testa, CPO e cofundador da Emailage, e de Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto. Inscrições gratuitas.

****
Para buscar novas soluções para combater a violência de contra a mulher, a Hub e Tech, em parceria com a InovAction, promoverá nos dias 4, 5 e 6 de setembro o 1º INOVATHON de Combate a Violência Doméstica. Serão 40 horas de trabalho para promover e incentivar a criação de soluções criativas no combate à violência contra a mulher, através do empreendedorismo e da colaboração. Os grupos serão compostos por três a cinco pessoas, sendo obrigatória a participação de 40% de mulheres por grupo. Os vencedores receberão mentoria totalmente gratuita, por profissionais voluntários, e oportunidade de levar os projetos para entidades sem fins lucrativos com apoio para implantação real. As inscrições são individuais. Caso o participante tenha sua equipe, deve informar os nomes na ficha de inscrição. Cada participante deve preencher uma reserva de vaga até o dia 1º de setembro.

****
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha realiza a oitava edição de seu Congresso Brasil-Alemanha com a proposta de oferecer uma jornada de inovação. O congresso acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro de 2020 com três blocos, com apresentações de conteúdo, workshops e networking. O evento também contará com a apresentação das startups selecionadas para a quinta edição do programa Startups Connected e uma sessão de “speed dating” entre novas empresas e potenciais investidores. Entre os palestrantes, estão líderes sêniores de tecnologia e inovação de empresas alemãs presentes no Brasil como Mercedes Benz, Bosch, Bayer, SAP, Lufthansa e BMW.
As inscrições estão abertas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).