Ações da Samsung saltam com perspectiva otimista no 4° tri

SOPA Images/Getty Images
SOPA Images/Getty Images

Seu lucro operacional do quarto trimestre deve apresentar crescimento de 26%

As ações da Samsung Electronics negociadas na Bolsa da Coreia do Sul subiram hoje (8) depois da empresa informar que seu lucro operacional do quarto trimestre deve apresentar crescimento de 26%, com a pandemia de coronavírus impulsionando as vendas de chips e displays.

As ações da Samsung chegaram a ter alta de 8,6%, em comparação com aumento de 3,9% no índice de referência, devido a uma recuperação antes do esperado nos preços dos chips de memória, disseram analistas. “Os preços dos chips Dram parecem estar se recuperando”, informou Song Myung-sup, analista da HI Investment & Securities.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

A estimativa de lucro de 9 trilhões de won (US$ 8,24 bilhões) da gigante sul-coreana para o trimestre encerrado em dezembro está em linha com previsão de analistas de 9,1 trilhões de won, apesar da fraqueza nas vendas de smartphones, dos custos de marketing e da valorização do won em relação ao dólar, segundo o Refinitiv SmartEstimate. A previsão dos analistas foi reduzida de 9,5 trilhões de won no início da semana.

Maior fornecedora mundial de chips de memória, a Samsung disse que a receita deve subir 1,9%, a 61 trilhões de won. A empresa fornece apenas estimativas de receita trimestral e lucro operacional no relatório preliminar. Os dados definitivos serão divulgados no final deste mês.

Analistas aguardam uma atualização sobre um terremoto em Taiwan no mês passado que interrompeu brevemente a produção de chips de memória em fabricantes rivais. A demanda geralmente aumenta em resposta a uma interrupção no fornecimento, no entanto, o pesquisador TrendForce disse que o terremoto não parece ter causado nenhuma perda de capacidade tangível.

Mesmo assim, é esperado que a Samsung reporte um salto nos envios de chips de memória no trimestre, na comparação sequencial, para compensar os preços mais baixos. Os preços devem se recuperar no trimestre atual, disseram analistas, à medida que clientes de data centers voltam a comprar chips, enquanto a demanda por smartphones 5G, notebooks, processadores gráficos e chips automotivos se recupera.

FRAQUEZA NOS SMARTPHONES

Por outro lado, a Samsung deve ter uma queda de 17,5% nas remessas de smartphones no trimestre, disse a Counterpoint Research, devido a uma base elevada de vendas aceleradas no trimestre anterior e à concorrência do novo iPhone 12 da Apple.

A empresa deve lançar o novo modelo de seu principal smartphone na próxima semana. Isso seria mais cedo do que nos anos anteriores, estratégia que a Counterpoint afirma visar o preenchimento do vácuo deixado pela Huawei, que perdeu uma fatia de mercado após restrições adotadas pelo governo dos EUA.

A valorização do won em relação ao dólar norte-americano também prejudicou os lucros. A maior parte dos lucros da Samsung é em dólares, mas os resultados são divulgados em won. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).