O segredo para investir em 2021? Olhe para a bolha das PontoCom em 2000

Westend61/GettyImages
Westend61/GettyImages

Se você investiu quando a bolha das PontoCom estourou, pode parecer alarmante ver algumas semelhanças com o que está acontecendo no mercado hoje

Existem alguns paralelos inquietantes entre o ambiente de mercado de hoje e a bolha das PontoCom em 2000, o que deixa muitos investidores nervosos. Mas há algo importante que talvez você não se lembre do estouro das PontoCom, e essa peça que faltava pode ajudá-lo a navegar pelos mercados em constante mudança em 2021.

Se você investiu quando a bolha das PontoCom estourou, pode parecer alarmante ver algumas semelhanças com o que está acontecendo no mercado hoje. Mais uma vez, algumas ações estão muito valorizadas. “Por uma variedade de medidas, incluindo preço em relação aos ganhos esperados e preço em relação aos ganhos ajustados pela inflação da década passada, as ações nunca foram tão caras fora dos anos da bolha das PontoCom”, explicou o Wall Street Journal.

Há também outro pico de IPOs: “As ofertas públicas iniciais, quando as empresas emitem novas ações ao público, estão tendo seu ano mais movimentado em duas décadas – mesmo que muitas das novas empresas não sejam lucrativas”, escreveu o New York Times no final de 2020.

E o recente rally GameStop foi um sinal de que podemos estar em outro ambiente de mercado onde os fluxos de recursos dos investidores individuais superam os fundamentos.

Claro, também é importante notar que o momento atual do mercado pode ser simplesmente resultado de taxas de juros baixas. É lógico ver uma maior demanda por ações quando os rendimentos dos títulos de dívidas estão tão baixos.

Com tanta atenção da mídia em uma potencial bolha do mercado de ações, muitos investidores estão se perguntando o que devem fazer agora. A quebra no setor de tecnologia em 2000 pode fornecer uma lição importante.

O que você talvez não lembre sobre a bolha PontoCom

Quando a bolha da internet estourou em 2000, desencadeou um declínio maciço no mercado de ações. Muitos investidores viram sua riqueza ser cortada pela metade (ou mais) e as perdas tiveram um efeito duradouro sobre os investidores, alguns abandonando a renda variável e perdendo um dos maiores mercados em alta da história.

Mas há outro detalhe importante sobre essa crise que muitas vezes é esquecido: quando a bolha da tecnologia estourou em 2000, ela não afetou todas as áreas do mercado da mesma maneira. O crescimento de grandes empresas e as ações de tecnologia despencaram, enquanto as ações de valor tiveram ganhos. O índice focado em tecnologia, o Nasdaq Composite, caiu -39% em 2000, enquanto o índice Wilshire 5000 Large Cap Value ganhou 17%.

Essa divergência deu aos investidores uma maneira de se abrigar na tempestade. Os investidores que mudaram seus portfólios de ativos de grande capitalização para fundos de valor, conseguiram evitar o pior dos prejuízos e encerrar o ano com ganhos.

Em mercados desafiadores, algumas áreas normalmente se comportam melhor do que outras, e isso pode ser uma importante oportunidade de investimento em 2021, como foi em 2000.

2021 traz novas oportunidades de investimento

Os mercados mudaram nos últimos meses. Conforme a tendência se afasta das ações de crescimento de grande capitalização e das empresas de tecnologia, novas oportunidades surgem em ações de pequena capitalização, de valor e estrangeiras.

O índice norte-americano Russell 2000, voltado a small caps, subiu em janeiro, enquanto índices de grande capitalização, como o S&P 500 e o Dow Jones, caíram. Entre os últimos três e seis meses, as ações de valor superaram as ações de crescimento, e as ações estrangeiras também tiveram um bom desempenho.

Se acabarmos vendo uma bolha nas ações de alta capitalização ou de tecnologia este ano, as ações de menor capitalização, valor e estrangeiras podem dar aos investidores ativos algo a quem recorrer, então preste atenção às mudanças nas tendências do mercado e certifique-se de ter uma estratégia que possa ajudá-lo a responder a essas mudanças.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).