Sorocred transforma-se na fintech Afinz para tentar multiplicar base de clientes

iStock
iStock

A Afinz emitirá cartões de crédito com bandeira Visa e criará também contas de pagamentos

A Sorocred dá partida hoje (8) a uma reformulação no negócio, passando a operar como a fintech Afinz, numa estrutura mais aberta com a qual espera multiplicar a base grandemente formada por pequenos e médios lojistas e seus clientes.

O movimento ocorre três décadas após a Sorocred ter surgido em Sorocaba, interior paulista, com executivos financeiros que resolveram investir num ‘closed-looping’, modelo em que a instituição tem uma bandeira própria de cartões, emitidos em parceria com 150 lojistas associados.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Agora, com o Banco Central ativamente direcionando a regulação para maior competição no setor financeiro, a companhia preferiu aderir ao modelo mais aberto como das startups.

Como primeiro passo nessa direção, a Afinz emitirá cartões de crédito com bandeira Visa. Com o cartão, criará também contas de pagamentos, que abrirá caminho para oferta de uma variedade de produtos para pessoas e microempreendedores.

A Afinz já criou sua corretora de seguros e um marketplace para ajudar lojistas e microempreendedores a entrar no comércio online. Outros dois braços de negócios devem estrear ainda em 2020 para produtos como antecipação de recebíveis e opções de investimentos, além de atuar como adquirente de cartões. O plano é para que a Afinz se torne um banco múltiplo mais adiante.

“Vamos horizontalizar tudo”, disse Claudio Yammaguti, que já foi presidente da Rede, ex-Redecard, braço de pagamentos do Itaú Unibanco.

Segundo o executivo, além de pessoas físicas, micro e pequenos empreendedores também são sub ou completamente desbancarizados e a base pulverizada de associados da financeira tem potencial para multiplicar por 10 a base atual de 650 mil cartões ativos, muitos em cidades de menor porte, e uma carteira de crédito de R$ 350 milhões. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).