Pode ser tarde demais para acordo comercial do Brexit, diz autoridade da UE

REUTERS/Simon Dawson
REUTERS/Simon Dawson

A Irlanda disse nesta segunda que o Reino Unido e o bloco têm até 10 dias para destravar as negociações

Uma autoridade sênior da União Europeia disse hoje (16) que “já pode ser tarde demais” para fechar qualquer acordo comercial com o Reino Unido antes de que sua filiação informal à União Europeia expire no final deste ano caso os negociadores do Brexit fechem um acordo nesta semana ou na próxima.

A Irlanda, o país da UE mais exposto ao Brexit, disse nesta segunda que o Reino Unido e o bloco têm até 10 dias para destravar as negociações e evitar que tarifas e cotas retirem o valor estimado de um trilhão de dólares em comércio anual em apenas seis semanas.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

“Eles ainda não chegaram exatamente aonde esperavam”, disse um dos diplomatas da UE, enquanto as conversas entre o negociador do bloco, Michel Barnier, e seu colega britânico, David Frost, eram retomadas em Bruxelas.

Um diplomata sênior da UE, também falando sob condição de anonimato, acrescentou: “O Reino Unido tem escolhas a fazer”.

Uma terceira fonte diplomática da UE disse: “Não se pode dizer que as coisas não mudaram, uma vez que os negociadores estão escrevendo um texto jurídico juntos. Portanto, há algum avanço. Mas ainda falta muito.”

“As (questões de) igualdade de condições, governança e pesca estão pendentes. Assim como decisões sérias a serem tomadas pelo Reino Unido.” (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).