BCE dá primeiro passo em caminhada longa para euro digital

O lançamento parte de um esforço mundial para atender à crescente demanda por meios eletrônicos de pagamento.

Redação
Compartilhe esta publicação:
Kacper Pempel/Reuters
Kacper Pempel/Reuters

O principal objetivo da iniciativa é evitar deixar os pagamentos digitais para o setor privado, especialmente se o uso de dinheiro físico começar a diminuir

Acessibilidade


Hoje (14), o BCE (Banco Central Europeu) deu o primeiro passo para o lançamento de uma versão digital do euro, parte de um esforço mundial para atender à crescente demanda por meios eletrônicos de pagamento e enfrentar o boom das criptomoedas.

Um equivalente eletrônico de cédulas e moedas, o euro digital provavelmente será uma carteira digital que os cidadãos da zona do euro poderão manter no BCE, em vez de em um banco comercial.

LEIA TAMBÉM: BCE mudará orientação de política monetária na próxima reunião, diz Lagarde

O Conselho do BCE deu formalmente o sinal verde para a fase de testes do projeto hoje (14). O período deve ser de 24 meses e ser seguido por três anos de implementação.

O principal objetivo da iniciativa é evitar deixar os pagamentos digitais para o setor privado, especialmente se o uso de dinheiro físico começar a diminuir, como aconteceu na Suécia.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Nosso trabalho visa garantir que, na era digital, os cidadãos e as empresas continuem a ter acesso à forma mais segura de dinheiro, o dinheiro do banco central”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.

O BCE vai começar agora a trabalhar na concepção do euro digital, consultando partes interessadas que vão de bancos a varejistas.

A autoridade monetária também vai começar discussões com legisladores da UE para buscar mudanças legislativas que podem ser necessárias já que o euro digital não está previsto pelos tratados que criaram o bloco de países. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: