Ibovespa opera em leve alta após dados fracos do varejo e acordo sobre PEC dos Precatórios

O volume de vendas no varejo recuou 0,1% em outubro ante setembro, segundo o IBGE.

Isabella Velleda
Compartilhe esta publicação:

Getty Images

Acessibilidade


O Ibovespa opera em leve alta de 0,32%, a 107.898 pontos, às 13h57 de hoje (8), com dados de desempenho do varejo abaixo do esperado contrapondo o acordo no Congresso para promulgação de trechos da PEC dos Precatórios.

O volume de vendas no varejo recuou 0,1% em outubro ante setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em três meses seguidos de números negativos, o declínio acumulado é de 5,2%. Com essa sequência, a atividade no comércio volta a ficar abaixo dos níveis pré-pandemia.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Por outro lado, o mercado observa o acordo estabelecido pelos presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, para promulgação da parte da PEC dos Precatórios que já foi aprovada pelas duas Casas. O conteúdo exato a ser promulgado ainda não está claro, mas deve permitir a abertura de aproximadamente R$ 60 bilhões de espaço fiscal.

“Isso deve tirar a tensão da situação do teto de gastos no Brasil”, comenta Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em Wall Street, os índices operam sem direção definida, com receios persistentes sobre a variante Ômicron da Covid-19 limitando os ganhos, mesmo após notícia positiva sobre a eficácia das vacinas.

Às 13h57, o Dow Jones recuava 0,19% a 35.651 pontos; o S&P 500 cedia 0,01% a 4.686 pontos; e o Nasdaq ganhava 0,30% a 15.731 pontos.

Pfizer e BioNTech anunciaram que uma série de três doses de sua vacina contra a Covid-19 demonstrou efeito neutralizante contra a variante Ômicron do vírus. “Esta é realmente a primeira notícia positiva em termos da eficácia potencial das vacinas existentes”, disse Rick Meckler, sócio da Cherry Lane Investments.

Ainda hoje, porém, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que os governos devem reavaliar urgentemente suas respostas de combate à Covid-19 e acelerar seus programas de vacinação para retardar a disseminação da variante Ômicron. O Reino Unido já anunciou que poderá implementar medidas mais duras contra a Covid-19, incluindo recomendações para teletrabalho, em uma tentativa de desacelerar a disseminação da nova variante.

Às 13h57 de Brasília, o dólar era negociado em forte queda de 1,47%, a R$ 5,5357 na venda, com a expectativa de alta da Selic após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de hoje. Juros mais altos no Brasil elevam a rentabilidade do mercado de renda fixa doméstico, o que tende a atrair mais recursos estrangeiros para o país e aumentar a demanda pelo real. (COm Reuters)

Compartilhe esta publicação: