Conheça Alain Nteff, Under 30 camaronês que ganhou elogios de Bill Gates

Reprodução/Gates Note
Reprodução/Gates Note

Nteff agradece o avanço da tecnologia pelo sucesso do aplicativo GiftedMom

Formado em ciência da computação, o camaronês Alain Nteff sonhava em trabalhar em uma grande empresa de tecnologia. Aos 20 anos, com o futuro dos sonhos em mente, a realidade do país onde nasceu e cresceu fez com que seu rumo mudasse por completo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Camarões tem a 21ª maior taxa de mortalidade de menores de cinco anos do mundo e a 17ª maior taxa de mortalidade materna. Cerca de 56 bebês morrem todos os dias antes de completarem um mês de vida e há registros diários de 45 natimortos, de acordo com a Unicef. Muito além de estatística, Nteff viu com seus próprios olhos o sofrimento de seu povo ao visitar uma clínica de saúde rural com seu amigo Conrad Tankou, médico da região. Pela primeira vez, caminhando pelos corredores do local, ele percebeu que era preciso fazer algo pelas mulheres grávidas de seu país.

LEIA MAIS: Under 30 Ralf Toenjes é nomeado jovem líder pela ONU

Em apenas um dia de visita, todos os seus planos de vida viraram de cabeça para baixo. Nteff começou a pesquisar o porquê das taxas de mortalidade materna e infantil serem tão altas em Camarões. Um dos maiores desafios era a falta de recursos médicos: poucos profissionais para muitos pacientes. Como consequência disso –além da falta de informação– mulheres de regiões mais pobres não recebiam cuidados médicos durante ou após a gravidez. O famoso pré-natal e os exames e vacinas dos recém-nascidos eram realidades distantes.

Com conhecimento tecnológico apurado, o jovem empresário decidiu desenvolver um aplicativo para celular que ajudasse a preencher a lacuna no atendimento a gestantes e crianças em seu país. A partir do GiftedMom, como foi batizada a plataforma, mulheres grávidas ganham acesso instantâneo a conselhos médicos, textos regulares com informações sobre o desenvolvimento do bebê e um sistema de SMS com lembretes de compromissos importantes para realizar o pré-natal.

Os usuários podem, inclusive, discar um número gratuito ou usar um serviço de texto para tirar dúvidas com uma equipe médica. Além de uma pequena taxa de inscrição, o aplicativo gera receita exatamente com esse serviço: cobrando uma pequena taxa dos hospitais quando o GiftedMom é usado para conectá-los com uma mãe.

Acessível para o povo, o aplicativo se espalhou rapidamente. Hoje em dia, o número de assinantes já passa de 200 mil. Em 2015, quando Alain Nteff foi reconhecido na lista Under 30 da Forbes pelos seus feitos, seu projeto já havia resultado em um aumento de 20% na taxa de atendimento pré-natal para mulheres grávidas em 15 comunidades rurais de Camarões. Atualmente, esse número já saltou para 60%. Na capital do país, Yaoundé, o número de mulheres que buscam vacinação migrou de 28 mil para mais de 40 mil por ano.

Nteff agradece o avanço da tecnologia pelo sucesso do GiftedMom. Mesmo em locais vulneráveis de Camarões, os smartphones ficam cada vez mais populares. Além disso, o aplicativo se moderniza a cada ano: gráficos, vídeos e até comunidades online para gestantes tornam-se uma possibilidade viável. Através disso, o envolvimento com a gravidez se fortifica. Agora que o aplicativo está causando impacto em seu país, o Under 30 planeja lançá-lo em outros países da África, onde as mulheres também lutam contra a falta de serviços de saúde.

No início de 2021, Bill Gates fez questão de contar e exaltar a história de Alain Nteff em seu blog pessoal, o “Gates Note”. Como um belo exemplo de como utilizar a tecnologia em prol da população, o jovem empreendedor é uma figura a se observar nos próximos anos. “Com a tecnologia de hoje, podemos democratizar o acesso a um grande número de pessoas. Um médico ao telefone pode alcançar muito mais usuários do que sentado no hospital”, disse Nteff com exclusividade para o blog de Gates.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).