10 livros para aprender sobre investimentos na férias

Confira a seleção da Forbes para se inspirar e preparar a estratégia de investimentos de 2022.

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:
Getty Images/d3sign
Getty Images/d3sign

Histórias de investidores como Warren Buffett, Décio Bazin e George Soros trazem lições para quem está começando no mercado financeiro

Acessibilidade


Para entrar no mundo dos investimentos, existem alguns caminhos a serem percorridos, mas todos eles passam pela parte teórica. Há hoje diversas formas de aprender sobre esse mundo, como vídeos no YouTube, perfis no Instagram e cursos, o que às vezes acaba deixando os livros em segundo plano.

Existem no entanto diversos títulos voltados para investimentos que são altamente recomendados por investidores experientes e não podem ser ignorados. Alguns deles, como “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter, e “Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker, já foram recomendados pela Forbes no Dia Nacional do Livro e são extremamente conhecidos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Para Warren Bufett, gigante dos investimentos e leitor assíduo, o risco vem de não saber o que você está fazendo. Pensando nisso, separamos dez livros que podem ser a combinação perfeita de aprendizado e passatempo para as férias de fim de ano.

  • 1. Independência Financeira: o Guia do Pai Rico, de Robert T. Kiyosaki

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

    Continuação de ”Pai Rico, Pai Pobre”, o livro “Independência Financeira: o Guia do Pai Rico” é voltado para investidores iniciantes que buscam encontrar seu caminho no mundo das finanças pessoais. Para ajudar o leitor, o autor aborda questões como porque algumas pessoas trabalham menos e ganham mais, e porque há indivíduos que se sentem mais seguros financeiramente do que outros.

  • 2. Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran

    Nesta obra, Aswath Damodaran, conhecido no mercado financeiro como o “Papa do Valuation”, explora estratégias de investimentos que se mostraram bem-sucedidas e as histórias dos investidores que recorreram a elas ao longo dos anos. A ideia é mostrar ao leitor o que pode ser aprendido a partir dessas experiências para se tornar um investidor melhor.

  • 3. Investimentos Inteligentes, de Gustavo Cerbasi

    O educador financeiro Gustavo Cerbasi ensina sobre os diversos modos de investir dinheiro e quais são os mais adequados para cada tipo de investidor. Com linguagem fácil, Cerbasi apresenta algumas estratégias de investimentos e dá exemplos práticos para que qualquer leitor, com ou sem experiência, possa entender facilmente.

  • 4. Os Grandes Investidores, de Glen Arnold

    Como o título já diz, o livro traz um compilado das estratégias e pensamentos de nomes renomados como Warren Buffett, Charles Munger, Benjamin Graham, John Templeton, George Soros, Anthony Bolton, Philip Fisher, Peter Lynch e John Neff. O autor Glen Arnold revela detalhes das táticas desses investidores para acumular riqueza e conta as lições aprendidas por cada um deles que você pode aplicar em suas estratégias de investimentos.

  • 5. “Faça fortuna com ações”, de Décio Bazin

    O título de Décio Bazin, um dos grandes nomes da Bolsa de Valores brasileira, explica aos leitores sobre o racional do mundo financeiro e como cada integrante se comporta dentro dele. Voltado para os investidores que apostam em dividendos, como Bazin, o livro traz o método desenvolvido por ele para selecionar as melhores ações do mercado e mostra o que o investidor precisa fazer para ter sucesso.

  • 6. “Investindo em ações no longo prazo: o guia indispensável do investidor do mercado financeiro”, de Jeremy Siegel

    Siegel se baseia em diversas comparações e experimentos históricos para criar a sua tese de investimentos, e traz argumentos fortes para defender sua opinião. No livro, ele mostra diversos fatores que podem impactar o retorno de uma ação, e o que o investidor pode fazer para lucrar mais e se proteger dos riscos.

  • 7. “Os axiomas de Zurique”, de Max Gunther

    Considerado como um dos maiores livros de investimentos de todos os tempos, a obra trata dos segredos de um grupo exclusivo de homens que, após a Segunda Guerra Mundial, decidem ganhar dinheiro com investimentos diversificados, como commodities, ações de imóveis e moedas estrangeiras. No livro, o autor apresenta 12 Axiomas principais e 16 secundários que fizeram com que os banqueiros tivessem menos riscos e mais lucro.

  • 8. “Fora da Curva”, de Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano (compiladores)

    Idealizado pelo investidor Florian Bartunek, pelo advogado Pierre Moreau e pela jornalista Giuliana Napolitano, o livro traz depoimentos e histórias de alguns dos maiores investidores do país. Nele, personalidades como André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e o próprio Bartunek falam sobre como administram seus dinheiro e fazem para ganhar cada vez mais.

  • 9. “Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett”, de Mark Tier

    Nesta obra, o autor explora as diferenças entre as estratégias de investimentos de dois grandes nomes das finanças: enquanto Buffett compra ações e participações em empresas a preços baixos e prefere mantê-las por muito tempo, Soros é conhecido por fazer apostas rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. Por meio da história dos dois, Tier mostra o que está por trás do sucesso deles e o que o investidor comum pode aprender com elas.

  • 10. “O Mais Importante para o Investidor”, de Howard Marks

    A obra é considerada por muitos como uma das principais desse tema. Nela, o autor argumenta que não basta determinar o valor de um ativo, é necessário entender seu preço em relação ao valor. Com base nessa premissa, ele traz diversas teorias e experiências para os investidores que buscam entender mais sobre como aplicar dinheiro de maneira eficiente e com bons retornos. Para ele, nenhum investimento é tão bom que não possa se tornar ruim se for comprado a um preço muito alto.

1. Independência Financeira: o Guia do Pai Rico, de Robert T. Kiyosaki

Continuação de ”Pai Rico, Pai Pobre”, o livro “Independência Financeira: o Guia do Pai Rico” é voltado para investidores iniciantes que buscam encontrar seu caminho no mundo das finanças pessoais. Para ajudar o leitor, o autor aborda questões como porque algumas pessoas trabalham menos e ganham mais, e porque há indivíduos que se sentem mais seguros financeiramente do que outros.

Compartilhe esta publicação: