Preferidos de maio: os papéis e fundos de ações mais buscados por investidores no mês

Nur Photo/Getty Images
Nur Photo/Getty Images

Levantamento da Smartbrain aponta manutenção na estratégia das carteiras dos investidores brasileiros

Apesar da crise da Covid-19, algumas empresas conseguiram apresentar desempenhos positivos nos primeiros meses do ano, especialmente negócios de tecnologia, marketplaces e produtoras de commodities. O Big Data Smartbrain reuniu as ações e os fundos mais buscados por investidores para aplicação em maio, a partir de uma plataforma de consolidação que processa diariamente 300 mil extratos de investimentos. Os dados somam mais de R$ 200 bilhões em patrimônio analisados.

No geral, a consultoria afirma que os investidores mantiveram suas estratégias no mês. No entanto, a fatia de ações e fundos de ações, que já haviam apresentado recuo de fevereiro para março, seguiu a tendência e apresentou uma queda maior entre abril e maio, presente em cerca de 14,07% das carteiras, em média.

VEJA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Veja, a seguir, as cinco ações mais buscadas pelos investidores em maio:

O papel do Mercado Livre (MELI34) liderou a lista, apesar de ter tido rentabilidade negativa no mês, de -14,89%. Em 12 meses, o papel acumula ganho de 59,82%, beneficiado pela maior busca por e-commerce durante a pandemia.

A ação da Vale (VALE3) vem na sequência, com avanço de 5,28% em maio. Ajudada pela alta dos preços do minério de ferro, o papel disparou 134,84% em 12 meses.

O papel preferencial da Itaúsa (ITSA4) ocupa o terceiro lugar no ranking, com rentabilidade de 8,11% no mês. Em 12 meses, o avanço foi de 25,50%.

O quarto lugar ficou para o ETF (Exchange Traded Fund, na sigla em inglês) IVVB11, um fundo de índice que reflete o índice norte-americano S&P 500. Em maio, ele acumulou perda de 3,64%, mas avança 35,35% em 12 meses.

Já o quinto lugar é do papel ordinário da B3 (B3SA3), a administradora da bolsa brasileira, ganhando 2,18% no mês e 20,77% em 12 meses.

Fundos de ações favoritos

O ARX Income FC FIA, gerido pela ARX Investimentos, é o líder entre os fundos de ações preferidos em maio, com rentabilidade de 5,29% no mês. O Indie FIC FI Ações, da Indie Capital Investimentos, vem na sequência, acumulando rentabilidade de 6,8% no período.

O Brasil Capital 30, da BC Gestão de Recursos, ocupa o terceiro lugar, rendendo 1,23% em maio. A Alaska Investimentos fica no quarto lugar, com o Alaska Black Institucional FI Ações, apresentando rentabilidade de 5,19%. O último do TOP 5 é o Occam FC de FIA, da Occam Brasil Gestão de Recursos, com rentabilidade de 4,38%.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).