Ibovespa oscila na abertura com risco político no radar; dólar vai a R$ 5,86

A moeda norte-americana avança 1,49% contra o real nesta manhã, com os investidores elevando a busca por segurança após a decisão de Fachin

Ana Paula Pereira
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa opera próximo da estabilidade na abertura dos negócios desta terça (9), ganhando 0,09% aos 110.707 pontos às 10h15, horário de Brasília, após afundar quase 4% na véspera com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de anular todas as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da operação Lava Jato, medida que restabelece os seus direitos políticos.

Em relatório matinal, a XP Investimentos analisa que a decisão tem o intuito de salvar a Lava jato, evitando a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A suspeição da parcialidade de Moro poderia impactar em todas as decisões tomadas no âmbito da Lava-Jato. De acordo com reportagem do Valor Econômico, a decisão de Fachin, neste contexto, foi uma “medida calculada” para salvar o legado da operação.

Ainda segundo o time de Política da XP, “a Procuradoria-Geral da República tem cinco dias para recorrer a decisão, o que levará o recurso ao plenário do Supremo, onde são reduzidas as chances de que seja modificada. Considerando as etapas de outros processos, é improvável que Lula seja condenado novamente em segunda instância a tempo de se tornar inelegível para o pleito de 2022.”

Na PEC Emergencial, a votação do texto na Câmara, inicialmente prevista para amanhã, pode atrasar. Os parlamentares trabalham com o Ministério da Economia para atender a pedidos do presidente Jair Bolsonaro para liberar a possibilidade de progressão e promoção na carreira dos servidores públicos, uma das contrapartidas fiscais defendidas pelo ministro Paulo Guedes diante da crise.

O dólar comercial avança 1,49% contra o real nesta manhã, chegando a superar a marca de R$ 5,86 na venda, com os investidores elevando a busca por segurança após a decisão de Fachin.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em Wall Street, os índices futuros operam no azul, com as ações de tecnologia sinalizando tendência de recuperação no pregão regular. Também às 10h15, horário de Brasília, o Nasdaq futuro ganhava 2,20% aos 12.570 pontos. O fôlego vem da estabilidade nos rendimentos dos treasuries, que operavam a 1,530% nesta manhã nos títulos com vencimento para 10 anos, contra 1,594% registrados ontem.

Nos indicadores, o volume do setor de serviços do Brasil cresceu 0,6% em janeiro em relação a dezembro e teve queda de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: