O Ibovespa opera próximo da estabilidade na abertura dos negócios desta terça (9), ganhando 0,09% aos 110.707 pontos às 10h15, horário de Brasília, após afundar quase 4% na véspera com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de anular todas as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da operação Lava Jato, medida que restabelece os seus direitos políticos.
Em relatório matinal, a XP Investimentos analisa que a decisão tem o intuito de salvar a Lava jato, evitando a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A suspeição da parcialidade de Moro poderia impactar em todas as decisões tomadas no âmbito da Lava-Jato. De acordo com reportagem do Valor Econômico, a decisão de Fachin, neste contexto, foi uma “medida calculada” para salvar o legado da operação.
Ainda segundo o time de Política da XP, “a Procuradoria-Geral da República tem cinco dias para recorrer a decisão, o que levará o recurso ao plenário do Supremo, onde são reduzidas as chances de que seja modificada. Considerando as etapas de outros processos, é improvável que Lula seja condenado novamente em segunda instância a tempo de se tornar inelegível para o pleito de 2022.”
Na PEC Emergencial, a votação do texto na Câmara, inicialmente prevista para amanhã, pode atrasar. Os parlamentares trabalham com o Ministério da Economia para atender a pedidos do presidente Jair Bolsonaro para liberar a possibilidade de progressão e promoção na carreira dos servidores públicos, uma das contrapartidas fiscais defendidas pelo ministro Paulo Guedes diante da crise.
O dólar comercial avança 1,49% contra o real nesta manhã, chegando a superar a marca de R$ 5,86 na venda, com os investidores elevando a busca por segurança após a decisão de Fachin.
Em Wall Street, os índices futuros operam no azul, com as ações de tecnologia sinalizando tendência de recuperação no pregão regular. Também às 10h15, horário de Brasília, o Nasdaq futuro ganhava 2,20% aos 12.570 pontos. O fôlego vem da estabilidade nos rendimentos dos treasuries, que operavam a 1,530% nesta manhã nos títulos com vencimento para 10 anos, contra 1,594% registrados ontem.
Nos indicadores, o volume do setor de serviços do Brasil cresceu 0,6% em janeiro em relação a dezembro e teve queda de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.