Confiança do consumidor no Brasil avança em maio, mas FGV ainda cita cautela

Percepção das famílias brasileiras sobre o momento atual e os próximos meses melhorou recentemente.

Redação
Compartilhe esta publicação:
Pilar Olivares/Reuters
Pilar Olivares/Reuters

Confiança dos consumidores brasileiros sobre o momento atual e os próximos meses melhorou recentemente

Acessibilidade


Os consumidores brasileiros mostraram maior confiança em maio na comparação com abril, em meio a melhor percepção tanto sobre o momento atual quanto em relação aos próximos meses, embora pontos de cautela permaneçam no radar, segundo dados divulgados hoje (25) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) ganhou 3,7 pontos em maio, para leitura de 76,2. Juntos, os resultados vistos neste mês e no anterior representam recuperação de 81% da queda sofrida em março.

LEIA MAIS: Boletim Focus: projeção para inflação em 2021 encosta no teto da meta

“Houve ligeira melhora da percepção das famílias sobre o momento atual, que atingiu nível mínimo em março, e aumento das perspectivas em relação aos próximos meses”, disse em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

Em maio, o Índice de Situação Atual teve alta de 4,2 pontos, para 68,7 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) avançou 3,2 pontos, para 82,4 pontos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Ainda assim, “a expectativa das finanças pessoais não avança e o ímpeto para consumo continua muito baixo”, alertou Bittencourt, citando também preocupações em relação a divergências entre a população de renda alta e renda baixa.

“Apesar do resultado positivo desse mês ter sido disseminado por todas as classes de renda e capitais, observa-se que consumidores possuem patamares de confiança bastante distintos e a diferença entre classe de renda baixa e alta tem atingido patamares elevados desde o final do ano passado.” (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: