Ibovespa renova altas e encosta nos 123 mil pontos

O dólar opera em queda contra o real nesta manhã, negociado a R$ 5,36 na venda.

Ana Paula Pereira
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa abre o dia renovando os ganhos, avançando 1,05% aos 123.666 pontos nos primeiros negócios desta sexta-feira, depois de fechar a sessão de ontem em máxima histórica, acima dos 122 mil pontos. O índice brasileiro acompanha o viés positivo nos mercados globais nesta manhã, com investidores apostando em novos estímulos econômicos sob a administração de Joe Biden.

No cenário doméstico, pesa ainda sobre a Bolsa as notícias da eficácia da Coronavac, em 78% contra a Covid-19, bem como o início das vacinações no Brasil, programadas para o próximo dia 20. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje que recebeu o pedido para uso emergencial no país da CoronaVac, informou a agência em nota.

“A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório”, afirmou a agência.

Apesar das esperanças em relação à vacina, o Brasil segue atrasado na imunização de seus cidadãos em comparação com outros vizinhos latino-americanos, em meio à disseminação persistente do coronavírus, enquanto a incerteza fiscal e política continua sendo apontada por especialistas como fator de risco para os mercados domésticos.

O principal temor dos investidores no momento é de que o governo fure seu teto de gastos em 2021 de forma a financiar mais medidas de assistência social com um Orçamento apertado.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O dólar era negociado em queda contra o real na manhã desta sexta-feira, devolvendo parte dos fortes ganhos registrados na última sessão e caminhando para fechar a primeira semana de 2021 em alta próxima de 3,5%. Às 10h17, a moeda recuava 0,58%, negociada a R$ 5,36 na venda.

No exterior, os índices operam em campo positivo, com o Dow Jones futuro avançando 0,32% às 10h17, horário de Brasília. Os investidores se posicionam frente às perspectivas de uma saída da crise nos próximos meses, com vacinas e um Congresso de maioria democrata facilitando a aprovação de mais estímulos para as famílias e pequenos negócios nos EUA.

“O mercado agora está olhando para além de Trump e está ansioso para uma presidência de Biden, mais estrutura e estímulo”, disse Dennis Dick, operador da Bright Trading LLC.

Divulgado nesta manhã, o relatório do mercado de trabalho norte-americano, o payroll, revelou que 140 mil vagas de trabalho foram fechadas nos EUA em dezembro, enquanto a expectativa era de criação de postos no país.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: