Coronavírus derruba PIB do Reino Unido em quase 20% no 2º trimestre

Adam Gault/GettyImages
Adam Gault/GettyImages

A recuperação parece perder força com o aumento dos casos de coronavírus e projeções de um salto no desemprego

O Produto Interno Bruto do Reino Unido encolheu 19,8% no segundo trimestre de 2020, informou a Agência Nacional de Estatísticas na manhã de hoje (30). A contração é menor do que a expectativa inicial, que previa um recuo de 20,4% no período quando as medidas de isolamento social estavam em pleno vigor nos territórios.

Na comparação com o ano anterior, o PIB do Reino Unido no segundo trimestre contraiu 21,5%, enquanto a França informou contração de 19%. A queda é a maior desde o início da série em 1955. A economia britânica já havia contraído 2,5% no primeiro trimestre com o início do lockdown.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Embora a economia tenha esboçado melhora nos últimos meses, a recuperação parece perder força com o aumento dos casos de coronavírus e projeções de um salto no desemprego.

“As novas restrições pela Covid-19 provavelmente significarão que o PIB vai estagnar no quarto trimestre, deixando a atividade econômica 5,5% aquém dos níveis pré-crise”, disse Ruth Gregory, da consultoria Economics.

As famílias pouparam um recorde de 29,1% no segundo trimestre, contra 9,6% no primeiro trimestre, enquanto a renda foi sustentada por um programa de empregos do governo que acaba no próximo mês. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).