Ibovespa segue bolsas globais e abre semana com ganhos; dólar é negociado a R$ 5,65

O Ibovespa acompanha o bom humor do mercado no exterior e abre a semana no positivo, subindo 0,47% aos 94.460 pontos no início do pregão desta segunda-feira (5). Os investidores acompanham o quadro de saúde do presidente dos EUA, Donald Trump, que deve deixar o hospital ainda hoje. No fim de semana, informações controversas foram divulgadas por médicos e assessores da Casa Branca, aumentando as incertezas quanto ao real estado de saúde do presidente.

Às 10h31 o S&P 500 avançava 0,88%, o Dow Jones subia 0,92% e o Nasdaq Composite ganhava 0,96%. Na Europa, as Bolsas também operam no azul, com o FTSE 100 e o Stoxx 600 valorizando 0,64% e 0,72%, respectivamente, no mesmo horário.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

No mercado de câmbio, o dólar tem leve queda ante o real, negociado a R$ 5,65 com recuo de 0,21% nesta manhã. O Banco Central fará hoje um leilão de swap tradicional para rolagem de até 10 mil contratos com vencimento em março e julho de 2021.

Apesar do ambiente positivo no início do dia, os juros futuros revelam que o estresse do mercado quanto ao risco fiscal brasileiro e às incertezas nas eleições norte-americanas seguem firmes, com investidores demandando um prêmio mais alto e pressionando os principais contratos de DI.

Em análise divulgada no início desta manhã, a XP Investimentos destaca que, no cenário doméstico, os investidores acompanham os focos da nova crise política do Governo Federal que têm o ministro Paulo Guedes como figura central. “… o governo tenta acalmar os desdobramentos das desavenças entre ele (Guedes) e Rogério Marinho, que subiram de nível depois da troca de críticas da última sexta-feira. A disputa acontece em função da escolha do formato de financiamento do novo programa de transferência de renda”, avalia o relatório, destacando ainda que propostas como limitação do abono salarial e mudanças na estrutura do imposto de renda voltam à mesa de negociação da equipe econômica nesta semana.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).