Moeda digital do Facebook será lançada em janeiro, diz “FT”

picture alliance/GettyImages
picture alliance/GettyImages

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que anunciou a libra no ano passado

A criptomoeda libra do Facebook está pronta para ser lançada já em janeiro, informou o “Financial Times” hoje (27), citando três fontes envolvidas no projeto.

A Libra Association, sediada em Genebra, que emitirá e administrará a libra, planeja lançar uma única moeda digital lastreada em dólar, disse o “FT”, citando uma das fontes.

A mudança representaria uma redução nas ambições do projeto em resposta à uma reação regulatória e política.

A libra, anunciada pelo Facebook no ano passado, foi modificada depois que reguladores e bancos centrais de todo o mundo levantaram preocupações de que a moeda poderia perturbar a estabilidade financeira.

A Libra Association, da qual o Facebook é um dos 27 membros, está buscando o sinal verde do regulador dos mercados da Suíça para emitir uma série de “stablecoins” lastreadas em moedas tradicionais individuais, bem como um token baseado em “stablecoins” indexado a moedas.

No entanto, de acordo com o novo plano do órgão, outras moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior, disse o “FT”.

A Libra Association não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. A FINMA, o regulador suíço, não elaborou além de uma comunicado em abril confirmando o recebimento do pedido da libra para uma licença de pagamento.

Os “stablecoins” são projetados para evitar a volatilidade típica das criptomoedas, como o bitcoin, tornando-os, em teoria, mais adequados para pagamentos e transferências de dinheiro. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).