Ibovespa opera em queda com correção no exterior e dados negativos do varejo

O Ibovespa abre o dia em queda, acompanhando o sentimento global de menor apetite por riscos com investidores ampliando o movimento de realização de lucros nesta sexta-feira. Às 10h21, horário de Brasília, o índice brasileiro perdia 1,11% aos 122.111 pontos. No acumulado de cinco dias até o fechamento de ontem, o Ibovesoa recuava 1,28%, mas subia 3,75% em 2021. Olhando para os últimos três meses, o rally do benchmark é de 25,6%.

Dados do varejo divulgados nesta manhã mostram vendas com leve recuo em novembro, de 0,1% em relação a outubro, apesar do mês ser tradicionalmente positivo para o setor em função da Black Friday. Apesar do resultado abaixo das expectativas, as vendas subiram 3,4% na comparação com novembro de 2019 e o setor ainda encontra-se 7,3% acima do patamar pré-pandemia. Os dados foram divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Wall Street, as atenções estão voltadas ao noticiário corporativo com a divulgação de balanços trimestrais nesta manhã do JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup. Pesa ainda sobre o mercado a preocupação com o aumento de impostos para as empresas sob a administração Joe Biden, empurrando os índices futuros para o lado negativo da tabela.

O dólar opera em alta contra o real nesta sexta-feira, depois de três quedas consecutivas, com investidores captando o clima de cautela no exterior em meio as persistentes preocupações sobre a segunda onda do coronavírus. Às 10h21, a divisa ganhava 0,99% e era negociada a R$ 5,25 na venda.

As Bolsas europeias operam em queda nesta manhã frente ao avanço nas contaminações pela segunda onda de coronavírus na região. A Alemanha, maior economia da Europa, ultrapassou a marca de 2 milhões de infecções e 45 mil óbitos por coronavírus ontem. A chanceler Angela Merkel pediu a autoridades ações rápidas para conter o avanço do vírus no país. No Brasil, os casos já somam 8,32 milhões e as mortes passam de 207 mil mortes. A vacinação deve ter início na próxima quarta-feira, 20.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).